Se você é um fã assíduo dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), com certeza gostou bastante da notícia de que James Gunn foi recontratado para a direção de Guardiões da Galáxia Vol.3, após ter sido demitido por conta de tweets que fez no passado. No entanto, seu retorno pode ter um significado ainda maior: ajudar a desenvolver os próximos filmes da Marvel.
James Gunn fez um trabalho considerado ótimo com os dois filmes dos Guardiões da Galáxia. Ele impôs um estilo único que transformou uma equipe relativamente desconhecida do público em um sucesso estrondoso, ao saber abordar humor, ação e momentos dramáticos nas aventuras do Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Rocket e Groot. Sem contar a excelente trilha sonora dos dois longas, que contam com vários hits dos anos 80.
[irp posts=”69225″ name=”É oficial: James Gunn volta à Marvel e vai dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3″]
Justamente por conta desse estilo único, muitos fãs logo se perguntaram o que seria de Guardiões 3 sem a presença de Gunn. O novo diretor escolhido conseguiria reproduzir o que já foi estabelecido dentro da franquia? Os atores e a produção seriam influenciados pela decisão da Disney? A qualidade do filme seria a mesma?
A primeira evidência de que a Disney e Marvel notaram que precisavam da ajuda de James Gunn foi a notícia de que o roteiro escrito pelo diretor ainda seria utilizado em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Afinal, se ele foi demitido por conta dos tweets de mau gosto do passado, o certo seria descartá-lo e escrevê-lo novamente. No entanto, podem ter notado que ele era muito bom e que outra pessoa não seria capaz de fazer algo semelhante, com o mesmo toque dados nos filmes anteriores, o que poderia descaracterizar a equipe e transforma a sequência em um fiasco.
A Disney e a Marvel também podem ter recontratado Gunn para agradar os fãs, que pediam seu retorno ao posto de diretor. Até mesmo o elenco de Guardiões deixou claro que não gostou da saída do amigo, especialmente Dave Bautista, intérprete do Drax, que mostrou sua insatisfação com a decisão desde o início e deu a entender que só continuaria no UCM por questões contratuais.
No entanto, existe um ponto pouco lembrado que também ajuda a explicar o retorno de James Gunn para o Universo Marvel nos cinemas: o próprio futuro da franquia.
Antes do anúncio da demissão do diretor, várias notícias informaram que Gunn seria um dos responsáveis por ajudar a Marvel a desenvolver o seu lado cósmico, que deve ter uma relevância ainda maior na Fase 4 da franquia, que ainda continua um mistério tanto para a imprensa quanto os fãs.
[irp posts=”67823″ name=”Ator confirma que roteiro de James Gunn será usado em Guardiões da Galáxia Vol. 3″]
E existem várias evidências nos filmes recentes que mostram que essa deve ser a tendência para o futuro. Em Guardiões da Galáxia Vol.2, uma das várias cenas pós-créditos revelaram que os Soberanos estavam criando aquela que deve ser a adaptação cinematográfica de Adam Warlock, que deve aparecer na sequência.
Quer mais alguns exemplos? Vingadores: Guerra Infinita revelou que Thanos conseguiu aniquilar a Tropa Nova em Xandar, o que muitos especulam que deve resultar na aparição de Nova na franquia. Thor: Ragnarok mostrou a destruição de Asgard, e após Vingadores: Ultimato, o grande objetivo de Thor deve ser encontrar um novo lar para seu povo (se ele sobreviver à aventura que está por vir). Capitã Marvel mostrou Carol Danvers viajando pelo espaço para procurar um novo lar para os Skrulls. E ainda podemos citar o longa envolvendo os Eternos, que deve estrear em 2020.
Ou seja, existem várias histórias que podem ser desenvolvidas para o futuro da franquia, e James Gunn, o primeiro a explorar pra valer o espaço dentro do UCM, tem um conhecimento muito bom na área, sem sombra de dúvidas. A Marvel e a Disney podem ter notado que a ajuda dele será primordial para criar novas aventuras para o futuro (seja como roteirista de outros títulos ou apenas como consultor), o que também mostra a importância do seu retorno.
Tudo o que foi dito acima não passa de uma suposição, mas já ajudar a explicar os motivos de Disney e Marvel voltarem atrás dessa decisão que chegou a causar discórdia e polêmica.
Sim, James Gunn ainda vai levar um tempo para retornar ao UCM, pois ele precisa terminar, primeiro, o reboot de Esquadrão Suicida dentro do universo de filmes da DC. Mas de qualquer forma, com diria o famoso ditado, antes tarde do que nunca, não é mesmo?
Seja o primeiro a comentar