Diretor de “Predador: Terras Selvagens” revela cameos cortados de ícones das franquias

William Prado

“Predador: Terras Selvagens” (Predator: Badlands) trouxe uma proposta ousada para a franquia Predador: contar a história sob a perspectiva de um jovem Yautja chamado Dek, interpretado por Dimitrius Schuster-Koloamatangi.

Ao lado de Thia, uma androide sintética da Weyland-Yutani vivida por Elle Fanning, o caçador alienígena embarca em uma jornada perigosa por um planeta remoto.

Porém, o que muitos fãs não sabiam é que o filme quase teve participações muito mais ousadas de personagens clássicos das duas maiores franquias de ficção científica do cinema.

Quais cameos foram cortados do filme?

Arnold Schwarzenegger em ‘O Predador’ (1987) – Imagem: Twentieth Century Fox

Em entrevista ao ScreenRant, o diretor Dan Trachtenberg revelou detalhes sobre os planos originais. Segundo ele, uma cena anterior do filme mostrava hologramas de planetas que Dek poderia visitar para provar seu valor como caçador.

Nessa versão, era possível identificar referências ao Dutch, personagem de Arnold Schwarzenegger no clássico “O Predador” (1987), além de um Xenomorfo da franquia “Alien” e a criatura conhecida como “back biter” do filme animado “Predador: Assassino de Assassinos” (Predator: Killer of Killers).

Além disso, a personagem Naru, protagonista indígena de “O Predador: A Caçada – Disney” (Prey), também teria uma referência mais clara. No corte final, existe apenas uma breve menção difícil de perceber, mas o plano original era muito mais ambicioso.

Por que as participações foram removidas?

De acordo com Trachtenberg, a cena de diálogo onde os hologramas apareciam foi significativamente reduzida durante a edição. O diretor explicou que, com o encurtamento da conversa, os personagens em segundo plano ficaram praticamente invisíveis, aparecendo apenas de forma desfocada no primeiro plano.

A conversa era mais longa, e havia mais hologramas ao fundo. O que temos agora está mais em soft focus, você mal consegue ver.

O cineasta também destacou que parte da motivação para a abordagem mais contida foi preservar o foco no protagonista Yautja.

Para ele, o grande diferencial de “Predador: Terras Selvagens” em relação a outros filmes de ficção científica é justamente o fato de ser inteiramente centrado nas criaturas, sem humanos como protagonistas.

O futuro de Naru e as possibilidades da franquia

O Predador: A Caçada – Disney

Trachtenberg foi ainda mais revelador ao falar sobre os planos que tinha para Naru. Segundo o diretor, existia uma versão do roteiro em que os personagens encontravam Naru em um dos planetas durante a jornada de Dek. No entanto, ele optou por guardar essa carta para o futuro.

Existe uma versão onde você encontra Naru naquele planeta, e eles se conhecem. Eu conseguia visualizar essa versão, mas não quis gastar todas as fichas de uma vez.

Essa declaração ganha ainda mais peso quando consideramos o que foi estabelecido no filme animado “Predador: Matador de Matadores” (Predator: Killer of Killers).

Na animação, foi revelado que Naru, Dutch e Mike Harrigan, o personagem de Danny Glover em “Predador 2” (1990), estão sendo mantidos em criogenia como prisioneiros no planeta natal dos Yautja. Essa informação abre caminho para diversas possibilidades narrativas no futuro da franquia.

Qual é o impacto para o futuro da franquia?

Predador utilizando um arco e flecha em cena de Predador: Terras Selvagens
Dimitrius Schuster-Koloamatangi em ‘Predador: Terras Selvagens’ (Divulgação/20th Century Studios)

Com uma bilheteria mundial de aproximadamente US$ 185 milhões contra um orçamento de US$ 105 milhões“Predador: Terras Selvagens” teve um desempenho considerado modesto. Ainda assim, o filme estabeleceu recordes para a franquia em sua estreia doméstica e demonstrou que o público tem interesse em histórias contadas sob a perspectiva dos Yautja.

A grande questão agora é: a Disney vai apostar em uma continuação? As revelações de Trachtenberg indicam que há material de sobra para expandir o universo, incluindo o possível reencontro com personagens clássicos e, quem sabe, o tão esperado crossover moderno entre “Alien” e “O Predador”.

A possibilidade de um novo “Alien vs. Predador” parece cada vez mais viável, especialmente considerando as conexões estabelecidas pela presença da Weyland-Yutani nos filmes recentes.

Para os fãs que acompanham ambas as franquias, o cenário é promissor. Trachtenberg demonstrou que sabe equilibrar respeito ao legado com inovação narrativa, como já havia feito em “Prey”. Resta saber se o estúdio terá a coragem de apostar em suas visões mais ambiciosas para os próximos capítulos.

“Predador: Terras Selvagens” chega em 4K Ultra HD e Blu-ray no dia 17 de fevereiro. O filme também está disponível em plataformas digitais desde janeiro de 2026 e pode ser assistido no Disney+.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA