Morreu no domingo (20), aos 50 anos de idade, a atriz, cantora e empresária Preta Gil. Ela estava em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer no intestino que ela tratava desde janeiro de 2023.
Na noite de domingo, nas redes sociais, o cantor e compositor Gilberto Gil, pai de Preta, emitiu um comunicado, pedindo a compreensão de amigos, fãs e profissionais da imprensa “enquanto atravessamos esse momento difícil em família”.
No comunicado, Gil também afirma que, desde ontem, a família está nos Estados Unidos cuidando dos procedimentos para repatriação de Preta Gil ao Brasil.
Coragem, fé e resiliência
Desde o diagnóstico da doença, Preta Gil vinha dando lições de coragem, fé e resiliência. Mynd, uma das empresas da artista, falou, em nota o quanto a luta dela foi dura, e o quanto ela desejava viver. “Ela não desistiu nem por um instante. É esse amor pela vida, essa história de força e resiliência, que permanecerá eternamente em nossos corações”.
Ainda de acordo com a Mynd, “Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem. Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas”.
A Liga Entretenimento, outra empresa de Preta, também corroborou sobre a força da empresária: “Preta quebrou barreiras até o último segundo de sua vida. Passou por batalhas muito duras, mas ela nunca desistiu, nunca perdeu a sua fé e nunca perdeu a sua luz”.
Filha de Gil, sobrinha de Caetano e afilhada de Gal
Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha e também deixa um filho, Francisco Gil (integrante do Gilsons), e uma neta, Sol de Maria.
Caetano Veloso, amigo íntimo da família Gil, também foi tio de Preta por quase 20 anos. É que de 1967 a 1986, o músico foi casado com Dedé Gadelha, irmã de Sandra Gadelha. Preta Gil também era afilhada da cantora Gal Costa.
O perfil de Gal no Instagram (a cantora faleceu em 2022), prestou uma homenagem, publicando uma foto das duas e afirmando que ela era uma “afilhada muito amada de Gal”.
“Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade a Sandra, Gil, Francisco, à família, amigos e a todos os fãs que hoje choram essa grande perda. Descanse em paz, Preta. 💐”
Até às 8h20 da manhã desta segunda-feira (21), Caetano ainda não havia se pronunciado publicamente.
O carinho dos amigos
Artistas e familiares também se pronunciaram publicamente, através das redes sociais. Bela Gil, chef, apresentadora e irmã de Preta Gil, escreveu “Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria.♥️”.
No Instagram, Ivete Sangalo fez textão: “Meu amor. Que caminhada hein! Eu nem sei o que escrever pra vc , porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer que bom que a gente se a encontrou por aqui. Me apaixonei por vc no mesmo instante que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Vc tão corajosa minha Pretoca, tão firme e valente. Ah como eu vou sentir sua falta viu. Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza . Siga em paz 🙏🏻”
O ator Caio Blat, ex-namorado de Preta Gil, escreveu: “Nossa Pretinha de volta ao Sol, a mais linda, a mais generosa e especial, veio revolucionar nossas vidas, espalhar seu brilho e amor. Toda a gratidão por ter vivido ao seu lado, por ter recebido sua luz nesse caminho. Todo o carinho ao Fran e à toda a família Gil. Nos vemos no espaço”.
Informações sobre o velório e a despedida de Preta Gil são aguardadas a qualquer momento.
Seja o primeiro a comentar