A mais nova geração de videogames não deve demorar muito para chegar ao mercado: após a Sony ter anunciado que já trabalha no desenvolvimento do PS5, a Microsoft aproveitou sua participação na edição 2019 da E3 para divulgar o Projeto Scarlett, o codinome dado para o sucessor do Xbox One.
E com este anúncio, nada mais natural que já comecem as comparações entre o PlayStation 5 e o Projeto Scarlett. Com isso em mente, confira abaixo um comparativo entre os videogames da próxima geração.
PlayStation 5
Sim, a Sony ainda não fez o anúncio oficial do lançamento do PlayStation 5, mas algumas informações já revelaram como será o mais novo console da empresa.
O PS5 deverá contar com uma CPU AMD de 8 núcleos, inspirado na terceira geração Ryzen e com microarquitetura Zen 2; além de uma GPU baseada na tecnologia Navi, da Radeon. O console também deve ter um sistema SSD (dispositivo de armazenamento de memória conhecido por sua rápida velocidade de leitura), o que deve diminuir qualquer tempo de carregamento de tela, além de áudio 3D.
Por conta disso, o novo console da Sony seria capaz de rodar games com resolução 4K e 120fps com certa facilidade (e, claro, também é preciso ter um televisão que suporte isso). Ainda existem algumas informações que dizem que o PlayStation 5 conseguiria alcançar até mesmo a qualidade 8K, mas nada ainda em caráter mais oficial.
Já esse novo sistema SSD seria capaz de melhorar o tempo de carregamento de tela em até 19 vezes, em comparação com os atuais métodos utilizados.
[irp posts=”74252″ name=”Sony revela mais informações sobre o PlayStation 5; confira”]
Em uma demonstração feita recentemente, o PS4 Pro levou oito segundos para carregar as telas do game Spider-Man, enquanto que o novo sistema conseguiu fazer o mesmo em menos de um segundo.
Mark Cerny, executivo da Sony, já disse que o novo console da empresa também deve ter bastante foco para os games em realidade virtual, algo que já anda em evidência com o PS4.
Por fim, um rumor aponta até o momento que o PlayStation 5 deve contar com retrocompatibilidade e permitir ao seu público jogar títulos dos seus consoles antigos, o que deve ser comemorado por muita gente. Mas como se trata de uma especulação, teremos de esperar os próximos capítulos dessa história para comemorar de vez ou lamentar.
Projeto Scarlett
Já o Projeto Scarlett, anunciado oficialmente pela Microsoft neste domingo (9), também conta com uma série de tecnologias que lhe permitirá ser igualmente poderoso em comparação com seu concorrente direto.
O novo console da Microsoft também deve contar com processadores Navi da AMD, assim como o PlayStation 5, além de uma memória GDDR6.
No vídeo de divulgação do novo console, os seus responsáveis garantem que ele será quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X, considerado o video game mais potente da atualidade.
Além disso, o Projeto Scarlett também é capaz de rodar games a 120fps e terá suporte a resolução 8K e também contará com um sistema SSD para diminuir o tempo de carregamento, que a Microsoft diz ser 10 vezes mais rápido que o atual.
[irp posts=”74510″ name=”Projeto Scarlett: Microsoft revela sua nova geração de consoles; confira”]
A Microsoft também anunciou que o seu novo console também deve contar com retrocompatibilidade, com o diferencial de que o Projeto Scarlett será capaz de rodar videogames de todas as gerações do Xbox.
Por fim, a empresa também já deu uma ideia de lançamento para o console: final de 2020. No entanto, não foi divulgada uma data específica. Mas já é o suficiente pra você se programar e ir guardando seu dinheiro.
Muitas semelhanças
Sim, o PlayStation 5 e o Projeto Scarlett (que deve ter seu nome oficial divulgado em breve) reeditarão a grande rivalidade estabelecida entre Sony e Microsoft no mercado de games. Mas como você deve ter notado, os dois videogames são praticamente iguais.
Para início de conversa, os dois consoles utilizarão tecnologia da AMD para rodar seus games e utilizarão o sistema SSD para diminuir o tempo de carregamento.
Além disso, os dois rivais serão capazes de rodar games a 120fps e possuirão retrocompatibilidade.
Ainda assim, podemos dizer que, até o momento, o Projeto Scarlett está um pouco a frente do PlayStation 5 por dois motivos: o primeiro é que o console da Microsoft conseguirá alcançar a resolução 8K, algo que ainda não foi anunciado oficialmente pela Sony; e o segundo é que sua retrocompatibilidade vale para todos os videogames das gerações do Xbox, enquanto que a rival apenas citou a função para títulos do PS4.
Já o diferencial da Sony, como dito no início, será seu suporte a jogos em VR, algo que não foi anunciado pela Microsoft durante sua participação na E3.
Seja o primeiro a comentar