Pulp Fiction e mais: filmes dos anos 90 que Capitã Marvel pode citar

Augusto Ikeda

Pulp Fiction e mais: filmes dos anos 90 que Capitã Marvel pode citar

Todos nós já percebemos que o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) adora fazer referência a filmes clássicos, especialmente dos anos 80 e 90, principalmente se Peter Quill ou Peter Parker estão envolvidos, não é mesmo? Levando em conta essa tradição, quais filmes dos anos 90 que Capitã Marvel pode homenagear?

O filme solo da heroína será dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck e será o 21º do UCM, mas será apenas o segundo a se passar em um período do tempo diferente. O único até então foi Capitão América: O Primeiro Vingador, que é ambientado nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas existem rápidas menções ao passado em outro filmes da franquia. A cena de abertura de Homem-Formiga se passa em 1989, no Triskelion da S.H.I.E.L.D. E em Capitão América: Guerra Civil, vimos o assassinato de Howard e Maria Stark, que aconteceu em 16 de dezembro de 1991.

[irp posts=”56600″ name=”Thanos deve ter medo da Capitã Marvel em Vingadores 4; entenda”]

Como já sabemos, Capitã Marvel se passará durante a década de 90. E essa época também foi marcada por diversos filmes que se tornaram famosos e adorados por muita gente. Levando em conta esse costume da franquia, confira abaixo alguns longas que poderiam ser citados na aventura de Carol Danvers.

Pulp Fiction

Pulp Fiction é uma opção quase que obrigatória, ainda mais se levarmos em conta que Nick Fury, que aparecerá no filme, é interpretado por Samuel L. Jackson, que também deu vida a Jules Winnfield no trabalho mais famoso da carreira de Quentin Tarantino, que concorreu ao Oscar e fez o diretor se tornar famoso em Hollywood.

Carol Danvers será a primeira heroína que Fury irá conhecer. Seria muito interessante se o chefe da S.H.I.E.L.D. aparecesse com um visual semelhante ao de Jules Winnfield ou citasse alguma de suas frases em Pulp Fiction. Isso já aconteceu em Capitão América: O Soldado Invernal, mas também não impede Capitã Marvel de fazer o mesmo.

O Balconista

Poucos podem conhecer esse filme, mas foi ele o responsável por lançar o comediante Kevin Smith ao estrelato e logo se tornou cult. O longa conta a história de dois balconistas que não ligam muito pro seu trabalho, mas o que também chama a atenção é a aparente devoção de Smith por filmes de super-heróis, Star Wars e a cultura pop. Isso sem contar que o longa foi responsável por introduzir os personagens Jay e Silent Bob (Bob Calado, em português), que apareceram em várias outras produções do comediante.

Capitã Marvel conta a história de Carol Danvers, uma piloto da Força Aérea Americana que ganha superpoderes e se transforma em uma heroína intergalática. Não haveria muito o que relacionar com O Balconista, mas citar alguma frase do filme, como a icônica “Eu não deveria estar aqui hoje!”, já seria uma ótima referência.

Trainspotting

Sim, é difícil imaginar como Capitã Marvel pode citar um filme que retrata a vida de um grupo de amigos viciados em heroína que moram na Escócia, mas Trainspotting é um dos filmes mais famosos e aclamados da década de 90. O longa foi responsável por lançar as carreiras de Danny Boyle como diretor e de Ewan McGregor como ator. Ele retratou algumas das características mais famosas dos trabalhos de Boyle, sem contar que tinha uma trilha sonora inesquecível, com músicas de artistas como Iggy Pop, por exemplo.

Em termos de homenagens, Capitã Marvel não pode pegar muita coisa de Trainspotting emprestada, com a exceção de sua música e estilo visual. Mas já que Carol Danvers vai para o espaço, ela poderia ter a oportunidade de conhecer o pior banheiro do planeta dos Kree.

Capitão América (o filme de 1990)

Seria algo bizarro, mas também uma ótima oportunidade da Marvel fazer piada com seus filmes da década de 90, que estavam longe de ter o sucesso e a qualidade que são vistas atualmente. Em 1990, foi lançado o filme do Capitão América, estrelado pelo ator Matt Salinger. O longa era tão ruim que, na verdade, só foi ser lançado em 1992 e diretamente em vídeo, sem direito a exibição nos cinemas.

Isso poderia funcionar em Capitã Marvel? Se você se lembrar, Steve Rogers ainda estava congelado, sem conhecimento do público. Mas deixou o legado do Capitão América vivo. O próprio Phil Coulson, que aparecerá no longa, já disse que cresceu idolatrando o herói e que colecionava suas cartas. Uma referência ou outra, mesmo que seja para fazer piada com o fiasco desse filme, não pode ser descartada.

Armageddon

Como dito anteriormente, Capitã Marvel é o filme de uma heroína que viaja até o espaço para salvar o mundo, então um longa com temática semelhante poderia também se tornar referência.

[irp posts=”56173″ name=”Passado do Agente Coulson será mostrado em Capitã Marvel”]

O exemplo mais clássio é Armageddon, de 1998, dirigido por Michael Bay e estrelado por Bruce Willis e Ben Affleck, onde interpretavam perfuradores de petróleo que são chamados pela Nasa para salvar o mundo de um meteoro que se aproximava da Terra. O filme mostrou muitos locais do planeta sendo destruídos por chuva de meteoros menores, mas muitos filmes se lembram do sacrifício feito pelo personagem de Bruce Willis e o final com a música “I Don’t Wanna Miss a Thing”, do Aerosmith.

Batman de Joel Schumacher

A Marvel pode estar dominando os filmes de super-heróis atualmente, mas quem comandava esse mercado nos anos 90 era o Batman. Joel Schumacher assumiu a direção dos longas do herói após a saída de Tim Burton. Mas sabemos que Batman Eternamente e Batman & Robin foram dois fracassos e fizeram estrelas como Jim Carrey, Arnold Schwarzenegger e George Cloney passarem vergonha.

O fato do Batman não ser propriedade da Marvel pode ser tornar um problema e render alguma polêmica com a DC, mas Capitã Marvel poderia fazer piada com esses dois filmes, especialmente com os mamilos do traje do herói em Batman & Robin, que são motivo de piada até hoje.

Independence Day

Independence Day foi o filme mais famoso dos anos 90 a explorar uma invasão alienígena e é até hoje adorado por muita gente. O filme fez Will Smith se consagrar como ator e também foi uma espécie de reafirmação para Jeff Goldblum. Imaginamos que Capitã Marvel não envolve espaçonaves destruindo diversas cidades e locais famosos do mundo, caso contrário, tais eventos já teriam sido citados na franquia.

Mas existe muita coisa de Independece Day que Capitã Marvel poderia citar, especialmente alguns de seus diálogos memoráveis, como o discurso final do presidente dos EUA, que foi interpretado por Bill Pullman. E como o filme retrata a guerra entre os Kree e os Skrulls, seria muito legal que ele fizesse menção a uma fala de Will Smith ao encontrar um alien: “Bem vindo à Terra!”

Fonte: Screen Rant

Ei Nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Capitã Marvel Lista Listas
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA