Qual é a relação entre o Superman e o telescópio Hubble, da NASA? Sim, ela existe!

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Qual é a relação entre o Superman e o telescópio Hubble, da NASA? Sim, ela existe!
Imagem: DC Entertainment

O Hubble é um telescópio espacial colocado em órbita pela NASA em 1990, operante até hoje. Foi uma verdadeira revolução tecnológica no meio, permitindo capturar imagens em alta definição de planetas e outros astros, além de possibilitar uma visão do espaço profundo, inédita até então. Mas o que isso tem a ver com os quadrinhos do Superman? Tudo.

Embora tenha ficado operante em 1990, o projeto do Hubble data do início dos anos 70. O primeiro telescópio do tipo, o OAO-2, havia sido criado em 1968, e dado o sucesso da empreitada, um dos diretores da NASA responsáveis, Pete Simmons, passou a pressionar o Congresso dos Estados Unidos para que mais verba fosse liberada para o setor, possibilitando a construção de um telescópio ainda melhor – o Hubble.

A disputa política foi grande, muitos dos legisladores questionavam a importância e popularidade do equipamento, e foi então que Simmons teve uma ideia. Ele viu um garoto lendo uma HQ na rua e, na época, os quadrinhos haviam se tornado mais populares do que nunca.

Da NASA para a DC

Simmons enviou uma carta para a DC, entrou em contato com o escritório da editora e promoveu até uma visita de alguns editores e ilustradores às instalações da NASA, onde o projeto do Hubble era trabalhado. Pete chegou a fornecer desenhos e detalhes do objeto para que os ilustradores Curt Swan e Murphy Anderson pudessem retratar o telescópio do jeito mais fiel possível.

A ideia de Simmons era simples: se o problema era popularidade e nada naquele momento era mais popular do que os quadrinhos do Superman… por que não unir as duas coisas? O próprio Pete relembrou em um documentário:

Eu fui até Washington… e nós demos a cada membro do Congresso uma cópia dessa HQ do Superman. Me lembro de perguntar para todos que eu podia: ‘se eu puder fazer um telescópio espacial ser citado nos quadrinhos do Superman, você acha que isso seria popular o suficiente?’ Então eu dava a eles uma cópia da edição.

É claro que os políticos mais conservadores se opuseram mais ainda ao projeto, já que não o queriam associado a uma revista em quadrinhos, algo considerado infantil e um tanto subversivo na época. Mas, no fim das contas, a propaganda de Pete Simmons em parceria com a DC deu certo: o Congresso aprovou a construção do telescópio em 1977 e, 13 anos depois, ele foi lançado ao espaço.

Reprodução: DC Comics

Como era a história?

A HQ em si trazia uma história bem simples: o Superman foi convidado a visitar as instalações do lançamento de um foguete que estava levando um telescópio para ser colocado em órbita próximo a Metrópolis. Lá ele descobre uma espécie de gosma cósmica desconhecida presa na lente do objeto, que além de prejudicar seu funcionamento, afetava os poderes do Homem de Aço.

No final, como esperado, tudo foi resolvido. Mas chama a atenção o fato de que a ilustração do telescópio realmente remete ao Hubble, 18 anos antes do mundo conhecer a “cara” do objeto. Quase uma viagem no tempo, que foi apenas uma parceria entre um cientista buscando recursos para seu objeto de pesquisa e uma editora de quadrinhos.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA