Inacreditável. Hollywood fez de novo. E desta vez? Punho de Ferro.
No caso de você não estar familiarizado, Punho de Ferro é a identidade assumida por Danny Rand – um nova-iorquino que assumiu o manto de herói depois de viajar pra antiga cidade asiática de K’un-L’un e aprender um kung-fu místico. Muitos achavam que a série do Punho de Ferro seria uma oportunidade pra corrigir um desequilíbrio no elenco de super-heróis na atualidade, onde os estúdios e executivos lançam o mesmo tipo de atores nesses papéis de adaptações de quadrinhos.
Esperávamos que Punho de Ferro poderia corrigir esta injustiça – e agora as nossas esperanças foram frustradas.
Anunciaram outra pessoa britânica pra fazer um super-herói americano – desta vez é o Sor Loras Tyrell de Game of Thrones, Finn Jones. QUANDO ISSO VAI ACABAR?!
A lista dos britânicos interpretando super-heróis americanos fica mais e mais constrangedora a cada ano. Superman é encarnado pelo britânico Henry Cavill. Batman foi interpretado por Christian Bale Welshman por quase uma década. Tom Holland estará interpretando o Homem-Aranha em breve – tomando o lugar de seu colega Andrew Garfield! E Netflix já cometeu esse pecado uma vez antes, lançando o inglês Charlie Cox como Demolidor.
Por que os produtores sempre repetem o mesmo estereótipo? Não tem americanos o suficiente pra preencher esses papéis? Esta falta de diversidade no elenco de super-heróis é preocupante – o sotaque europeu sempre destoa de todo o resto do elenco, o suficiente pra afetar a apreciação global do produto final. Francamente, é vergonhoso.
Vivemos numa época de falta de diversidade nas propriedades nerds – dois dos protagonistas na nova trilogia Star Wars são britânicos – felizmente apenas um falha em fingir um sotaque americano -, o bem conhecido Martin Freeman será Everett Ross no próximo Capitão América: Guerra Civil e, muito provavelmente, usará um sotaque americano medíocre, e The Walking Dead tem Andrew Lincoln interpretando um estadunidense SULISTA!
Eu tenho toda a fé no mundo de que Finn Jones é um ótimo ator e vai fazer o seu melhor com Punho de Ferro. Isto não é sobre ele, especificamente – sua escalação é apenas parte de uma tendência em Hollywood de ignorar as chamadas pra diversidade. Talvez um dia viveremos uma época mais esclarecida e diversificada pro entretenimento, mas não hoje.
…Também seria bom ter uma pessoa asiática no papel principal. Ou latina. Ou africana. Você sabe, temos alguns continentes recheados dessas pessoas.
Seja o primeiro a comentar