‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ teve homenagem discreta a Stan Lee

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ teve homenagem discreta a Stan Lee
Foto: Gage Skidmore, CC BY 2.0

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é um dos muitos filmes da Marvel que não pôde contar com o famoso “cameo” de Stan Lee. Mas nem por isso o longa de Matt Shakman deixou de homenagear uma das grandes mentes por trás da Casa das Ideias, bem como seu parceiro Jack Kirby, responsáveis por muito do que temos hoje no MCU.

Durante a cena em que a Surfista Prateada chega na Terra para anunciar a vinda de Galactus, dois homens aparecem assustados diante da cena, vendo tudo através da janela de um escritório. E ao que tudo indica, esses dois sujeitos são ninguém menos do que Lee e Kirby, como vários indícios apontam.

Antes de tudo, as datas batem: embora se passe em outro universo, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é ambientado numa década de 60, época em que a dupla de artistas mais produziu para a Marvel. Foram eles os responsáveis pela criação do próprio Quarteto Fantástico.

Primórdios da Casa da Ideias

A cena mostra que os dois homens estavam trabalhando em uma ilustração que lembra muito a capa da primeira HQ do Quarteto Fantástico, onde os heróis aparecem lutando contra GIganto. Outras ilustrações podem ser vistas pelo local, todas elas de quadrinhos de Stan Lee, desenhadas por Jack Kirby.

Mais do que isso: é possível ver uma placa na parede com o logo da Timely Comics. Esse era o nome da Marvel antes de ser rebatizada, justamente na época em que Lee e Kirby assumiram o comando da editora. Não restam muitas dúvidas de que os dois homens que aparecem nesse breve momento, se tratam da dupla que praticamente criou o universo Marvel.

Participações de Stan Lee

Stan Lee é o quadrinista mais identificado com a Marvel e foi o rosto da empresa por muitos anos. Como forma divertida de homenageá-lo, todos os filmes, desde antes do MCU, contam com uma rápida aparição do simpático velhinho, sempre em algum papel inusitado, de pouca ou nenhuma fala.

Isso aconteceu desde a trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi, ou mesmo antes, até Vingadores: Ultimato, lançado um ano após a morte do autor. No filme, Lee já aparece digitalmente rejuvenescido, mas o MCU possui os direitos de imagem do próprio quadrinista, então sempre haverá algo que nos fará lembrar dele nos filmes.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA