Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2 tem estreia marcada para julho de 2019 e será o primeiro filme da Marvel pós-Vingadores 4. Poucos detalhes da sequência foram divulgados até o momento, mas na última quarta-feira (22), o site The Hollywood Reporter informou que o ator Jake Gyllenhaal está em conversas para interpretar o vilão Mystério no longa.
Sim, ainda falta uma confirmação oficial por parte da Marvel e da Sony, mas a escolha de Mystério como antagonista de Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2 é bem vinda, justamente por ele ser um dos vilões mais conhecidos e populares do Cabeça de Teia.
[irp posts=”56258″ name=”Jake Gyllenhaal pode fazer vilão em Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2″]
Mas afinal de contas, quem é exatamente Mystério? Conheça mais detalhes do vilão abaixo.
Origens
Mystério é o alter ego de Quentin Beck, um mágico e especialista em efeitos especiais que trabalhava para um estúdio de Hollywood, mas no fundo, tinha o desejo de se tornar um ator. Ao notar que não conseguiria alcançar seu objetivo e por notar que seu trabalho não o levaria a nada, decidiu utilizar suas habilidades para se transformar em um vilão.
O vilão apareceu pela primeira vez na edição #13 de The Amazing Spider-Man, em 1964, e foi criado por Stan Lee e Steve Ditko. Seu visual pode parecer um pouco ridículo, já que usa um capacete que parece um aquário e uma capa roxa, mas ele é um dos inimigos que mais deram trabalho para o Homem-Aranha desde os seus primeiros dias nos quadrinhos.
Várias pessoas já assumiram o manto do vilão nos quadrinhos, como Daniel Berkhart e Francis Klum, mas na maior parte do tempo, foi o próprio Quentin Beck o responsável por fazer o Mystério se tornar um dos grandes inimigos do Homem-Aranha.
Poderes
Mystério não possui habilidades sobre-humanas, mas isso não é um problema para ele. Por ser um especialista em efeitos especiais, Beck utiliza como arma primária diversas ilusões para enganar o Homem-Aranha. Além disso, ele também é bastante talentoso nas áreas de química, robótica e hipnose, fatores que contribuem para que suas ilusões fiquem em uma linha entre a realidade e a fantasia, ao ponto de realmente parecer se tratar de algo sobrenatural.
Além disso, por ser um especialista em robótica, Mystério também possui um traje todo tecnológico que o ajuda em suas batalhas. Por exemplo, o seu capacete possui uma reserva de oxigênio, caso seja necessário, uma espécie de sonar que o permite navegar em meio aos seus gases que causam ilusões, e ele também é capaz de projetar hologramas em 3D. O uniforme também possui um ácido que consegue dissolver a teia do Homem-Aranha e lasers de ataque.
[irp posts=”56210″ name=”Stan Lee elogia Tom Holland como o Homem-Aranha”]
E Francis Klum, o terceiro Mystério, ainda era capaz de se teletransportar e tomar o controle do corpo de outras pessoas, por conta de suas habilidades mutantes.
Mystério também possui grandes conhecimentos de combate corpo a corpo, por conta dos trabalhos que já realizou como dublê. Mas no fundo, ainda prefere utilizar suas ilusões e tecnologias, pois sabe que o Homem-Aranha é um adversário fisicamente superior a ele.
Um pouco de sua história
Mystério é um personagem recorrente nas histórias do Homem-Aranha nos quadrinhos. Ele costuma aparecer sozinho ou junto do Sexteto Sinistro (ele, inclusive, é um dos membros originais da equipe de vilões). Beck quase derrotou o Homem-Aranha uma vez, na edição #24 de The Amazing Spider-Man, após criar uma identidade falsa e quase fazer o herói revelar sua identidade verdadeira, mas foi interrompido por J. Jonah Jameson.
Depois de um tempo, Beck conheceu Daniel Berkhart na prisão. Berkhart acabou assumindo o manto do vilão e tinha um traje mais avançado, tecnologicamente, e também tentou derrotar o Homem-Aranha, sem sucesso. Após algum tempo, Quentin Beck voltou a ser o Mystério.
Depois de um tempo, ao se cansar de sempre ser derrotado pelo Homem-Aranha, Mystério foi se aventurar em outras áreas, graças ao escritor Kevin Smith e o artista Joe Quesada. Ele acabou desafiando o Demolidor e manipulou Matt Murdock ao ponto do herói acreditar que o anticristo surgiu na forma de uma menina. Mas logo o Demolidor descobriu que tais ilusões foram criadas pelo Mystério. Beck fez isso por acreditar que Matt era um inimigo mais valioso que o Homem-Aranha. Ele acabou cometendo suicídio, mas acabou voltando para restabelecer o “balanço cósmico” do Universo Marvel.
[irp posts=”55637″ name=”Tom Holland falou sobre interpretar Homem-Aranha há seis anos”]
Desde então, Mystério voltou a ser um dos grande antagonistas do Homem-Aranha. Recentemente, juntou forças com a mafiosa família Maggia, ajudou Norman Osborn a manipular a morte de Harry Osborn e se aliou ao Doutor Octopus para reorganizar o Sexteto Sinistro.
A Marvel também introduziu dos herdeiros temporários do manto do vilão: o mutante Francis Klum e Mysterion, um desconhecido criminoso que conseguiu comprar o traje do personagem no mercado negro.
Por fim, um fato interessante sobre o vilão. Na minissérie Spider-Men, de 2012, Peter Parker juntou forças com sua contraparte de outro universo, Miles Morales. E nessa aventura, eles descobriram que o Mystério do universo principal e do universo Ultimate se tratavam da mesma pessoa. Essa é uma prova de Beck é tão inteligente que ele consegue quebrar as barreiras que dividiam esses dois mundos distintos.
Fonte: IGN e Indie Wirie
Seja o primeiro a comentar