A Marvel anunciou nesta semana que está produzindo um filme sobre o personagem Shang-Chi, um mestre do kung fu dentro dos quadrinhos da empresa. No entanto, é bem provável que você jamais tenha ouvido falar a respeito dele. Conheça mais detalhes do personagem abaixo.
Shang-Chi foi introduzido nos quadrinhos da Marvel em 1973 e foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin como forma de aproveitar a popularidade das artes marciais por conta do lendário ator Bruce Lee. Nesta época, a empresa vivia um período fértil de histórias.
Shang-Chi foi introduzido como filho de Fu Manchu, personagem de contos literários do escritor Sax Rohmer, após a Marvel conseguir os direitos da obra. Ele foi treinado por capangas de seu pai para se tornar o mestre do kung fu, mas quando descobriu que ele queria o transformar em um assassino, decidiu usar seus socos e chutes para desmantelar o império criminoso de Fu Manchu.
[irp posts=”65026″ name=”Shang-Chi ganhará filme solo no Universo Cinematográfico Marvel”]
Um sucesso quase que instantâneo da Marvel, Shang-Chi ganhou sua própria série dentro dos quadrinhos da empresa, que terminou em 1983, após 125 edições. No final, o herói conseguiu derrotar seu pai e decidiu se aposentar desta vida, se tornando pescador. Ele logo teve de voltar à ativa, mas como a Marvel perdeu a licença de uso de Fu Manchu, as origens do mestre do kung fu mudaram um pouco: seu pai se chamava, na verdade, Zheng Zhu, enquanto que Fu Machu seria apenas um nome criminal.
Desde a conclusão de sua série original, Shang-Chi nunca mais estrelou seu próprio quadrinho e ficou restrito a aparições de HQs de equipes da Marvel ou a minisséries. Mas por ser considerado o principal artista marcial da história da Marvel (para o azar do Punho de Ferro), ele usou seus talentos para treinar heróis como o Homem-Aranha e o Capitão América, mesmo sem ter habilidades sobre-humanas.
As aparições mais recentes de Shang-Chi nos quadrinhos ocorreram em títulos como Vingadores (a história escrita por Jonathan Hickman), Dominó e Totally Awesome Hulk.
Seja o primeiro a comentar