Ramón Valdes, o Seu Madruga, é homenageado em seu 95° aniversário

Estadão Conteúdo

Ramón Valdes, o Seu Madruga, é homenageado em seu 95° aniversário

O mexicano Ramón Valdés, eternizado como o Seu Madruga do seriado Chaves, completaria 95 anos neste domingo (2) se estivesse vivo. Inúmeros fãs do ator publicaram mensagens nas redes sociais em homenagem à data.

Nascido em 2 de setembro de 1923, o ator morreu em decorrência de um câncer, em 9 de agosto de 1988, há cerca de 30 anos.

O primeiro trabalho de Ramón Valdés no cinema foi no filme ¡Ay Que Bonitas Piernas!, também conhecido como Calabacitas Tiernas (em português, Eu Sou do Amor), lançado em 1948, quando interpretou o funcionário de uma lavanderia chamado Willy.

Curiosamente, o protagonista do longa era vivido por seu irmão na vida real, o também ator German Valdés, de vasta carreira no cinema mexicano, que já era conhecido como Tin Tan.

Ramón fez diversos papéis pequenos em filmes de seu irmão no começo de sua carreira cinematográfica. Em alguns deles, sequer era creditado ou tinha falas significativas. A dramaturgia, por sinal, estava no sangue: além de Germán, outros dois de seus irmão também eram atores: Manuel ‘El Loco’ Valdés e Antonio Valdés.

Durante a década de 1970, Ramón participou de diversas produções inspiradas nas histórias em quadrinhos mexicanas Chanoc, que faziam sucesso no país desde o fim da década de 1950. Ao todo, foram seis filmes: Chanoc en Las Garras de Las Fieras (1970), Chanoc Contra El Tigre y El Vampiro (1972), Las Tarantulas (1973) Chanoc en el Foso de las Serpientes (1975), Chanoc en la Isla de los Muertos (1977) e Chanoc en el Circo Unión (1979).

Sua primeira participação na TV ocorreu no fim da década de 1970, em Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, já com o elenco liderado por Roberto Gomés Bolaños, o Chespirito.  Entre os anos de 1972 e 1980, Ramón Valdés fez sucesso como Seu Madruga, personagem que dispensa apresentações e é lembrado com frequência até os dias de hoje.

Em 1987, Ramón voltou a viver seu clássico personagem ao lado de Carlos Villagrán em Kiko e Sua Turma, um seriado que lembrava o estilo de Chaves – apesar de não ter conquistado os fãs da mesma maneira. Nele, Kiko tinha uma personalidade um tanto quanto diferente do que estamos habituados, e usa uma roupa vermelha. Seu Madruga, por sua vez, trabalha como dono de um mercadinho, onde as histórias se desenrolam.

Aliás, essa não foi a primeira vez que Villagrán e Valdés se encontraram fora de Chaves. Em 1983, fizeram o seriado Federrico, produzido pela emissora venezuelana RCTV.

Confira abaixo algumas das publicações feitas em homenagem ao aniversário de Ramón Valdés:

https://instagram.com/p/BnNaKzUHk1n/

Nunca exibido no Brasil, Chiquinha aparecia grávida em episódio de Chaves

VEJA MAIS Ramón Valdés Seu Madruga
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA