Embora os anúncios principais a respeito do Raspberry Pi sejam raros, sabemos que sempre que eles aparecem é porque algo importante foi alcançado. O exemplo mais recente dessa regra foi o anúncio do Raspberry Pi Zero W: um mini-computador de US$ 10 (R$ 32) que oferece um processador single-core Broadcom BCM2835 de 1GHz, 512 megas de RAM, 40 pinos cabeçalho e, o destaque desta nova versão, uma conexão WiFi 802.11n e Bluetooth 4.0.
Como o próprio nome indica, o Raspberry Pi Zero W é uma versão atualizada do Raspberry Pi Zero, que possui essencialmente as mesmas configurações da nova versão pela metade do preço, mas sem a presença do WiFi. Embora ele ainda não ofereça algumas funções desejáveis como uma porta Ethernet e portas USB-A de tamanho padrão, o que temos é um computador perfeitamente funcional, útil para se acessar a internet ou trabalhar em casa, em um pequeno aparelho que cabe na palma de sua mão. Além disso, o Raspberry Pi é muito conhecido pelos gamers, por ser facilmente transformado em uma estação de emulação portátil.
Veja o computador por dentro:
“Além da adição de Wi-Fi e Bluetooth, não há nenhuma mudança [do Zero para o Zero W]. Nós adicionamos uma LAN sem fio e um chipset Bluetooth à placa e um layout de antena PCB que licenciamos do ProAnt, na Suécia”, disse Matt Richardson, funcionário do marketing técnico da empresa. O novo Zero W também tem uma nova aparência com uma case com três tampas intercambiáveis, uma que é sólida, uma com um furo para pinos GPIO e outra com um furo para o módulo da câmera. Não houve nenhum anúncio a respeito do preço da case, no caso dela ser vendida separadamente, pois a Fundação Pi não controla os preços das cases da mesma forma que o faz com os computadores.
Seja o primeiro a comentar