Reboot do MCU pode corrigir maior erro já cometido com o ‘Homem de Ferro’

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Reboot do MCU pode corrigir maior erro já cometido com o ‘Homem de Ferro’
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro. | Foto: Marvel Studios

Depois de Vingadores: Guerras Secretas (2027), o MCU não será mais o mesmo. Kevin Feige, o CEO da Marvel Studios, não gosta de falar em reboot, mas usa a palavra “reset” para indicar que um novo Universo Cinematográfico Marvel surgirá a partir daquele momento, e esse recomeço pode ser uma boa oportunidade de corrigir alguns erros do passado.

Um dos maiores, por sinal, data da fase inicial do MCU, mais precisamente em Homem de Ferro 3 (2013). Já estabelecido como um dos pontos fortes dos Vingadores, Tony Stark finalmente enfrentaria seu maior inimigo dos quadrinhos, que não tinha aparecido nominalmente até ali: o Mandarim. No entanto, o diretor Shane Black optou por um plot twist questionado até hoje e o líder dos Dez Anéis era apenas um impostor.

A resposta foi tão negativa na época, que a Marvel divulgou um curta intitulado All Hail the King, que serve apenas para mostrar que um Mandarim verdadeiro existia no MCU. Esse personagem só foi aparecer 8 anos depois, em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), na figura de Xu Wenwu, o temido pai do protagonista.

Funcionou, mas o fato é que os fãs nunca puderam ver o Homem de Ferro batendo de frente contra seu maior inimigo. O reboot – ou reset – pode ser a oportunidade perfeita para isso.

Robert Downey Jr. de volta – o que isso significa?

Ironicamente, essa nova chance tem relação direta com Robert Downey Jr., intérprete de Tony Stark por tantos anos. O ator está de volta ao MCU, mas dessa vez para viver o Doutor Destino, um dos vilões mais aclamados de todo o universo Marvel. Suas ações na saga devem ser a razão da mudança que virá após Guerras Secretas.

É altamente improvável que Downey Jr. continue no MCU depois disso, e um novo ator para Tony Stark deve ser escolhido. No entanto, a franquia agora tem a oportunidade de acertar as coisas em relação ao herói e colocá-lo contra o Mandarim já em uma primeira aventura pós-Guerras Secretas.

Vale lembrar que a organização criminosa conhecida como Dez Anéis, comandada anteriormente pelo Mandarim, continua na ativa. O filme de Shang-Chi mostra que a irmã do protagonista, Xu Xialing, assumiu os negócios do pai e isso pode ainda ter um desdobramento, já que, como Feige gosta de deixar claro, o reboot não será completo.

Robert Downey Jr. já fez sua estreia como Victor von Doom em uma cena pós-créditos de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. O vilão retorna em Vingadores: Destino, que chega aos cinemas em dezembro de 2026. Vingadores: Guerras Secretas sai exatamente um ano depois. Ambos os filmes contam com os Irmãos Russo na direção.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA