Relembre a turbulenta trajetória de Ben Affleck como Batman

Augusto Ikeda

Relembre a turbulenta trajetória de Ben Affleck como Batman

Você já deve ter visto a notícia de que Ben Affleck irá interpretar novamente o Batman no filme solo do Flash. Desta forma, o ator irá concluir sua turbulenta jornada na pele do herói.

O motivo é que o período em que ator foi oficialmente o intérprete do Cavaleiro das Trevas ficou marcado por poucos altos e mais baixos.

Assim, ele terá, ao menos, a oportunidade de fechar sua participação na pele do herói de uma maneira digna, pois tudo indica que essa será sua última aparição como Batman nos cinemas.

Abaixo, relembre como foi essa jornada complicada de Ben Affleck como Batman nos cinemas.

Ben Affleck como Batman: o início

Em agosto de 2013, Ben Affleck foi confirmado como novo Batman nos cinemas e faria sua estreia no papel em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, do Universo Estendido da DC e que fez sua estreia nos cinemas três anos mais tarde.

Essa foi a segunda vez que o ator interpretou um personagem dos quadrinhos: na primeira, ele viveu o Demolidor em seu filme solo, lançado em 2013.

Como o longa do Homem Sem Medo não foi muito bem recebido, Affleck disse que inicialmente, ficou relutante em aceitar o papel do Batman, mas mudou de ideia após o diretor Zack Snyder dizer que Batman vs Superman seria um projeto diferente dos demais filmes em que o herói apareceu.

Snyder revelou que queria um ator mais velho para viver o Batman para que fosse o oposto de um Superman jovem. Além disso, considerou essa opção uma forma de mostrar um herói já experiente, mas que ainda tivesse o charme necessário para viver Bruce Wayne.

Essa relutância do ator já pareceu um indício de que as coisas não dariam certo, não é?

As aparições e características do Batman de Ben Affleck

No total, Ben Affleck viveu o Batman em três filmes do universo cinematográfico da DC:

  • Batman vs Superman: A Origem da Justiça
  • Esquadrão Suicida
  • Liga da Justiça.

Vale lembrar que no caso do filme da equipe de vilões, Affleck apenas apareceu em flashbacks e na cena pós-créditos do longa.

Segundo as palavras do próprio ator, sua versão do Batman é “um pouco mais velha, ele tem um pouco mais de conhecimento do mundo. Ele está presente e é um pouco mais sábio, mas é definitivamente mais cínico, um pouco sombrio e cansado.”

Além disso, podemos acrescentar que o Batman de Ben Affleck também era um pouco mais impiedoso e violento que o normal, tanto que chegou a matar capangas de Lex Luthor em Batman vs Superman.

No entanto, sabemos que ele mudou para melhor após testemunhar o sacrifício do Superman no final do longa. Tanto que quis fundar a Liga da Justiça em homenagem ao colega.

No decorrer do filme da equipe, o Batman até se mostrou disposto a se sacrificar pelos demais (provavelmente inspirado no Superman), mas foi impedido de fazer isso. Ele também pareceu mais leve e até brincalhão, o que foi feito para deixar o longa mais leve.

Infelizmente, vale lembrar que os três filmes não foram bem recebidos pelos fãs e críticas, mais um indício de esse “casamento” do ator com o Batman estava fadado a terminar.

Filme solo, mas sem o ator

the batman

Robert Pattinson foi o escolhido para substituir Ben Affleck

Apesar desses problemas, tudo indicava que a próxima aparição de Ben Affleck como Batman aconteceria no filme solo do personagem. As primeiras informações diziam que o próprio ator também seria o diretor, já que ele estava se aventurando na área e chegou a vencer o Oscar de melhor filme com Argo.

As coisas começaram a desandar no início de 2017, quando o ator confirmou que ainda não havia um roteiro pronto para o filme e que poderia não ser mais o diretor. Poucos dias mais tarde, a informação foi oficialmente confirmada, mas  Affleck ainda disse que viveria o herói e também seria produtor.

Como sabemos, nada disso aconteceu: Matt Reeves foi o escolhido para a direção, mudou a cara do filme e no final das contas, Affleck deixou o papel do Batman e Robert Pattinson foi escolhido como seu substituto para The Batman.

Foi o fim da linha para a jornada de Ben Affleck como Batman. Ao menos, poderá fazer uma despedida mais digna com o anúncio de sua aparição no filme solo do Flash, além de ser visto novamente no papel para o Snyder Cut de Liga da Justiça.

As razões da saída de Ben Affleck

Ben Affleck Batman

Apenas em fevereiro deste ano que Ben Affleck quebrou o silêncio e explicou os motivos de ter abandonado o papel do Batman: uma mistura de problemas profissionais e pessoas.

Em entrevista para o New York Times, o ator citou três motivos:

  • Problemas com alcoolismo, que se acentuaram entre 2015 e 2016
  • Seu divórcio com a atriz Jennifer Garner, que teve relação com o problema de alcoolismo e Affleck disse ser “o maior arrependimento da minha vida”
  • O fracasso de Liga da Justiça, que resultou no cancelamento de sua sequência.

Além disso, Affleck deu a entender que não estava muito feliz com o papel e que desistiu de viver o herói por conta de um conselho.

“Mostrei para alguém o roteiro de The Batman. Me disseram ‘acho esse roteiro bom. Também acho que você vai se matar se passar novamente por tudo que já passou’, disse.

Como você viu, essa jornada de Ben Affleck como Batman foi cheio de problemas e turbulências. De qualquer forma, teve a honra de ser um dos poucos atores escolhidos para viver o herói nos cinemas. Se você é fã do Cavaleiro das Trevas, pode conferir alguns produtos do personagem na loja do Ei Nerd.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Batman Ben Affleck
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA