Resident Evil: game original quase contou com visão em primeira pessoa

Augusto Ikeda

Resident Evil: game original quase contou com visão em primeira pessoa

Resident Evil 7 foi o primeiro game da franquia de terror que usou visão em primeira pessoa, que também estará presente na sequência. No entanto, você sabia que já era para esse conceito tão famoso ter aparecido no game original?

Um canal do YouTube lançou um documentário em que retrata a carreira de Shinji Mikami, o criador de Resident Evil.

Segundo o desenvolvedor, um de seus superiores pediu para ele criar um game de terror inspirado no título Sweet Home, que também pertencia ao gênero e foi lançado pela Capcom em 1989. Foi assim que Resident Evil nasceu.

No entanto, Shinji Mikami revelou que queria ter desenvolvido o game original em primeira pessoa. A ideia era trazer uma sensação maior de terror para o jogador, algo que ocorreu em Sweet Home, pois seus combates se desenrolavam desta maneira.

No entanto, limitações técnicas da época e a falta de experiência da Capcom com 3D fizeram Shinji Mikami desistir da ideia que teve.

Foi neste momento que o desenvolvedor se lembrou de Alone in the Dark, outro famoso game do gênero. Ele se interessou pela câmera fixa e os cenários pré-renderizados do título e decidiu aproveitar os dois conceitos para Resident Evil, que se tornou um game em terceira pessoa.

No entanto, essas mudanças acarretaram em outra que Mikami revelou não ser fã até hoje: os famosos “controles tanque”, que se tornaram marca registrada da franquia em seus primeiros games.

Mikami comentou que pessoas dizem, até hoje, que a visão em terceira pessoa do original deixou o jogo mais assustador, mas que ainda prefere o plano original.

“Ainda me dizem isso hoje em dia. ‘Isso foi muito bom’. O que eu respondo dizendo que foi apenas uma gambiarra”, afirmou.

Por fim, Shinji Mikami também revelou que Resident Evil 4, que abandonou muitos conceitos dos títulos anteriores, foi a maneira que encontrou para se “vingar” e, enfim, implantar o que queria desde o início.

“Em Resident Evil 4, a câmera fica acima dos ombros, mostrando que você pode desfrutar do terror sem precisar controlar (o personagem) feito um tanque. Ele também é mais imersivo e joga melhor. Eu quis ter minha vingança quando fiz Resident Evil 4, mas até hoje, ainda há pessoas me dizendo que o original era terror de verdade”, afirmou.

Clique aqui para conferir esse documentário na íntegra.

Mais sobre Resident Evil no canal do Ei Nerd!:

VEJA MAIS Resident Evil Shinji Mikami
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA