Wanda Maximoff está voltando com tudo e, com ela, o caos no Multiverso da Loucura! Por que ela é tão perigosa assim? O que aconteceu em sua série solo que mudou tanto a personagem dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM)? Para refrescar a memória, leia nosso mais completo resumo de WandaVision.
Vamos relembrar a história da Feiticeira Escarlate nesse texto para você não marcar bobeira em Doutor Estranho 2. Continue a leitura e fique por dentro!
- GUIA DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES! Encontre o presente que mais combina com quem te apoia, incentiva, ensina e te ama como você é! Agora a melhor parte: opções de frete grátis com Amazon Prime e tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar! Basta clicar aqui.
Resumo de WandaVision completo
A série Wandavision foi responsável por transformar a Wanda do UCM em algo mais parecido com os quadrinhos e, com isso, teremos o poder absurdo da Feiticeira Escarlate em ação, como a Magia do Caos ameaçando o multiverso.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vai abordar esses conceitos e Wanda será uma das peças centrais nesse filme. Por isso, nada mais justo do que relembrar tudo o que rolou na história da Wanda no UCM até o momento.
Antes da série
Wanda Maximoff chegou muito diferente no UCM, primeiramente porque os direitos dos mutantes ainda pertenciam à Fox quando ela chegou e, para isso, a Marvel deu uma volta tremenda para mudar a origem da personagem e do Mercúrio – não só no cinema, mas nos quadrinhos também.
Por isso, em Vingadores: Era de Ultron, a Wanda e o Pietro eram apenas experiências da Hydra chamadas de Milagres. A motivação da Wanda e do Pietro para entrar para a Hydra era a de se vingar do Tony Stark, que no passado dominava o mercado bélico e financiava guerras.
Em um desses conflitos, os pais da Wanda foram mortos e, por dias, ela e o irmão ficaram nos escombros com medo de uma das bombas Stark explodir a qualquer momento.
Por esse motivo os dois se aliaram à Hydra e, mais tarde, ao Ultron, onde ela foi responsável por praticamente derrotar quase todos os Vingadores manipulando suas mentes e levando o Hulk a ficar descontrolado.
Essa foi a premissa que o público teve antes da batalha final contra o Ultron, na qual o Mercúrio morreu e a Wanda acabou entrando para os Vingadores.
O que não é tão diferente dos quadrinhos na questão de que a Wanda e o Mercúrio aparecem pela primeira vez como vilões na Irmandade de Mutantes e depois entram para os Vingadores.
Por mais que a ameaça da Wanda ainda não fosse algo tão assustador quanto parece que será em Doutor Estranho 2, já dava para ver ela demonstrando muito poder quando tinha algum descontrole emocional.
Foi exatamente isso que aconteceu quando o Mercúrio morreu e ela destruiu vários robôs do Ultron com uma explosão de poder. Quem entende de quadrinhos estava ali só esperando a Wanda perder o controle, mas isso demorou um pouco.
Depois dessa fase com o Ultron, a Wanda entrou para os Vingadores e participou de várias missões. Até que, em Guerra Civil, ela tentou conter a explosão causada pelo Ossos Cruzados, mas não teve poder suficiente para impedir que a explosão matasse várias pessoas em um prédio.
E é aqui que começa outro problema na vida da Wanda: a opinião pública começa a olhar pra ela com medo, tanto é que esse acidente da Wanda foi um dos motivos para criarem o Tratado de Sokovia, a lei de registro que dividiu os heróis e resultou na guerra civil.
Preste atenção… a destruição causada pelo Hulk em Vingadores: Era de Ultron também é culpa da Wanda. Então, quando se observa a vida dela, são vários sofrimentos acontecendo um atrás do outro.
Primeiro, ela perde os pais de forma trágica, com isso o Mercúrio está presente para pelo menos dividir a dor. Mas depois o próprio Mercúrio morre de forma ridícula para um velocista e deixa a Wanda sem família mais uma vez.
Basicamente, quem ajudou muito a Wanda depois dessa perda foi o Visão. Ele chegou em um momento que ela estava completamente perdida nos EUA, sem família e sozinha. Por essa razão, os dois criaram uma amizade bem forte, amizade que foi ficando colorida até que a Wanda começou a namorar um sintozóide.
E quando ela acha que as coisas estão bem, chega a Guerra Civil e o mundo vira de cabeça pra baixo mais uma vez. Com isso, a Wanda e o Visão começam a se encontrar meio escondido pelo mundo. Em WandaVision, o público descobre que eles têm planos de começar uma família juntos.
Acontece que tudo isso foi por água abaixo quando o Thanos chegou em Wakanda e destruiu o Visão para pegar a Jóia da Mente. Depois disso, a Wanda desapareceu com o estalo do Thanos e voltou 5 anos depois para enfrentar o Thanos em Ultimato.
Ali, foi possível ver mais uma vez a manifestação da Wanda em momentos nos quais a emoção fala mais alto. Ela conseguiu moer a armadura do Thanos na porrada com magia, o que fez o Titã Louco apelar e colocar o próprio exército em risco ativando a chuva de fogo.
Ela deixa bem claro que Thanos tirou tudo o que ela tinha. A gente percebe, na raiva dela, o tamanho da tristeza. Okay, os Vingadores venceram o Thanos depois do sacrifício do Tony Stark e todos tiveram o último encontro no velório dela. Essa foi a última vez que a Wanda foi vista no cinema.
Chegando em WestView
É logo após tudo isso que começa WandaVision. Semanas depois do blip e da luta contra Thanos, a Wanda vai até a agência de inteligência conhecida como S.W.O.R.D. para recuperar o corpo do Visão para dar um enterro digno a ele.
A S.W.O.R.D. foi fundada por Maria Rambeau, a piloto amiga da Carol Danvers, durante o blip. Agora, depois de tantos anos e do ataque do Thanos, a organização serve para proteger a Terra de ameaças espaciais e de outras dimensões.
A Wanda encontra o corpo do Visão na S.W.O.R.D., todo desmontado, mas o diretor Hayward (o manda-chuva de lá) não permite que ela leve o corpo.
A desculpa dele é que o Visão era a maior e melhor arma inteligente já criada e que a Wanda não poderia sair de lá com bilhões de dólares em Vibranium para tentar ligá-lo novamente, mesmo ela dizendo que só queria enterrar o corpo.
Claro, se a Wanda quisesse ela teria feito facilmente, mas quando se aproximou do corpo do Visão, ela percebeu que não conseguia mais senti-lo. Então, depois ela sai da S.W.O.R.D. e dirige até WestView, a cidade onde o Visão tinha comprado um terreno para os dois construírem um lar e formarem uma família.
Lá, a Wanda não conseguiu controlar as emoções, o sofrimento e a solidão foram tão grandes que ela descontroladamente começa a liberar magia do caos para tudo que é canto, sem fazer ideia do que era magia do caos.
Foram vários feitiços, que se espalharam por toda cidade, colocando WestView inteira dentro de um hexágono que a série apelidou de Hex (um trocadilho criativo em inglês, pois além de referenciar a forma hexagonal, essa palavra também significa “feitiço”).
Toda essa magia do caos foi responsável por modificar tudo dentro da área do Hex, de acordo com os sentimentos da Wanda. Além de criar uma casa, ela também trouxe o Visão de volta à vida, pelo menos uma versão dele que não tinha lembrança da vida antes de WestView.
A Wanda transformou a cidade em uma espécie de manifestação dos traumas e dos desejos dela, então as boas lembranças que envolvem o Visão, o tempo com os pais e os sitcoms que eles assistiam juntos quando a Wanda era criança, como Dick Van Dyke, A Feiticeira, Três é Demais, The Brady Bunch, serviram como plano de fundo para o “mundo perfeito da Wanda“.
Assim como em um sonho, os eventos vão acontecendo de forma muito mais rápida, como por exemplo a gravidez da Wanda, que mal ficou grávida e a barriga cresceu, os filhos nasceram e logo estavam correndo por aí.
Ela estava escrevendo o roteiro da vida dela, transformando WestView e os moradores em personagens, com roteiros e falas que sobrepunham à personalidade dos cidadãos de acordo com o que ela sentia.
Quando dizemos “sentia” é porque, na maior parte do tempo, a Wanda nem sabia como tudo aquilo aconteceu, era algo completamente emocional e com pouca razão envolvida.
O mais sinistro é que tudo funcionava meio que no automático, ou seja, a Wanda só manifestou o sentimento e a cidade começou a funcionar de acordo com a vontade dela – e, por boa parte do tempo, ela nem tinha noção de que estava fazendo aquilo.
Claro que todo esse mistério em WestView acabou chamando a atenção de algumas pessoas, mas não foi dos Vingadores ou do Mago Supremo, que deveria ter dado uma mão ali.
O cerco da S.W.O.R.D.
WestView logo chamou atenção e o agente Woo do FBI, juntamente com Monica Rambeau, filha da Maria e membro da S.W.O.R.D., logo chegaram na cidade para investigar.
No primeiro contato, Monica foi parar dentro do Hex criado pela Wanda e, com isso, o agente Woo chamou reforços. Então, um time de cientistas foi formado para estudar o que estava acontecendo.
Na mesma hora, chegou a equipe da S.W.O.R.D., com o Hayward completamente interessado no que tava acontecendo. Principalmente quando ele descobriu que tinha outro Visão vivo andando dentro da cidade.
O Hayward queria reconstruir o Visão, por isso ele tinha tanto interesse no Visão de WestView. Claro, eles tentaram contato com a Wanda, o que gerava várias pistas para a série e aumentava ainda mais o mistério do que estava acontecendo dentro da cidade.
Então tinha um drone entrando pela barreira e, em seguida, ele era transformado em algo de acordo com o mundo criado pela Wanda. Só que, aos poucos, ela foi começando a perceber que alguém estava tentando invadir o mundo dela.
Uma das pessoas que conseguiu criar uma forma de ver o que rolava dentro do Hex foi a Darcy, a astrofísica amiga da Jane Foster, que apareceu em Thor. Ela que pegou o sinal que WestView transmitia na forma de séries, o que serviu para que eles conseguissem observar o que acontecia lá dentro – pelo menos o que a Wanda queria mostrar.
Foi aí que eles descobriram que a Monica Rambeau também tinha se transformado em um dos personagens da série da Wanda depois de atravessar a barreira. Lá, ela era Geraldine, que com o tempo começou a perceber que tinha algo de errado e então ela é expulsa de WestView pela Wanda.
Veja bem, a Wanda em boa parte do tempo estava dentro da própria fantasia, mas com a chegada da Mônica e outros acontecimentos ela começou a perceber o que tava acontecendo.
Wanda tentou negar a realidade criada por ela, já que o preço da verdade seria sair do conforto que era a vida em WestView, então ela continuava nessa fantasia e expulsava qualquer intruso que tentasse invadir a cidade.
Acontece que o que ela não esperava aconteceu: o pior intruso já estava em WestView fazia tempo.
Resumo de WandaVision: a vizinha Agnes
Bom, a magia da Wanda em WestView não era algo simples e, além de chamar a atenção da S.W.O.R.D., também chamou a atenção de outra pessoa: Agatha Harkness.
Lá dentro, ela era a vizinha intrometida e aparecia durante a série inteira como um alívio cômico, uma piadinha, quem é que não se lembra do tão famoso Ralph, o marido da Agnes que ficava na escuridão e que infelizmente não era o Mephisto.
Acontece que a Agnes (ou Agatha Harkness) era uma bruxa e a mente dela não era afetada pela magia da Wanda.
Então, ela ficava o tempo todo fingindo que fazia parte da história em WestView simplesmente para se aproximar da Wanda e tentar entender como uma bruxa era capaz de lançar tantos feitiços complexos em uma área tão grande e como que no piloto automático.
Com isso, a Agnes entrou em WestView, fez parte das vontades da Wanda, inclusive influenciou muito na hora de fazer a Monica Rambeau ser expulsa.
Quando a Wanda e o Visão começaram a brigar depois dele ter percebido que não sabia nem quem ele era e que WestView era esquisita, ela foi capaz de colocar outra pessoa para se passar por Pietro.
A Wanda, com a emoção à flor da pele, acreditou que o cara era o Pietro. E sim, ele é o Evan Peters, que fez o Mercúrio em X-Men, mas na série ele não era uma versão do multiverso, mas sim um morador de WestView que a Agnes controlou e deu poderes para se passar por Mercúrio.
Sobre a Agnes, ela é uma bruxa de Salém, muito velha, que começou a mexer com magia negra e o próprio conventículo de bruxas dela a condenou à morte por isso.
Mas ela já estava poderosa e foi capaz de absorver a magia de todas as outras bruxas, incluindo a mãe dela. E dessa vez ela sentiu a magia da Wanda e veio correndo tentar entender que tipo de bruxa ela é.
Entretanto, passando um tempo em WestView, ela percebeu que a Wanda era ao mesmo tempo muito poderosa e capaz de criar coisas do nada.
Transmutação, controle de mente, levitação e até invocar seres vivos… tudo isso era muito poder para uma pessoa só e, por isso, a Agnes chegou no local.
Ela percebeu que a galera do lado de fora do Hex já estava querendo entrar e que a Wanda estava com os poderes instáveis, principalmente depois que a Monica Rambeau voltou para o Hex.
Foi aí que ela levou a Wanda para a casa dela e fez com que ela fosse parar no porão onde tinha uma armadilha esperando. Aqui, o público foi apresentado à lenda conhecida como Feiticeira Escarlate.
Monica Rambeau e porão da Agnes
Tudo bem, a Monica atravessou a barreira do Hex várias vezes e, na última vez que entrou, algo de estranho começa a acontecer com o corpo dela, fazendo com que recebesse superpoderes.
Para quem não conhece, Monica Rambeau – ou Capitã Marvel – é uma personagem extremamente poderosa nos quadrinhos, capaz de se transformar em qualquer tipo de energia que faça parte do espectro eletromagnético, inclusive a luz.
É um poder e tanto, mas o que você precisa entender é que se ela quiser se transformar em luz, voar super rápido ou absorver energia, ela pode.
Então, quando ela confronta a Wanda pela segunda vez, ela já tem superpoderes e é durante essa treta que a Agnes aparece e tira a Wanda de perto da Monica para levá-la para casa.
Voltando ao porão já mencionado antes, a Agnes bloqueia toda a magia da Wanda dentro desse porão com runas desenhadas nas paredes e só a bruxa que fez as runas é capaz de usar magia.
Lá, ela explica vários tipos de magia como controle mental e transmogrificação e diz que o que a Wanda fez em WestView é algo muito complexo.
Daí ela quer saber como isso aconteceu, mas a Wanda não faz ideia alguma do que é, então a Agnes arranca um fio de cabelo dela e faz uma viagem pelo passado de Wanda.
Primeiro ela visita a infância e percebe que a bomba Stark só não explodiu porque a Wanda, ainda criança, usou um feitiço de probabilidade.
Certo, isso ainda não explicava os poderes da Wanda, até que elas pulam para a época em que a Wanda e o Pietro se voluntariaram para entrar na Hydra.
Lá, a Wanda teve o primeiro contato com a Joia da Mente. O bacana aqui é que, desde o primeiro encontro, a Joia da Mente já ficou íntima da Wanda – e foi aí que os poderes mágicos que a Wanda já tinha foram liberados.
Depois disso, Wanda percebe e entende tudo o que está rolando em WestView. Nessa hora, ela escuta os filhos dela chamarem por ela.
Quando sai do porão, ela encontra os filhos presos pela Agatha e é aí que a bruxa revela que sabe o que a Wanda é e como ela é extremamente perigosa, um ser capaz de criar qualquer coisa espontaneamente usando magia do caos, o que faz da Wanda a Feiticeira Escarlate.
Batalha final
A porrada começa e a Wanda arremessa um carro em cima da Agatha, enquanto isso o Visão Branco aparece em WestView.
Para quem não se lembra, esse Visão foi reconstruído pela S.W.O.R.D., usando o corpo do Visão original, e foi ligado graças à magia do caos que o Hayward conseguiu depois de pegar um dos drones que a Wanda destruiu.
A diferença é que ele é apenas uma máquina programada para matar e, por pouco, ele não esmaga a cabeça da Wanda… se não fosse o Visão colorido chegar bem na hora para salvar a esposa.
Daí em diante a batalha começa, Visão contra Visão, Wanda contra Agatha e a Monica Rambeau contra o Pietro falso – que a prendeu na casa dele.
Durante a luta, Agatha revela para Wanda que a Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Não precisa de um clã de bruxas e não precisa de feitiços para usar magia. Diz também que o poder dela supera o poder do Mago Supremo.
O destino dela é destruir o mundo. Você ainda tem alguma dúvida de que a Wanda vai dar trabalho no próximo filme?
Enfim, nessa hora, Wanda percebe tudo de mal que fez em WestView e resolve desfazer o Hex. Uma passagem na barreira é aberta e os soldados da S.W.O.R.D. entram.
O problema é que, se o Hex for desfeito, a família de Wanda “morre”. Então, ela tem que escolher entre família ou as pessoas de WestView. Obviamente que ela fecha o Hex e tenta resolver de outra forma.
Nesse momento, então, Agatha Harkness já está ali sugando a magia dela e a deixando cada vez mais fraca.
Por mais que não seja o melhor CGI do mundo, a série entrega uma luta de equipe muito maneira, com a Wanda, o Visão e os filhos dos dois, Billy e Tommy, que também têm superpoderes parecidos, enfrentando Agatha, Visão Branco e os soldados da S.W.O.R.D..
No meio disso, a Mônica consegue nocautear o Pietro falso e entra na luta também.
Vale lembrar alguns pontos importantes dessa batalha: o primeiro é o da Mônica mostrando um pouquinho dos poderes dela enquanto levava tiros dos soldados da S.W.O.R.D. e as balas atravessando o corpo dela, que agora pode ficar intangível.
Outro ponto é o papo que os dois Visões têm para saber qual é o verdadeiro, eles usam o paradoxo do Navio de Teseu, no qual é questionado se um navio continua sendo o mesmo após ter todas as partes trocadas ao longo dos anos.
Então, de um lado temos o Visão Branco feito com o corpo do Visão, mas sem a mente antiga, e do outro o Visão criado através de fragmentos da Joia da Mente que aparentemente estavam ligados à Wanda desde o primeiro encontro dela com a Joia na base da Hydra.
Logo, o Visão toca na testa do Visão Branco e faz ele lembrar de toda a vida que teve e a luta dos dois termina aí, com o Visão Branco indo embora de WestView enquanto se lembra de quem ele foi.
Essa parte foi estranha, porque se o Visão Branco sabe quem ele é, logo ele iria ajudar a Wanda. Mas pelo visto ele tinha algo muito mais importante para fazer.
Enfim, a parte mais importante dessa batalha em WestView é quando Agatha começa a sugar todo o poder da Wanda enquanto as duas lutam no céu da cidade.
A Wanda tenta acertar a Agnes mas erra todos os feitiços. Na verdade ela não estava mirando a Agnes, ela estava criando runas gigantes em volta de WestView para fazer a mesma armadilha que a Agnes usou no porão, fazendo com que apenas a bruxa que fez as runas seja capaz de usar magia dentro do Hex.
Aprendeu rápido pra caramba!
Depois dessa reviravolta, ela absorve os poderes dela de volta e se torna a Feiticeira Escarlate pela primeira vez. Nessa hora, fica claro o medo que a Agatha Harkness tem, ela diz “meu Deus, você não sabe o que fez”. Doutor Estranho que se cuide.
No final, depois de derrotar Agatha, a Wanda aprisiona ela no personagem de uma vizinha fofoqueira dentro de WestView e diz que vai voltar para bater papo com ela.
Depois disso, retira todo o feitiço da cidade e, é claro, os filhos dela e também o Visão desaparecem. É uma cena triste, mas a Wanda percebeu que o que aconteceu em WestView não foi certo.
Wanda, então, pede desculpas para Monica Rambeau e vai embora. Mônica é recrutada por uma Skrull por alguém do espaço, que o público sabe que é o Nick Fury.
E parte para a cena pós-créditos…
Darkhold
Bom, nos quadrinhos o Darkhold é o livro escrito pelo deus/demônio Chthon, e na série a Agnes era quem tinha o livro. Ela explica que o Darkhold tem um capítulo dedicado à Feiticeira Escarlate e lá é dito que o destino da Feiticeira Escarlate era destruir o mundo.
Nos quadrinhos, a Wanda foi usada pelo Chthon como um receptáculo e acabou sendo salva pelos Vingadores. O Darkhold era uma peça fundamental nisso.
E o que acontece no final de WandaVison? A Wanda vai para uma cabana e começa a estudar o maldito Darkhold. Ou seja, uma feiticeira que nem sabia que era uma feiticeira, com um livro extremamente perigoso, estudando sozinha Magia do Caos.
No finalzinho, no mundo espectral, a Wanda está lá estudando o livro quando de repente ela escuta os filhos dela chamando por ela.
Todos sabem que a fraqueza da Wanda é seu emocional, e se o Chthon está do outro lado tentando possuí-la, com certeza ele vai usar os filhos dela como isca.
Então, em Doutor Estranho 2, teremos a Feiticeira Escarlate, mais poderosa que o Doutor Estranho por natureza, com capacidade de criação espontânea e com magias novas que ela aprendeu no Darkhold.
Esse é o perigo que a Wanda representa. Além dos poderes dela serem capazes de alterar a realidade inteira, ela ainda pode ser um chamariz para o Chthon, um dos Deuses Anciãos da Terra mais poderoso, capaz de distorcer a realidade com magia do caos facilmente.
Será que o Doutor Estranho vai dar conta ou a Wanda em algum momento terá que passar para o lado dos heróis? Em breve o público vai ficar sabendo de tudo isso… Até lá, continua ligado para ficar por dentro de qualquer novidade!
- GUIA DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES! Encontre o presente que mais combina com quem te apoia, incentiva, ensina e te ama como você é! Agora a melhor parte: opções de frete grátis com Amazon Prime e tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar! Basta clicar aqui.
Seja o primeiro a comentar