Por Felipe Mennucci
Robin & Batman: Jason Todd #1 é a primeira edição de uma minissérie em três partes que analisa o período inicial de Jason Todd como o segundo Robin, além de também explorar o relacionamento de Todd com Batman.
Trata-se de uma história que se foca em um período raramente visto nos quadrinhos do universo do Homem-Morcego nos dias de hoje: o da época em que Jason Todd era Robin, ao invés de Capuz Vermelho.
O Cuckoo
A edição começa com uma perseguição envolvendo Batman e Robin, e uma quadrilha de criminosos liderados por um vilão de menor importância conhecido como “O Cuckoo” (em referência ao fato de que ele usa uma máscara em formato de pássaro).
Já nessa introdução é possível observar o temperamento violento e impulsivo de Jason. Em um monólogo, o personagem diz que a vida inteira foi machucado e punido, mas que agora ele não irá mais se esconder ou ficar com medo. Ao invés disso, ele deixará os outros com medo.
Esse monólogo é exemplificado quando Jason desobedece Batman, e vai sozinho atrás de um Cuckoo em fuga. O segundo Robin acaba sendo ferido pelo criminoso, que consegue escapar. Jason fica furioso com o fato de ter “falhado” em sua missão.
De volta a Batcaverna
Depois, a dupla volta para a Batcaverna, onde são recepcionados por Alfred. Nessa cena, vemos que Bruce Wayne tem claras dificuldades em lidar com Todd. Bruce tenta ser uma figura paterna, mas o segundo Robin o vê mais como um “chefe” do que como um pai.
Enquanto Jason vai para o seu quarto, Bruce tem uma conversa franca com Alfred sobre sua decisão de se tornar o guardião de Jason.
Alfred, normalmente um personagem otimista e disposto a ver o bem em quase todo mundo, diz que talvez a decisão de Bruce tenha sido errada, e que o novo Robin está além da capacidade de ajuda do Homem-Morcego. O fiel mordomo também diz que existe uma “escuridão” em Jason, e que talvez ele não queira sair dessa escuridão.
Comparações entre o primeiro e o segundo Robin
Também são feitas comparações inevitáveis entre Dick Grayson (o primeiro Robin) e Todd. A diferença de personalidade entre os dois é nítida, o que aumenta ainda mais a sensação de que Todd não pode ser salvo.
Em seguida, temos uma sequência onde Jason sonha com o seu antigo lar. Aqui é possível ter uma ideia melhor dos traumas e abusos pelos quais ele passou (um lar desestruturado, e pais ausentes e usuários de drogas).
Depois, Jason é acordado por Bruce, e os dois vão novamente atrás do Cuckoo. Mais uma vez, o segundo Robin desobedece Batman, e tenta lidar com o criminoso sozinho.
Bruce vai atrás deles, e depara-se com um Cuckoo morto e com Jason perto do vilão. Porém, o Cuckoo não foi morto por Todd, mas sim por um indivíduo usando uma arma e coberto por um pano, e que diz se chamar “O Espectro”.
Com roteiros de Jeff Lemire e arte de Dustin Nguyen, Robin & Batman: Jason Todd #1 faz um ótimo trabalho em humanizar Jason Todd, mostrando-o mais como uma figura trágica do que como um vilão. A edição termina com bastante suspense, deixando o leitor ansioso pelo próximo número.
Robin & Batman: Jason Todd #1 foi lançada em 11 de junho nos EUA.
Seja o primeiro a comentar