Rumor: MMORPG da ZeniMax foi cancelado por causa de Fallout 5

Cheyna Corrêa

Rumor: MMORPG da ZeniMax foi cancelado por causa de Fallout 5

por Vinícius Miranda

Parece que Fallout 5 está ganhando cada vez mais força nos bastidores. E, segundo novas informações, isso pode ter custado a vida de outro projeto ambicioso. De acordo com o jornalista Jez Corden, conhecido por vazamentos certeiros ligados à Microsoft, o novo capítulo da franquia pós-apocalíptica foi oficialmente aprovado, e isso pode ter sido determinante para o cancelamento de um MMORPG até então em desenvolvimento pela ZeniMax Online Studios, que atendia pelo codinome “Blackbird”.

Segundo Corden, a decisão teria sido tomada recentemente, após uma reunião geral com a liderança da Microsoft. O insider chegou a comentar sobre o rumor em um episódio do podcast Xbox Two, e voltou a falar do assunto alguns dias depois, agora com ainda mais confiança na veracidade das informações.

Fallout 5 matou o projeto Blackbird?

Ainda que Fallout 5 não tenha sido citado diretamente durante a tal reunião interna, o timing da conversa e o direcionamento estratégico mencionado pela liderança da Microsoft acenderam o alerta vermelho.

A gigante estaria buscando “apostar em áreas mais estratégicas”, o que pode ter significado priorizar projetos com maior apelo comercial. E com o sucesso absurdo da série live-action da Amazon, Fallout está vivendo seu melhor momento em anos.

Blackbird, por outro lado, era uma nova IP tentando se enfiar no já vasto (e talvez saturado) mercado de MMORPGs, e isso sempre vem com risco alto. Apostar em um novo Fallout, especialmente nesse contexto de hype, parece uma escolha muito mais segura para os investidores e chefões da empresa.

Mais Fallout vindo aí?

E não é só Fallout 5 que estaria em desenvolvimento. Outro rumor recente afirma que vários projetos da franquia estão em andamento.

Um deles seria um remaster de Fallout 3, que pode estar sendo produzido por um estúdio externo. Algo parecido com o que rolou com o remaster de Oblivion, que está nas mãos da Virtuos.

Apesar de tudo, Fallout 5 ainda está longe de acontecer. Muito longe, na verdade. Isso porque a Bethesda está focada no desenvolvimento de The Elder Scrolls VI, que entrou em produção ativa por volta de 2023, logo após o lançamento de Starfield.

Considerando os ciclos atuais de produção de jogos AAA, que giram em torno de cinco a sete anos, Fallout 5 só deve chegar depois de 2030.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA