Stan Lee é lembrado como o criador de inúmeros heróis e vilões que viriam a formar boa parte do que conhecemos hoje como o universo Marvel nos quadrinhos. Mas qual foi o primeiro super-herói criado por ele? Como falamos sobre algo que aconteceu nos primórdios das HQs de super-heróis, as respostas podem variar, mas há um sério candidato.
[irp posts=”64479″ name=”As melhores histórias de Stan Lee, segundo o próprio”]
Segundo Jim Steranko, que compilou ainda na década de 1970 a história das revistas em quadrinhos, o primeiro herói criado por Stan Lee, ao lado de Al Gabriele, era chamado Black Marvel. Sua primeira aparição foi na revista Mystic’s Comics, no final de 1940. Ele era o herdeiro de branco de uma dinastia indígena e não possuía superpoderes, apenas habilidades físicas extremamente apuradas. Confira a capa:
Acontece que a data de estreia do Black Marvel não bate com outros trabalhos creditados a Stan Lee, embora seja grande a chance de que ele tenha escrito pelo menos o texto da capa. Nesse caso, outro candidato à primeira criação de Lee seria o Headline Hunter, um repórter que fez sua estreia no volume 5 da revista do Capitão América, em agosto de 1941. Veja:
Na edição seguinte, Lee introduziu mais um vigilante mascarado, o Father Time. Um mês depois ele criaria o Destroyer, seu personagem mais famoso da época pré-clássica, mas nenhum deles ostenta o título de primeira criação do gênio dos quadrinhos. Sua primeira criação foi publicada duas semanas antes de Capitão América #5, na edição número 6 da Mystic Comics. Trata-se de Jack Frost, habitante do ártico com poderes relacionados ao gelo, criado em parceria com Charles Nicholas. Confira:
Segundo um artigo de Tim Webber para o CBR.com, Stan Lee teria criado em toda sua carreira cerca de 1225 personagens entre heróis e vilões. Tamanha produtividade só poderia ser fruto de alguém que amava seu trabalho mais do que tudo na vida. Lee morreu em 12 de novembro, aos 95 anos de idade, devido a uma parada cardiorrespiratória.
Seja o primeiro a comentar