É impossível você encontrar algum fã de Dragon Ball que não saiba quem são os saiyajins da franquia. Afinal, o protagonista Goku e seu rival Vegeta são integrantes dessa raça.
Os saiyajins se tratam de guerreiros orgulhosos e impiedosos que aprontaram das suas ao longo da história, mas deixaram de existir graças ao vilão Freeza. Aos poucos, eles foram se tornando uma parte muito importante da história da franquia e ficaram muito conhecidos entre os fãs.
Se você sempre quis saber tudo a respeito deles, confira abaixo um guia com os principais detalhes.
Saiyajins: as informações mais importantes da raça guerreira de Dragon Ball
Visão geral
O nome da raça pode ser traduzido literalmente como “pessoas vegetais“. Em japonês, “saiya” se trata de uma anagrama de “yasai”, que significa “vegetal”. Já o sufixo “jin” significa “pessoa.”
É por conta disso que os nomes dos integrantes da raça fazem trocadilhos com muitos vegetais, como é o caso Goku (seu nome original é Kakarotto, trocadilho com cenoura em inglês, que é “carrot”) e Raditz (trocadilho com rabanete, “radish” em inglês) e Vegeta (um trocadilho com a própria palavra vegetal).
Os Saiyajins são originários do Planeta Sadala (trocadilho com salada), que tinha uma gravidade 10 vezes maior que a da Terra.
No entanto, a própria raça causou a destruição do local. Após exterminarem os Tsufurujins (já abordaremos isso abaixo), o Planeta Planta se tornou o novo lar da raça, que o rebatizou de Planeta Vegeta, em homenagem ao rei Vegeta.
Por conta de sua natureza guerreira, a raça tinha um poderoso exército que se tornou parte das forças de Freeza.
Além disso, ainda bebês, os integrantes tinham seus poderes de lutas checados. Aqueles que já apresentavam grandes poderes eram considerados guerreiros de alta classe e estavam destinados ao exército.
Já os que tinham baixos poderes eram considerados guerreiros de baixa classe e se tornavam ou engenheiros ou eram enviados, ainda bebês, para outros planetas com o objetivo de conquistá-los.
Aqueles que conseguissem cumprir esse objetivo poderiam se tornar membros do exército. No entanto, pouquíssimos bebês conseguiam sobreviver.
Breve história dos Saiyajins
Desde os tempos mais remotos, os Saiyajins ficaram conhecidos como uma raça guerreira que tinha um estilo de vida pra lá de violento e sem nenhum tipo de empatia com outras espécies, já que eles gostavam de invadir e atacar outros planetas.
Mil anos antes da saga de Freeza, surgiu Yamoshi, que segundo a lenda da espécie, foi o primeiro a se transformar em Super Saiyajin. Diferente dos demais integrantes da raça, ele tinha um coração nobre, mas ele e outros guerreiros “bons” da espécie foram mortos pelos “ruins.”
Uma raça alienígena que sofreu nas mãos dos Saiyajins foram os Tsufurujins, que quase foram extintos. Inclusive, foi por conta disso que Baby, primeiro grande vilão de Dragon Ball GT e um tsufurujin, queria se vingar dos Saiyajins sobreviventes.
Foi a partir daí que os Saiyajins aprenderam a lidar melhor com tecnologia, apesar de ainda serem bárbaros e impiedosos.
Pouco tempo após a aniquilação dos Tsufurujins, os Saiyajins aceitaram se tornar parte das forças de Freeza e eram vistos como ótimos soldados por conta de sua natureza.
No entanto, com o passar do tempo, Freeza começou a ter medo do potencial da raça, após notar como eles eram poderosos. O vilão ficou ainda mais receoso quando descobriu a lenda do Super Saiyajin.
Assim, pouco tempo após Goku ter nascido, Freeza destruiu o Planeta Vegeta e praticamente dizimou a espécie. Bardock, pai do protagonista, tentou alertar os demais, mas não adiantou.
Vale lembrar que Freeza teve uma autorização de Beerus para destruir o Planeta Vegeta, após o Deus da Destruição ter notado que a raça ainda era bárbara e cruel e não tinha chances de evoluir.
Originalmente, Goku, Vegeta, Nappa e Raditz foram os únicos saiyajins puros que sobreviveram ao evento.
No entanto, após o filme Dragon Ball Super: Broly ter se tornado parte oficial da franquia, podemos dizer que Broly e seu pai, Paragus, também são outros sobreviventes da raça.
Desta forma, os Saiyajins só continuaram a existir após a vinda de Goku e Vegeta à Terra, onde se casaram com as humanas Chi Chi e Bulma e tiveram filhos híbridos, a única maneira de manter a continuidade da espécie, já que nenhuma mulher saiyajin sobreviveu.
Fisiologia básica dos Saiyajins
Como estamos cansados de saber, os Saiyajins são idênticos aos humanos: a única exceção é que eles possuem rabos iguais ao de macacos (já falaremos mais sobre eles).
Um detalhe curioso da fisiologia dos Saiyajins é que segundo Vegeta, os cabelos dos integrantes puros são os mesmos desde o nascimento. E no caso dos homens, eles podem deixar a barba crescer.
No decorrer de Dragon Ball, descobrimos que o integrantes da raça conseguem resistir a temperaturas extremas, como na vez em que Bardock foi até o espaço enfrentar Freeza sem nenhum tipo de roupa especial.
Também sabemos que os Saiyajins são donos de uma força que vai muito além dos limites humanos. Tudo graças ao fato de o Planeta Sadala ter possuído uma gravidade dez vezes maior que a da Terra.
Os integrantes já conseguem demonstrar essa imensa força ainda jovens. Além disso, eles podem ficar ainda mais poderosos com treinos e lutas.
Claro, outra consequência dessa força imensa é que os integrantes da raça possuem velocidade, reflexos, durabilidade e resistência que também ultrapassam os limites humanos.
Esse grande poder dos Saiyajins também se reflete do apetite deles, que muitas vezes, parece insaciável. Eles precisam comer de 30 a 40 vezes mais comida que um humano comum para manter o metabolismo.
Com relação a envelhecimento, o próprio Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, já revelou que os Saiyajins costumam viver o mesmo que um ser humano comum.
No entanto, como se tratam de uma raça guerreira, eles costumam envelhecer de maneira retardada e podem manter uma aparência jovem mesmo com idades mais avançadas.
Akira Toriyama lembrou que é raro ver Saiyajins idosos pelo simples fato deles serem guerreiros e muitos morreram em batalhas.
Uma das poucas fraquezas da raça são seus rabos. Apesar de serem preênseis e fortes, também são muito sensíveis: caso sejam pegos por alguém, o dono pode ficar enfraquecido.
Além disso, eles também podem ser cortados. Existe uma chance muito baixa (apenas 8%) de o rabo crescer novamente, e isso não irá acontecer se o saiyajin ficar mais poderoso.
Personalidade
Os Saiyajins ficaram famosos por serem muito agressivos, impiedosos, frios violentos e orgulhosos. Além disso, são apaixonados por lutas, traço que Goku manteve mesmo após perder a memória.
Por conta disso, seus integrantes não costumam mostrar qualquer tipo de compaixão e empatia e não demonstram emoções, nem mesmo com parentes.
Isso ficou evidente quando Raditz não se importou em tentar matar Goku, seu irmão mais novo, ou quando Vegeta se mostrou indiferente com a quase extinção da raça.
Apesar disso, já vimos exemplos de Saiyajins que demonstraram emoções, como foi o caso de Bardock, que parecia se importar com a esposa, Gine, e Goku (ou Kakarotto, se preferir).
Até mesmo o próprio Vegeta, com o passar do tempo, deixou de ser um guerreiro frio, impiedoso e sarcástico e se tornou um pai de família.
Também não se esqueça que mesmo na época em que era frio e impiedoso, Vegeta chegou a chorar ao implorar para Goku derrotar Freeza para vingar os Saiyajins.
Um detalhe bastante curioso é que os Saiyajins do Universo 6 de Dragon Ball são completamente diferentes nesse sentido: são igualmente poderosos, mas pacíficos.
Transformações dos Saiyajins
No início de Dragon Ball, nos foi apresentada a primeira transformação de destaque dos Saiyajins: o Oozaru.
Para se transformar, os integrantes da espécies precisam apenas olhar para uma lua cheia e pronto: eles se transformam em gorilas gigantes muito poderosos que agem de maneira completamente irracional e muito violenta.
No entanto, todos sabemos que a transformação mais poderosa e famosa da raça é o Super Saiyajin, que além de deixar o integrante mais poderoso, ficou conhecida por deixá-lo com cabelos loiros e os olhos azuis.
Essa forma possui duas variações mais poderosas: o Super Saiyajin 2 e o Super Saiyajin 3. Também existe o Super Saiyajin 4, que apesar de até ser popular, não é considerada oficial.
Recentemente, Dragon Ball também nos apresentou outras variações mais poderosas da transformação, como o Deus Super Saiyajin e o Super Saiyajin Azul.
Isso é tudo que você precisava saber a respeito dos Saiyajins de Dragon Ball. Como a história da franquia continua com Dragon Ball Super, pode ser que mais segredos e detalhes sobre eles sejam revelados com o passar do tempo.
Para ficar por dentro de tudo que acontece em Dragon Ball, não deixe de conferir o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Seja o primeiro a comentar