As livrarias Saraiva fecharam todas as unidades físicas, na última quarta-feira (20), com uma demissão coletiva de funcionários. Agora, a empresa brasileira passará a funcionar apenas como site.
A informação foi revelada inicialmente pelo site especializado PublishNews e confirmada por fontes do colunista Rennan Setti, do jornal O Globo.
O corte massivo entristeceu uma legião de leitores que também viram a Livraria Cultura sucumbir à crise do modelo nos últimos meses.
A Saraiva, por sua vez, vinha encerrando as atividades em ritmo acelerado desde junho, quando passou a manter apenas quatro espaços abertos em São Paulo e outra em Campo Grande.
A demissão dos funcionários ocorreu às vésperas de uma assembléia de votação para a mudança societária no negócio.
Alternativa após fechamento da Saraiva
O fechamento das lojas físicas da Saraiva marca um ponto de virada na indústria de livrarias no Brasil. Enquanto a empresa busca se adaptar, os consumidores podem encontrar alternativas em outros varejistas.
A Amazon, por exemplo, continua a oferecer uma ampla variedade de títulos em seu site, além de disponibilizar o serviço Amazon Prime, que inclui frete grátis e entrega ultrarrápida para diversas regiões do país.
Muita gente já sabe, mas outras nem imaginam que a Amazon também oferece um acervo expressivo de livros digitais para download. A biblioteca ainda disponibiliza as obras de maneira gratuita para seus usuários.
A oferta conta com os mais variados gêneros de literatura nacional e internacional. A plataforma ainda oferece textos jurídicos, obras de economia, material religioso, livros de autoajuda, além de mangás e histórias em quadrinhos.
Dentre estes, a Amazon oferece obras de vestibular como “Macunaíma: O Herói Sem Nenhum Caráter”, “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
A empresa também disponibiliza versões gratuitas dos clássicos “O Cortiço”, “Alice no País das Maravilhas” e de “Os Miseráveis”. Clique aqui para conferir TODOS os títulos!
eBooks gratuitos na Amazon
A Amazon mantém um fluxo constante de adições à sua biblioteca de eBooks, que cobre um amplo espectro de gêneros e são disponibilizados gratuitamente.
Os títulos podem ser adquiridos na plataforma após uma breve pesquisa feita pelo usuário, com base nos critérios de gênero, popularidade, idioma, avaliações de leitores e data da publicação.
Para acessar as obras, os usuários precisam instalar o aplicativo de leitura Kindle (ou comprar um Kindle físico), que é compatível com computadores e dispositivos móveis de sistemas operacionais Windows, iOS e Android.
Seja o primeiro a comentar