A Sega acaba de lançar uma linha do tempo oficial que explica em que momento da história de Sonic the Hedgehog cada jogo se encaixa, ajudando os fãs a entender a cronologia do universo do ouriço azul.
Disponível no site japonês da empresa, essa nova linha do tempo organiza os jogos e define quais fazem parte do cânone oficial da franquia.
Durante muitos anos, a Sonic Team fez questão de focar mais em entregar bons jogos do que em estabelecer uma cronologia rígida.
Contudo, em tempos recentes, a Sega tem se esforçado mais para definir o enredo de seus títulos, criando uma linha do tempo oficial que, por enquanto, está disponível apenas em japonês.
A Era Clássica e a Era Moderna de Sonic
A linha do tempo divide os jogos de Sonic em duas grandes categorias: Era Clássica e Era Moderna. A Era Clássica inclui títulos como Sonic Mania e Sonic Superstars, além dos clássicos Sonic the Hedgehog 2 e Sonic 3 & Knuckles.
Já a Era Moderna é composta por jogos como Sonic Adventure 2 e Sonic Frontiers. No entanto, a linha do tempo também destaca flashbacks importantes, como o cenário de Sonic Unleashed, que se passa na pré-história, e eventos de Shadow the Hedgehog, situados 50 anos atrás.
A linha do tempo ainda está em japonês, o que significa que pode haver ajustes quando for traduzida oficialmente para outros idiomas.
Alguns jogos não aparecem na linha do tempo, o que pode indicar que são considerados “não canônicos”, ou simplesmente não são relevantes para o quadro geral.
A Exclusividade das Eras Clássica e Moderna
A Sega tem tratado com mais seriedade as Eras Clássica e Moderna em seus jogos. Quando questionada sobre a presença de Shadow em Sonic Superstars (lançado em 2023), a empresa foi clara, afirmando que, devido ao posicionamento cronológico do personagem, ele não deveria aparecer no título
Embora o personagem tenha sido referenciado, foi apenas de forma estética, como um item cosmético. A lógica é que, como Sonic e Shadow só se encontraram oficialmente em Sonic Adventure 2, não seria possível inseri-lo no novo jogo.
Além da linha do tempo, o site da Sega apresenta um diretório de personagens, categorizando-os conforme sua era de origem. Há uma grande diferença no número de personagens entre a Era Clássica e a Moderna, sendo que a segunda é muito mais populosa.
Dois personagens importantes ainda não se encaixam perfeitamente: Trip e Fang, que não têm participação confirmada na Era Moderna, tornando seu destino após Sonic Superstars um mistério.
Com o passar do tempo, é esperado que a linha do tempo sofra atualizações, com novos jogos sendo adicionados, outros removidos e mais detalhes sendo esclarecidos.
Por ora, os fãs devem encarar essa linha do tempo como uma exploração divertida, não como uma referência definitiva e imutável para os próximos títulos da franquia.
A Sega tem demonstrado que, embora a cronologia de Sonic seja complexa e cheia de detalhes, ela continua a evoluir, mantendo a atenção dos fãs ao redor do mundo.
Fonte: Comic Book
Seja o primeiro a comentar