O canal HBO confirmou que lançará uma série de TV baseada nos quadrinhos dos Watchmen já em 2019. No entanto, ainda não temos grande ideia de como ela será adaptada para a televisão. Damon Lindelof, criador do show, escreveu uma carta de cinco páginas com seus planos e intenções, e se ele deixou uma coisa bem clara é que o seriado não é uma adaptação direta das HQs originais.
Assim, a dúvida logo surgiu na mente dos fãs: seria a série dos Watchmen uma sequência dos quadrinhos? Um reboot? Uma história de origem?
Já quer uma resposta logo de cara? Algumas pista já mostraram que deve se tratar de uma espécie de sequência dos quadrinhos originais da equipe, por conta de algumas fotos do set de filmagens. Além disso, o show deve ter a presença de novos personagem, enquanto que os originais devem ficar relegados a papéis secundários.
Mas como que isso pode ocorrer? Entenda mais abaixo.
O que não esperar da série
Como dito na introdução, Lindelof já deixou claro que a série de TV não é uma adaptação direta dos quadrinhos. “Não temos o desejo de ‘adaptar’ as doze edições publicadas por Alan Morre e Dave Gibbons, criadas há 30 anos. Essas publicações são sagradas e não devem ser incrementadas, recriadas, reproduzidas e ou sofrer algum reboot”, afirmou Lindelof.
Assim, é possível imaginar que algumas referências aos eventos originais devem ser feitas, mas no fundo, não espere muitos flashbacks de momentos icônicos da obra original ou até mesmo uma grande presença dos personagens clássicos dos Watchmen.
[irp posts=”60216″ name=”HBO confirma série de TV de Watchmen para 2019 e revela teaser; veja”]
Na carta, Lindelof chegou a afirmar que também não se tratava de uma “sequência”, mas a maneira em que citou a palavra deu a entender que ele a usou com um significado raso e vago. Mas qual é a verdadeira razão por trás disso?
A série dos Watchmen se passará nos dias atuais
Uma coisa que já podemos afirmar com toda a certeza é que a série, diferente dos quadrinhos, se passará nos dias atuais e não deve focar os efeitos imediatos da calamidade que encerrou a HQ. Algumas fotos do set de filmagens revelaram um planeta que teve tempo de se adaptar, com sinais de aviso e referências à criatura alienígena parecida com uma lula.
Outra pista dada é que o show se passará na cidade de Tulsa, no estado americano de Oklahoma, por conta de um jornal chamado The Tulsa Sun, com uma capa que tinha o título “Nunca esqueça”, em que lembrava a bomba que explodiu em Oklahoma City, no ano de 1995.
Outra foto do set de filmagens mostrou uma nova versão da bandeira americana, com as estrelas organizadas de maneira diferente, e carros do mundo moderno.
O show, apesar de apresentar personagens novos, ainda deve ter um pouco de foco voltado para os originais. Outro jornal, visto no set de filmagens, tinha como título “Veidt declarado oficialmente morto”, o que implica que Ozymandias pode ter desaparecido em algum momento. Se ele tivesse realmente morrido, o título seria bem diferente, como “Veidt faleceu”. Também foi possível ver referências aos Minutemen, os primeiros heróis desse universo alternativo.
Lindelof também afirmou o seguinte na carta: “Nós também pretendemos revisitar o século passado de aventureiros uniformizados por meio de uma visão surpreendente, mas também familiar… e é aqui que vamos assumir os principais riscos”. É algo que sugere que algum personagem original deve ter um papel de destaque na série de TV. Só ainda não sabemos como o século passado pode ser explorado nesse caso.
Falando agora dos personagens que estarão na série, tudo o que foi repassado até agora dá a entender que muitos deles são policiais ou estão relacionados com a polícia, indicando que a série dos Watchmen deve retratar policiais que estão tentando fazer seu trabalho nesse mundo criado pelas ações de Ozymandias. Na carta, Lindelof afirmou que o show terá “novas faces” e “novas máscaras para cobrí-los”. Assim, podemos imaginar que os super-heróis também estarão presentes.
Mais provas que se trata de uma sequência
Com tudo que foi dito até agora, podemos dizer que a série dos Watchmen se trata de uma sequência em dois sentidos: 1) se passa na mesma continuidade dos quadrinhos e 2) se passa após os eventos originais. Ela não mostrará o que aconteceu com o Coruja, Espectral e Ozymandias após a lula se transportar para Nova York e explodir, mas sim os impactos dessa tragédia no mundo e como ela mudou a história.
Segundo o espírito da obra original, a série de TV também deve ser influenciada pela política comtemporânea, após Lindelof prometer que ela deve ressoar as ações de Donald Trump, Teresa May e Vladimir Putin. Outras fotos do set de filmagens mostraram a Estátua da Liberdade fechada por conta de vandalismo de membros da Ku Klux Klan, o que pode mostrar que a supremacia branca voltou a ganhar força nos EUA.
[irp posts=”57833″ name=”Jeremy Irons vai protagonizar nova série baseada em Watchmen”]
Por fim, Lindelof descreveu o show como o “Novo Testamento” do “Antigo Testamento” do quadrinho original, citando o que aconteceu com os protagonistas originais: a morte do Comediante, o romance do Coruja e Espectral, Ozymandias salvou o mundo e que o Dr. Manhattan continua sumido após deixar Rorschach em pedaços na Antártica.
Assim, não fica mais dúvidas de que a série de TV dos Watchmen será uma espécie de continuação do que ocorreu nos quadrinhos. Só existe um pequeno porém: Watchmen já possui seu Novo Testamento nas HQs: a minissérie Doomsday Clock, que está sendo publicada pelo DC desde 2017.
Duas sequências dos Watchmen
Doomsday Clock é uma série de 12 edições que está sendo escrita por Geoff Johns e que deve ser concluída em 2019, o que signfica que tanto a sequência dos quadrinhos quanto a da série de TV contarão suas histórias ao mesmo tempo. Apesar de Lindelof ter dito que os quadrinhos originais são cânones em relação ao seriado, ele não mencionou Doomsday Clock ou a série Before Watchmen, que se passa antes dos eventos do original.
Assim, é possível imaginar que a série deve ignorar qualquer coisa dos quadrinhos com a exceção das 12 edições originais escritas por Alan Moore e Dave Gibbons. Assim, Before Watchmen e Doomsday Clock não serão considerados cânones/oficiais dentro do seriado da HBO (especialmente no caso na sequência, que colocou os demais heróis da DC, como o Superman e o Batman, na jogada).
Assim, a popular franquia terá duas continuidades: uma nos quadrinhos e outra na série de TV, a não ser que algo seja revelado no futuro e negue esse pensamento.
Apesar de tudo o que foi dito no texto e das pistas que foram dadas, ainda existem muitos segredos guardados a sete chaves. A série já está sendo gravada e uma sinopse oficial deve surgir em breve, bem como um trailer. Enquanto isso, precisamos aguardar mais novidades.
Fonte: Screen Rant
Seja o primeiro a comentar