A série espanhola La Casa de Papel se tornou um fenômeno mundial após passar a fazer parte do catálogo da Netflix. Porém, se o roubo na Casa da Moeda da Espanha se tornou famoso, não se pode dizer que agradou a todos. Na Turquia, a série tem causado bastante incômodo.
[irp posts=”54196″ name=”Netflix pode estar preparando terceira temporada de La Casa de Papel”]
Os partidários e apoiadores do regime do presidente turco, Recep Erdogan, acreditam que a série pode incitar os jovens a realizar uma nova revolta contra o governo, como a que aconteceu em 2013. “Da música aos slogans, dos vestidos aos cenários, cada fotograma inclui mensagens subliminares. Isso deve ser investigado”, escreveu no Twitter o apresentador de TV Ömer Turan.
Ele não é o único a ver a série com maus olhos. O ex-prefeito da capital Ankara, Melih Gökçek, chegou a pedir que a polícia e o serviço secreto turco investiguem a série, que segundo ele está se tornando um “símbolo de rebeldia”.
O regime de Erdogan é apoiado em sua maioria por fundamentalistas islâmicos. O governo recentemente criou leis para ajudar a regular serviços de streaming e todo conteúdo multimídia consumido no país. A Turquia também possui casos recentes de perseguição à imprensa.
As duas temporadas de La Casa de Papel estão disponíveis na Netflix.
Seja o primeiro a comentar