Séries em alta, jovens heróis e mais: uma análise dos novos anúncios da Marvel

Augusto Ikeda

Séries em alta, jovens heróis e mais: uma análise dos novos anúncios da Marvel

A Marvel deixou os fãs de seu universo cinematográfico ainda mais empolgados graças ao anúncios feitos na quinta-feira passada (10), durante o chamado Dia do Investidor da Disney: informações sobre seus filmes e séries foram divulgadas, entre elas, atrações inéditas.

Não há como não negar o sucesso da franquia cinematográfica, que já se tornou a mais bem sucedida da história do cinema. E os novos planos divulgados pela Marvel só mostram que ela irá ficar ainda maior e mais atrativa pelos próximos anos.

Passada toda a empolgação dos fãs, o que nós podemos concluir a partir de todos esse anúncios? O que Marvel sinaliza para o futuro com tantos projetos em mente?

Confira uma análise abaixo.

Marvel: três pontos de destaque dos seus próximos projetos

Investimento pesado em séries

Invasão Secreta, uma das novas séries anunciadas pela Marvel

Talvez o ponto mais interessantes de todos os anúncios feitos no Dia do Investidor tenha sido o simples fato de que a Marvel parece cada vez mais disposta e bancar séries do que filmes no futuro próximo.

Várias séries já haviam sido confirmadas há algum tempo para o Disney+: WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki, Gavião Arqueiro, Ms. Marvel, Mulher- Hulk e Cavaleiro da Lua.

Agora, elas contam com a companhia de mais três atrações: Coração de Ferro, Armor Wars e Invasão Secreta, confirmadas justamente na semana passada. Também foram confirmados um especial de Natal dos Guardiões da Galáxia e uma série de curtas protagonizada por Groot.

Já do lado cinematográfico da franquia, apenas dois novos filmes foram confirmados: Homem-Formiga 3 e Quarteto Fantástico. Já os demais longas anunciados anteriormente receberam apenas atualizações.

Sim, a Marvel parece mais disposta em bancar séries do que filmes para o futuro. E por que ela tomou essa decisão?

O primeiro motivo é um tanto óbvio: ajudar a impulsionar o Disney+, serviço de streaming da Disney, dona da Marvel. Nada melhor do que usar a história e personagens da franquia cinematográfica mais popular da história, não é verdade?

Um segundo motivo que podemos apontar como fundamental para a decisão é que nesse formato, a Marvel pode desenvolver suas histórias de uma maneira diferente, fugindo do habitual e apresentando algo novo para o público, sem fugir tanto de sua fórmula de sucesso.

Afinal, com uma série, você pode desenvolver uma história mais longa e de maneira menos apressada. O mesmo também pode ser dito a respeito de seus personagens, o que proporciona uma dinâmica diferente.

E um terceiro motivo a respeito dessa decisão deve ter relação com o atual momento do planeta. Afinal, ainda estamos em meio a uma pandemia que forçou o fechamento de muitos cinemas e, por consequência, mudou os planos da franquia.

Como o cenário ainda está bem indefinido, não é um absurdo imaginar que a Marvel pode ter mudado sua estratégia graças ao coronavírus e optado justamente por bancar mais séries do que filmes.

Além disso, como a economia foi bastante afetada por conta da pandemia, nem é preciso te lembrar que bancar uma série de TV sai bem mais em conta que um filme, não é verdade?

Desta forma, se você é aquele fã do UCM que não deixa de perder um filme, não vai ter outra escolha a não ser assinar o Disney+.

Aposta em heróis jovens da Marvel

Agora falando a respeito da história do Universo Cinematográfico Marvel, os anúncios do Dia do Investidor deixaram outra coisa bem clara: a aposta em jovens heróis.

Por exemplo, a atriz Hailee Steinfeld foi oficialmente confirmada como Kate Bishop em Gavião Arqueiro e o mesmo aconteceu com Iman Vellani, a Ms. Marvel. No entanto, as informações já eram de conhecimento do público graças a fotos do set de filmagens das séries.

No entanto, a Marvel nos pegou de surpresa ao confirmar mais heróis considerados “jovens” em suas histórias.

Por exemplo, a Coração de Ferro, sucessora do Homem de Ferro, terá sua própria série no Disney+. Enquanto isso, America Chavez aparecerá em Doutor Estranho 2 e Cassie Lang, já adolescente, foi confirmada no elenco de Homem-Formiga 3.

Todas essas personagens que citamos acima tem algo em comum: ainda são jovens.

Some isso ao fato de que Célere e Wiccano, filhos da Feiticeira Escarlate e Visão, devem aparecer em WandaVision, bem como a presença de Kang, o Conquistador (um dos fundadores da equipe é Nathaniel Richards, o Rapaz de Ferro, versão jovem do vilão). São outros fator que ajuda a reforçar essa provável tendência.

E seria esse um indício de que podemos ver os Jovens Vingadores em breve na franquia?

Nada de um Vingadores 5, Deadpool ou X-Men, por enquanto

fase 5 da marvel

Agora, vamos olhar para o outro lado do espectro: anúncios que muitos torciam pra se concretizar, mas não aconteceram.

Se você ainda torce pra ver um Vingadores 5 no futuro, a Marvel jogou um balde de água fria ao não mencionar nada no Dia do Investidor. Além disso, não foi feito nenhum anúncio de outro filme de equipe (claro, não estamos contando equipes menores como o Quarteto Fantástico).

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, já havia dito que a franquia daria um tempo em filmes da mesma magnitude (afinal, ter gravado Guerra Infinita e Ultimato deve ter dado um trabalho enorme). E isso ficou reforçado com a aparente mudança de foco em séries e jovens heróis que citamos no início.

Sim, é possível que um Vingadores 5 ou um filme dos Jovens Vingadores estejam nos planos do Universo Cinematográfico Marvel, mas não para um futuro próximo. 

Também não foi feito qualquer anúncio a respeito de um novo filme do Deadpool ou dos X-Men.

Ryan Reynolds, o intérprete do mercenário falastrão, até teve uma reunião com a Marvel há algum tempo, mas pelo visto, um novo longa ainda pode demorar um pouco.

Lembre-se que os filmes do personagem são mais voltados para um público adulto, diferente da franquia, que é mais familiar. A Marvel ainda pode estar encontrando uma forma de encaixá-lo.

Além disso, lembre-se que nosso amigo Wade Wilson caiu de paraquedas no meio de uma franquia que é meticulosamente planejada e está com agenda bem cheia para os próximos anos.

No caso dos X-Men, podemos imaginar que o fracasso de longas como Fênix Negra e Os Novos Mutantes pode ter atrapalhado um pouco os planos. Assim, melhor dar um tempo para o público esquecer esses longas.

Ao menos, saiu algo a respeito do Quarteto Fantástico, para não deixar os fãs tão insatisfeitos.

Essa foi nossa análise a respeito dos anúncios da Marvel para o Dia do Investidor. Como deu pra notar, esses parecem ser os caminhos que a empresa quer seguir para o futuro do seu universo cinematográfico, que fica ainda mais promissor e empolgante.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo de filmes da Marvel, não deixe de se inscrever no canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.

Mais sobre o Universo Cinematográfico Marvel no canal do Ei Nerd!:

VEJA MAIS Marvel Universo Cinematográfico Marvel
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA