Shang-Chi: de enredo a personagens, o que esperar do novo filme do herói

Augusto Ikeda

Shang-Chi: de enredo a personagens, o que esperar do novo filme do herói

Durante seu painel da edição 2019 da San Diego Comic-Con, a Marvel confirmou oficialmente o filme do herói Shang-Chi, que ganhou o título de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, e será parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). E afinal, o que nós podemos esperar do filme?

Confira abaixo o que podemos aguardar a respeito do filme de Shang-Chi, como sua possível história e seus personagens.

A possível história de Shang-Chi

Da mesma forma que o filme dos Eternos, a primeira aventura de Shang-Chi nos cinemas precisará contar as origens do herói. E isso é muito interessante por um bom motivo.

Como já abordamos anteriormente no Ei Nerd, Shang-Chi também é conhecido como Mestre do Kung Fu nos quadrinhos da Marvel (inclusive, ele é até mais conhecido por esse nome aqui no Brasil). Assim, já podemos nos preparar para um filme que deve ser voltado para artes marciais e a cultura asiática.

É algo inédito dentro do UCM e com certeza, vai chamar a atenção de muita gente, especialmente para quem é fã de filmes com essa mesma temática. 

E por se tratar de um filme de origens, com certeza devemos ver todo o treinamento de Shang-Chi para se transformar no Mestre do Kung Fu. Assim, é muito provável que o longa retrate o herói, ainda menino, iniciando seus treinamentos, até virar um adulto, já especialista em artes marciais.

Mesmo assim, o principal enredo do filme, com certeza, tem relação com o seu título, que se chama oficialmente Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. E quem é fã de carteirinha dos filmes da Marvel já sabe muito bem o que devemos ver na aventura do herói.

O grupo terrorista Dez Anéis foi o responsável por sequestrar Tony Stark e o manter em cativeiro no primeiro filme do Homem de Ferro. Mas desde então, eles praticamente ficaram de fora dos demais longas da série.

Desta forma, já é bom ir se preparando para um possível retorno do grupo terrorista em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. É algo que casa justamente com uma afirmação feita por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, algum tempo antes da Comic-Con: nós ainda veríamos esse grupo terrorista novamente na franquia.

E falando em Kevin Feige, nesta mesma ocasião, ele também disse que o Mandarim de verdade também ainda não havia dado as caras na franquia (afinal, o Mandarim de Homem de Ferro 3 era apenas uma encenação). E já foi confirmado que o personagem será o grande vilão de Shang-Chi. 

[irp posts=”76802″ name=”Fu Manchu: conheça o pai e inimigo de Shang-Chi”]

Desta forma, os Dez Anéis no título do filme também devem se tratar de uma menção ao Mandarim, conhecido nos quadrinhos por usar justamente dez anéis que lhe dão poderes. 

Voltando a falar a respeito das origens de Shang-Chi, nos quadrinhos, o herói foi treinado por seu pai, Fu Manchu, para ser um assassino. Mas após descobrir seus planos maléficos, ele se revoltou e os dois se tornaram inimigos.

Nas HQs, o Mandarim já assumiu o lugar de Fu Manchu e se transformou no pai de Shang-Chi. Assim, fica cada vez mais claro que a Marvel deve fazer o mesmo para o filme: o Mandarim pode treinar seu filho para se tornar um assassino, mas ele deve se rebelar e os dois se tornam inimigos. Mas Shang-Chi, provavelmente, também terá de conter qualquer ameaça do grupo Dez Anéis.

Sim, essa é apenas uma suposição, mas aparenta ser o cenário mais provável para Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Em breve, devemos ter mais informações. 

O elenco e os personagens

Poucas informações foram reveladas a respeito do elenco de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, mas vamos citá-las de qualquer forma. Simu Liu, ator nascido na China, mas que cresceu no Canadá, foi o escolhido para dar vida ao herói na franquia.

A escolha de Liu tem alguns toques de ironia, e por que não, simbólicos. Afinal, ele já havia criticado a falta de diversidade de atores nos filmes da Marvel. No entanto, a empresa realmente parece ter mudado um pouco seu pensamento e o escolheu justamente para dar vida ao primeiro herói asiático do UCM.

Tony Leung Chiu-wai será o Mandarim no filme. Ele nasceu em Hong Kong e é um dos atores mais famosos do cinema asiático. E com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, ele fará sua estreia em Hollywood. 

Além desses dois nomes, a Marvel também anunciou que a atriz e rapper Nora Lum, conhecida profissionalmente como Awkwafina e que tem descendência chinesa e coreana, também participará de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. No entanto, seu papel ainda não foi especificado.

A direção do filme ficar por conta de Destin Daniel Cretton, que apesar de seu nome, nasceu no Havaí e possui descendência japonesa. Assim, a Marvel repete a mesma estratégia de Pantera Negra: além do elenco, também escolheu um diretor que tem laços com a cultura que será abordada no filme.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA