Diretor explica exatamente onde Shang-Chi se encaixa na linha do tempo do UCM

Giovanna Camiotto

Diretor explica exatamente onde Shang-Chi se encaixa na linha do tempo do UCM

A gente já tinha analisado e deduzido e, agora, o diretor Destin Daniel Cretton finalmente confirmou onde é que se encaixa o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis na linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Em uma nova conversa com a Fandango, Cretton revelou que a trama está inicialmente definida “nos dias atuais na linha do tempo do UCM” – para ser mais claro, o diretor confirma que Shang-Chi se passa no pós-Blip, a “atualidade” da continuidade da franquia. Ou seja, por volta de 2023 e 2024.

Posicionar a origem do personagem como um super-herói nesse período faz muito sentido para o UCM que não vai precisar, por exemplo, explicar por que Shang-Chi não colaborou na batalha contra Thanos.

[irp posts=”77023″ name=”Por que a Fase 4 da Marvel não tem filme dos Vingadores? Kevin Feige explica”]

Até a Fase 3 do UCM, tudo era um pouco mais fácil de entender, visto que a maioria dos filmes se passava no mesmo ano em que eram lançados no mundo real ou, ainda, se passavam num passado distante e devidamente delineado. Nesse sentido, Guardiões da Galáxia Vol. 2 se passou em 2014, enquanto Capitã Marvel foi em 1995.

Para conseguir entender a ordem dos fatores – sem alterar o produto – é preciso lembrar que o UCM passou a estar ligeiramente à nossa frente no mundo real. Isso aconteceu após o lançamento de Vingadores: Ultimato, cuja trama deu um salto de cinco anos e foi diretamente para 2023.

Mais tarde naquele ano, Homem Aranha: Longe de Casa progrediu para 2024. WandaVision, por sua vez, estreou a Fase 4 do UCM e o enredo se passava apenas algumas semanas após o final de Vingadores: Ultimato (ou seja, em 2023).

Falcão e o Soldado Invernal, por sua vez, acontece exatamente 6 meses após o funeral do Homem de Ferro.

Com os lançamentos mais recentes, a coisa tem ficado ainda mais complicada de acompanhar, com Viúva Negra se passando antes de Vingadores: Guerra Infinita, com Eternos cobrindo aproximadamente 7 mil anos de história e com Loki e What If…? explorando linhas do tempo alternativas…

[irp posts=”112585″ name=”What If…? mostrou que nem mesmo Kang entende o multiverso da Marvel”]

Sobre Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

A surpresa foi grande quando a Marvel confirmou que estava trabalhando em um filme de Shang-Chi. No entanto, tudo ganha significado quando é revelado que o mestre do kung-fu vai enfrentar ninguém menos do que o verdadeiro Mandarim em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que acabou se tornando um dos longas mais esperados da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel.

Em Homem de Ferro 3, foi visto um impostor usando o nome do Mandarim e sendo desmascarado por Tony Stark.

No entanto, foi revelado depois que o verdadeiro Mandarim não ficou nada feliz com isso e, agora, pela primeira vez, poderemos ver um dos grandes vilões da Marvel em ação.

Ele será interpretado por Tony Leung, enquanto Simu Liu terá o papel principal de Shang-Chi, o maior artista marcial da Marvel. Awkwafina também foi confirmada no filme, mas não teve seu papel divulgado. A direção fica por conta de Destin Daniel Cretton, enquanto David Callaham assina o roteiro.

Previsão de estreia de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: setembro de 2021.

[irp posts=”112629″ name=”Fãs ferrenhos do UCM se recusam a assistir Shang-Chi no cinema: ‘não vale a pena'”]

VEJA MAIS Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA