Um dos lançamentos mais aguardados do ano entre os fãs de super-heróis, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis acaba de ganhar o seu primeiro trailer oficial. E que trailer!
A Marvel chegou chutando a porta e demonstrou que está mais do que preparada pra trazer de volta os filmes de Kung Fu, numa estética totalmente inédita para o Universo Cinematográfico (UCM) da empresa.
São tantos detalhes que o espectador pode até mesmo se perder nas referências e segredos já revelados sobre a trama. Então, vamos a eles!
O grande vilão Zheng Zu
Nos quadrinhos,, o principal inimigo de Shang-Chi é seu pai. Inicialmente, o personagem era chamado de Fu Manchu.
Porém, como Fu Manchu era um personagem de fora da Marvel Comics, a Marvel acabou tendo alguns problemas com direitos autorais (que novidade!).
Por isso, o nome do pai do personagem acabou mudando algumas vezes antes de chegar ao nome definitivo de hoje em dia, que é Zheng Zu.
Esse vilão se tornou um personagem “datado”, pois apresentava um estereótipo que existia na época em que foi criado (1973).
Felizmente, a Marvel não quis adaptar para o cinema um personagem que fosse ofensivo para o povo chinês – principalmente no filme do primeiro protagonista asiático do estúdio.
O reaproveitamento aconteceu transformando o pai de Shang-Chi em ninguém menos do que um conhecido vilão do Homem de Ferro: o Mandarim.
[irp posts=”78686″ name=”Mandarim: conheça o vilão do Homem de Ferro que estará no filme de Shang-Chi”]
Dessa maneira, além de resolver o problema do estereótipo preconceituoso, Zheng Zu também se tornou um vilão muito mais ameaçador e que chama muito mais a atenção.
Vale comentar que, dessa vez, trata-se do verdadeiro Mandarim, o real líder dos Dez Anéis, e não aquela farsa que apareceu em Homem de Ferro 3.
A infância e adolescência de Shang-Chi
No trailer, assim como nos quadrinhos, Shang-Chi é treinado desde a infância pra ser o maior lutador do planeta.
Assim como nos quadrinhos, o herói é treinado pelo vilão Death Dealer – que vem a se tornar seu inimigo no futuro.
O trailer mostra o progresso de Shang-Chi na adolescência, já lutando com diversos ninjas ao mesmo tempo.
Vale notar que o Mandarim acompanhava de perto o treinamento do filho. Pode ser importante prestar atenção, também, no fato de que ainda não foi revelado o nome do ator que interpreta o personagem – que surge mascarado e misterioso.
[irp posts=”65122″ name=”Quem é Shang-Chi, o grande mestre de kung fu da Marvel”]
O plano inicial
Todo o esforço e treinamento na infância e adolescência eram uma preparação para Shang-Chi se tornar o braço direito do pai no futuro.
Antes desse momento chegar, no entanto, o Mandarim deu 10 anos para que Shang-Chi pudesse viver a vida como bem quisesse.
Durante esse tempo, Shang-Chi vive uma vida modesta nos Estados Unidos, em uma casa bem humilde e trabalhando como chofer em um hotel.
O herói também sai para se divertir com os amigos no karaokê, levando uma vida extremamente normal e sem luxos.
Hora da virada
O prazo de 10 anos chega ao fim e é a partir daí que o enredo do filme deve se desenrolar: o Mandarim é visto indo buscar Shang-Chi para que ele, finalmente, cumpra seu propósito – ser uma arma para organização dos Dez Anéis.
Ao que tudo indica, Shang-Chi não quer obedecer ao pai – o que, certamente, vai gerar confusão.
Enquanto isso, o vilão não deve aceitar “não” como resposta. Por isso, parece que ele enviou dois dos seus melhores lutadores atrás do filho.
[irp posts=”76802″ name=”Fu Manchu: conheça o pai e inimigo de Shang-Chi”]
Razor Fist no trailer de Shang-Chi
O primeiro lutador que aparece, enviado pelo Mandarim, é conhecido dos fãs dos quadrinhos: Razor Fist, que ataca o herói no ônibus .
Razor Fist é um dos principais vilões de Shang-Chi nas HQs. A diferença mais notável é que, originalmente, as duas mãos do vilão são lâminas. No filme, apenas uma das mãos será assim.
Katy pode ser uma agradável surpresa
Na mesma cena do ônibus, aparentemente com traje parecido ao de Shang-Chi (uniforme do hotel?), aparece Katy.
Ela está em várias cenas importantes do trailer e, com certeza, deve trazer o alívio cômico do filme (vide a cena final do trailer, além do já conhecido histórico da Marvel).
Death Dealer reaparece
Além do Razor Fist, Death Dealer também vai atrás de Shang-Chi. Provavelmente, ele vai conseguir obrigar o herói a voltar.
Isso teria sido confirmado pelo fato de os casacos de Shang-Chi e Katy serem os mesmos na cena de luta no ônibus e, mais tarde, quando eles chegam de helicóptero na base dos Dez Anéis.
[irp posts=”77185″ name=”Shang-Chi a Lenda dos Dez Anéis? Entenda o significado desse título”]
A base dos Dez Anéis
Muitos não identificaram, mas a construção misteriosa que aparece no filme é, de fato, a base da organização Dez Anéis. Alguns detalhes confirmam isso.
Primeiro porque o próprio Mandarim aparece ali, vestido de branco. Segundo, porque no momento em que o helicóptero está prestes a pousar aparece o símbolo dos Dez Anéis embaixo da aeronave.
Nesse local, Shang-Chi revisita o passado, retornando ao lugar onde cresceu e treinou em boa parte de sua vida – detalhe que essa também é a cena inicial do trailer.
Casos de família
Ao retornar às origens, Shang-Chi aparentemente descobre algo grandioso e terrível que seu pai deve estar tramando. É nesse momento que ele percebe que não pretende cumprir o propósito para o qual foi treinado.
Possivelmente, o herói terá que lutar contra o próprio pai. No entanto, ele não está sozinho, Shang-Chi terá a ajuda de Xialing, sua irmã , também filha do Mandarim e que vive uma vida mais discreta.
A teoria sobre a presença de Xialing é embasada em vazamentos das imagens de bonecos oficiais, que caíram na internet.
O grande plano do Mandarim?
O grande plano do Mandarim, que provavelmente forçará Shang-Chi a por tudo a perder, ainda é um mistério.
O primeiro trailer lançado, propositalmente, não traz elementos suficientes para que o público entenda a motivação deste ponto da história.
Tudo indica que o ápice do filme será uma luta final numa espécie de lugar místico, um templo escondido, em que o Mandarim levará os ninjas para atacar.
Tal sugestão se sustenta justamente porque, dentro desse templo, é mostrada uma luta entre pai e filho. Também é ali que Shang-Chi aparece, finalmente, com o uniforme de super-herói.
Enquanto os dois lutam dentro do templo, do lado de fora acontece uma verdadeira batalha entre os ninjas dos Dez Anéis e os guardiões do templo.
Vale destaque a aparição de um leão gigante saltando e um filhote de dragão voando.
[irp posts=”101942″ name=”Shang-Chi: Simu Liu diz que se emocionou ao vestir traje do herói pela primeira vez”]
O dragão Fing Fang Foom
Os rumores apontam para a suposição de que o Mandarim estaria atacando o templo para tentar despertar o dragão Fing Fang Foom.
Duas coisas que, talvez, reforçam esse rumores sobre o templo proteger Fing Fang Foom são:
Primeiro, o trailer mostrar dragões menores voando pela região. Segundo, que aparentemente Shang-Chi deve ganhar o uniforme nesse templo. Tanto o traje quanto a ponta do bastão parecem ser feitos de escamas de dragão.
Vale lembrar que essa informação ainda é um rumor/teoria .
História e poderes dos Dez Anéis
Na mesma sequência da batalha do templo ocorre um flashback, que deve explicar a origem dos Dez Anéis que o Mandarim usa.
Um personagem surge no centro do exército inimigo e apresenta estar com o antebraço roxo. É possível notar que o mesmo está usando os 10 anéis (a principal arma do vilão).
Nos quadrinhos, esses anéis são itens tradicionais usados nos dedos. No filme, eles foram transformados em braceletes.
Salvo essa mudança estética, é possível que, assim como nos quadrinhos, os anéis sejam tecnologia alienígena (e não mágica, como muita gente acredita). Ainda não é possível dizer, com base no trailer, se cada anel terá um poder diferente como nas HQs .
[irp posts=”72758″ name=”Mandarim e 10 anéis serão os novos vilões do Universo Marvel?”]
No trailer, ainda é possível visualizar todos os anéis ativados de uma só vez. Eles se separam e iluminam com uma luz roxa no braço do Mandarim. Uma energia, também roxa, aparece nas veias do personagem.
Aparentemente, também é o Mandarim quem apareceu controlando a água e fazendo-a flutuar com o poder de um dos anéis. Conheça o poder de cada anel na contraparte dos itens nos quadrinhos.
O que esperar de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Para entender melhor como os anéis vão funcionar no filme, só assistindo o mesmo na íntegra ou, com sorte, no próximo trailer.
Até lá, o que pode ser dito é que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis será um filme incrível, visto que a ação está espetacular.
Provavelmente, o filme trará as melhores coreografias de luta da Marvel, recuperando o “estilo Jackie Chan” e os filmes clássicos de artes marciais. Uma clara referência, por exemplo, é o clássico O Tigre e o Dragão (2000).
Ainda assim, é notável que, apesar de todas as novidades de estilo e mitologia que vão ser acrescentadas ao UCM, a “fórmula Marvel de fazer filmes” segue a mesma em Shang-Chi: uma mistura ação e comédia em um filme para toda a família.
[irp posts=”106780″ name=”Shang-Chi: Simu Liu pediu no Twitter para estrelar o filme (e deu certo!)”]
Seja o primeiro a comentar