Sharingan: saiba tudo sobre o famoso dojutsu de Naruto

Augusto Ikeda

Sharingan: saiba tudo sobre o famoso dojutsu de Naruto

Vários tipos de dojutsus foram apresentados aos fãs de Naruto no decorrer da história. Aquele que podemos afirmar mais famoso e conhecido de todos é o Sharingan, que é repassado entre os membros do Clã Uchiha e apareceu em inúmeras oportunidades no decorrer da história.

Ele é tão poderoso que é considerado um dos três principais dojutsus de toda a franquia, ao lado do Byakugan e do Rinnegan. Assim como os demais, suas raízes vêm do Clã Otsutsuki, que deu origem a muitos dos clãs abordados em Naruto.

Se você sempre quis conhecer melhor o Sharingan do Clã Uchiha em Naruto, confira abaixo um guia a respeito do dojutsu.

Visão geral do Sharingan

O Sharingan desperta após seu usuário passar por alguma emoção muito forte (normalmente ligada com alguma pessoa bem próxima a ela), que faz seu cérebro liberar uma forma especial de chakra que afeta os nervos óticos, resultando no surgimento do dojutsu.

Normalmente, essa emoção que faz o Sharingan aparecer envolve algo negativo, como estresse ou uma perda, mas também pode envolver sentimentos positivos, como o desejo de proteger alguém querido.

O anime de Naruto afirmou que após o Sharingan ser despertado, o usuário precisa aprender, aos poucos, a conciliar os sentidos apurados do dojutsu com seu tempo de reação. Ele também pode deixar a visão de algum integrante do clã borrada até conseguir se manifestar por completo.

Quando surge, o Sharingan conta com apenas um tomoe (aquele desenho em formato de vírgula), o que não foi o caso de Obito, Itachi e Indra Otsutsuki, que já tinham dois.

Conforme o usuário vai ficando mais experiente, seu Sharingan pode ganhar até três tomoes, o que significa que ele está completo. Todas as habilidades já podem ser acessadas, mas ainda assim, é preciso treiná-las e aperfeiçoá-las.

Assim como outros dojutsus, o Sharingan pode ser transplantado para pessoas que não fazem parte do Clã Uchiha. No entanto, elas não podem desativá-lo e seu uso requer muito mais chakra do que no caso de um integrante da família. Por conta disso, elas costumam cobrir o olho para não gastar a técnica, como foi o caso de Kakashi.

[irp posts=”94370″ name=”Clã Otsutsuki: saiba tudo sobre um dos clãs mais conhecidos de Naruto”]

As habilidades do Sharingan

O Sharingan dá ao seu usuário duas habilidades, chamadas de “Olho da Percepção” e “Olho do Hipnotismo”. Segundo Madara Uchiha, elas só podem ser usadas em seu potencial completo quando os dois olhos possuem o dojutsu.

Habilidades do Olho da Percepção:

  • O usuário pode enxergar o chakra dos seus oponentes e ele ganha determinadas cores, baseadas em sua composição e origem. Também é possível ver obstruções e irregularidades no caminho de chakra de outra pessoa, apesar de essa habilidade não ser tão refinada como no caso do Byakugan.
  • O portador pode fazer leitura labial e imitar movimentos. No caso de Sasuke, ele conseguia observar coisas a um nível microscópico. Para combate, essa habilidade é útil para várias coisas: ver objetos que se movem rápido, antecipar os movimentos dos oponentes e ler selos de mão. No entanto, como dito anteriormente, o usuário precisa aprender a reagir fisicamente a todas essas informações.
  • O portador pode copiar qualquer jutsu que vê, como ninjutsu, genjutsu e taijutsu.

Habilidades do Olho do Hipnotismo

  • O usuário pode usar o chamado Genjutsu: Sharingan. Sua principal habilidade é, a partir de contato visual, sugerir sentimentos e ações para os alvos, como fazê-lo entregar alguma informação importante sem que tenha noção disso. Em casos mais extremos, é possível até mesmo tomar o controle do corpo da vítima, que também “ganha” o Sharingan nos seus olhos. Também é possível controlar mais de uma pessoa de uma única vez, mas como a atenção precisa ser dividida, é mais fácil de perder o controle dos alvos.
  • Apesar de não ser exatamente uma habilidade, com o Olho do Hipnotismo, seu usuário pode “ver o futuro”. Para isso, é preciso aprender a reproduzir e prever perfeitamente os movimentos de oponentes, bem como seus pensamentos e palavras com grande observação.

Além disso, os usuários podem outros dois jutsus com o Sharingan: Izanagi, que permite mudar a realidade por um curto período de tempo; e Izanami, que prende a vítima em um loop infinito e desconsidera seus cinco sentidos.

[irp posts=”93322″ name=”Tsunade: história e poderes da sannin e hokage de Naruto”]

O Mangekyo Sharingan

O Mangelyo Sharingan se trata da forma mais avançada do dojutsu, tanto que foram poucos os integrantes do Clã Uchiha que conseguiram despertá-lo.

O visual do Mangekyo Sharingan varia de Uchiha para Uchiha, mas no geral, possui o formato de um cata vento. Para despertá-lo, o usuário precisa ver a morte de uma pessoa próxima. O próprio clã interpretou mal essa condição, pois passou a acreditar que o usuário precisava matar a pessoa. Assim, aqueles que queriam despertá-lo tinham o costume de matar amigos próximos.

O Mangekyo Sharingan possui alguns contratempos. Por exemplo, ele gasta uma quantidade considerável de chakra e também pode deixar o usuário cego, caso exagere em seu uso. Esse segundo problema pode ser solucionado com o transplante de outro Mangekyo Sharingan com laços sanguíneos próximos (caso no caso de pais e irmãos), o que causa o surgimento do chamado Mangekyo Sharingan Eterno.

Em outra oportunidades, exploraremos melhor o Mangekyo Sharingan.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Naruto Sharingan
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA