No Universo Cinematográfico Marvel (UCM), a personagem Sharon Carter é interpretada pela atriz Emily VanCamp e foi introduzida no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014).
Na trama, ela era uma agente da S.H.I.E.L.D que foi encarregada por Nick Fury como a responsável pela segurança de Steve Rogers. Os dois chegaram a ensaiar um romance, mas a química entre os personagens não colou e essa é uma das maiores manchas na história quase impecável do UCM.
Ela voltou a aparecer em Capitão América: Guerra Civil (2016), quando faz um tocante discurso no funeral de sua tia, a agente Peggy Carter.
Vale lembrar que, em certo ponto, Sharon deixou a agência e foi trabalhar para a CIA. Nessa posição, ela tomou o lado do “time Capitão América” durante a Guerra Civil e ajudou Steve a recuperar o icônico escudo de Vibranium – mesmo ele tendo se recusado a assinar o contrato de Sokóvia.
[irp posts=”73387″ name=”Capitão América quase ficou com Sharon Carter em Ultimato”]
Ela voltou a reaparecer em Falcão e o Soldado Invernal (a gente fala mais sobre isso lá embaixo) e, atualmente, está deixando muita gente com o pé atrás sobre o que ela pode ter se tornado.
No entanto, também conhecida como a Agente 13, a biografia de Sharon Carter nas telonas é muito menos clara que a sua contraparte nos quadrinhos.
Quem é Sharon Carter nos quadrinhos da Marvel?
Sharon Carter foi criada por ninguém menos que Stan Lee e Jack Kirby. Sua primeira aparição nos quadrinhos ocorreu em 1966 na edição #75 de Tales of Suspense.
Sharon é sobrinha da importantíssima Peggy Carter – uma das fundadoras da S.H.I.E.L.D.
Como era de se esperar, Sharon cresceu influenciada pelas histórias de sua tia sobre as batalhas na Segunda Guerra Mundial e, por isso, seguiu o exemplo dela se alistando.
Assim, ela tornou agente na organização. Já na primeira aventura, ela recebeu o codinome de Agente 13 e, na mesma ocasião, conheceu o Capitão América (Steve Rogers).
Na S.H.I.E.L.D, Sharon se destacou enfrentando super-criminosos e, com o passar do tempo, tornou-se líder da organização.
Desde o início, Sharon tem trabalhado frequentemente ao lado de Steve, tanto nos quadrinhos como no UCM. Ela ainda acaba tendo um longo romance com ele e o relacionamento deles resistiu a vários desafios como dimensões diferentes e a suposta morte de ambos.
[irp posts=”71919″ name=”Capitão América pode ganhar série com Peggy Carter no futuro”]
A morte de Sharon Carter
Sharon foi dada como morta em 1979, em Capitão América #237, mas tudo não passou de uma armação para manter o disfarce. Em 1995, ela retorna como companhia constante de Steve.
Em contrapartida, no arco Soldado Invernal, Sharon sofre controle mental por parte do Doutor Faustus e do Caveira Vermelha e tudo indicava que ela havia matado Steve Rogers – mas, na verdade, ele havia sido deslocado no tempo.
Em certa ocasião, ela transmitiu o cargo de líder da S.H.I.E.L.D para Steve. No entanto, ele começou a cooperar com crises mundiais que favoreceriam o estabelecimento do Império Secreto.
Nessa época, Sharon se esforçou para deter o Capitão América e acabou sendo presa, mas quando a realidade foi restaurada, eles retornaram a trabalhar juntos.
A agente 13 tem poderes?
Sharon Carter é famosa por suas habilidades como guerreira, incluindo excelência em artes marciais e manuseio de armas. No entanto, Sharon não possui nenhum superpoder.
O seu desempenho formidável vem da preparação que fez para a S.H.I.E.L.D. Sendo assim, ela é biologicamente uma humana como outro qualquer, mas que dispõe de um excelente treinamento.
Mercador do Poder: Sharon Carter é a vilã de Falcão e o Soldado Invernal?
O terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal cita o vilão conhecido como o Mercador do Poder como um grande chefão do crime na infame ilha de Madripoor, mas com um detalhe: o personagem ainda não deu as caras no seriado.
[irp posts=”106117″ name=”Mercador do Poder: origens e tudo que você precisa saber sobre o vilão da Marvel”]
Simultaneamente, a partir desse mesmo episódio, Sharon Carter faz sua primeira aparição e se destaca ao lado de Sam Wilson, Bucky Barnes e do Barão Zemo.
Sharon revela que tem vivido como uma negociante ilegal de arte em Madripoor após os eventos de Guerra Civil, em que ela passou a ser vista como uma criminosa pelo governo dos Estados Unidos.
Todo o mistério em torno da personagem tem aberto discussões sobre o seu papel na trama, inclusive com especulações se ela estará no lado inimigo (ou sendo o próprio).
Nos episódios já disponíveis de Falcão e o Soldado Invernal, a Agente 13 tem se mostrado muito mais bem-informada do que uma simples contrabandista de arte.
Aliás, não se pode esquecer que, pela origem da personagem, ela é uma exímia espiã com excelentes habilidades de luta e, porque não, de se infiltrar.
Essas duas características abrem caminho para a desconfiança de que – no mínimo – ela possa ser mais uma vilã na série, já que possui um verdadeiro império com seus negócios, é influente e tem agido de forma bastante misteriosa.
[irp posts=”94990″ name=”Barão Zemo: história e poderes do famoso vilão da Marvel”]
Em tempo: vale conferir, no canal do EiNerd no YouTube, um pouco mais das teorias sobre Sharon ser uma verdadeira vilã (ou ser o próprio Mercador do Poder!):
Seja o primeiro a comentar