O Shazam! está em evidência por conta do trailer do filme do herói, que foi divulgado no último final de semana. Mas quem é um bom conhecedor dos quadrinhos sabe que o nome original do personagem era nada mais, nada menos que Capitão Marvel. Sim, você não leu errado: seu nome fazia referência a maior rival da DC.
Entenda mais abaixo sobre essa curiosa história e como que a questão deve ser abordada no filme, que fará sua estreia nos cinemas em abril de 2019.
O jovem Billy Batson disse Shazam! pela primeira vez ainda em 1939, mas nessa época, ele era conhecido como Capitão Marvel e na realidade, foi criado pela editora Fawcett Comics.
No entanto, a empresa logo teve de enfrentar um processo movido pela editora que deu origem à DC (a National Allied Publications), sob a alegação de que o Capitão Marvel infrigiria os direitos autorais do Superman. Essa batalha judicial se estendeu por toda Era de Ouro dos Quadrinhos.
[irp posts=”58979″ name=”Palavra mágica, vilão e mais: os detalhes do 1º trailer de Shazam!”]
Com a queda na popularidade dos quadrinhos nos anos 50, a Fawcett Comics, após alguns anos, decidiu parar de vender HQs e acabou pagando uma indenização de 400 mil dólares à National Allied Publications para botar um fim a essa história. Assim, o Capitão Marvel passou um bom tempo longe dos holofotes.
Em 1972, a DC (que ainda tinha seu nome antigo) conseguiu os direitos do Capitão Marvel da Fawcett Comics e decidiu relançá-lo no mercado, pois era um herói que tinha uma certa popularidade. No entanto, a Marvel acabou criando o seu Capitão Marvel em 1967.
A ideia, então, foi rebatizar o herói com a palavra mágica que fazia Billy Batson se transformar em herói: Shazam! No início, o subtítulo de seu quadrinho era “O Capitão Marvel original”, mas a empresa recebeu uma carta da Marvel em que ela pedia para que a DC abandonasse esse nome por completo. Caso contrário, seria processada.
Assim, a editora não teve outra escolha a não ser realmente rebatizá-lo de Shazam!, nome que continua em vigor até hoje.
Zachary Levi, um dos atores que interpretará o herói no filme, foi questionado na San Diego Comic-Con se o longa abordaria essa questão do nome do personagem.
“Honestamente, você terá de esperar até abril de 2019 para descobrir a resposta para essa questão. Eu não sei o que te dizer. Mas posso falar que foi divertido”, disse Levi.
Levando em conta a última parte da frase do ator, podemos imaginar que deve ocorrer alguma referência divertida sobre a questão “Shazam ou Capitão Marvel” dentro do filme. Será que Billy Batson e Freddy considerarão essa uma opção antes de descartá-la por considerá-la ridícula? Só devemos ter mesmo uma resposta quando o filme estrear no próximo ano.
Seja o primeiro a comentar