A editora japonesa Shueisha, responsável pela famosa revista Shonen Jump, promove duas vezes por ano o Tezuka Manga Contest, concurso que tem como objetivo encontrar novos talentos para o mangá. Ele tem esse nome em homenagem ao renomado mangaká Osamu Tezuka, considerado por muitos o grande pioneiro da área.
Como forma de celebrar o 100º aniversário do evento, sua próxima edição terá algo especial e inédito: mangakás de fora do Japão poderão se inscrever.
Os dois primeiros colocados na próxima edição do concurso terão o direito de publicar suas histórias em uma edição especial da Shonen Jump, além de ganharem prêmios em dinheiro e o direito de participarem da cerimônia de premiação no Japão.
Entre os juízes dessa edição especial do concurso, estão mangakás renomados como Akira Toriyama (Dragon Ball), Eiichiro Oda (One Piece), Kazue Kato (Blue Exorcist), Kohei Horikoshi (My Hero Academia) e Takehiko Inoue (Slam Dunk), bem como integrantes do estúdio de animação Tezuka Productions.
Com relação a trabalhos feitos fora do Japão, há uma notícia ruim para os brasileiros: só serão aceitos mangás escritos em inglês, espanhol, coreano, chinês simplificado e chinês tradicional. Se algum brasileiro deseja participar do concurso, precisará ter domínio de alguma dessas línguas, além do próprio japonês.
Clique aqui para mais informações sobre o concurso. Atenção: está em inglês.
A Shonen Jump é a revista semanal de mangás mais popular do Japão e foi a responsável por lançar títulos famosos como Dragon Ball, One Piece, Naruto, Bleach, Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Death Note, Rurouni Kenshin, My Hero Academia, JoJo’s Bizarre Adventure, Toriko, entre outros.
[irp posts=”92112″ name=”Homem chinês é sentenciado por divulgar mangás da Shonen Jump ilegalmente”]
Sobre Mangás
Mangá é o nome dado, no ocidente, para os quadrinhos e graphic novels produzidos no Japão. No próprio país, o termo é usado para qualquer tipo de desenho ou cartum.
Acredita-se que os mangás surgiram no Japão ainda no século 12 e, nesta época, foi estabelecido o famoso estilo de leitura da direita para a esquerda, diferente do costume ocidental e que permanece até os dias de hoje.
O mangá, da forma como conhecemos, se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, a partir dos trabalhos de artistas como Osamu Tezuka e Machiko Hasegawa.
Os mangás podem abordar os mais variados temas, como comédia, drama, ação, terror, ficção, entre outros, e essas histórias costumam ser lidas por pessoas das mais diversas idades no Japão. Há algumas décadas, eles também começaram a se popularizar em outros países do mundo.
Caso um mangá se torne bastante popular, ele pode ser adaptado em anime, bem como outro tipos de mídia, como filmes live-action, por exemplo.
Seja o primeiro a comentar