Um homem chinês foi sentenciado a três anos de prisão por manter um site que divulgava mangás da revista Shonen Jump antes mesmo de seus lançamentos. A notícia foi divulgada pelo site Anime News Network.
Apesar da condenação, essa trata de uma sentença condicional, o que significa que o administrador do site não será preso desde que não pratique outra atividade ilegal durante os próximos três anos.
O homem também terá de pagar uma multa no valor 80 mil yuan (pouco mais de R$61 mil). Ele ainda confessou seus atos e escreveu uma carta de desculpas.
O site que virou alvo da ação começou a operar em 2013 e era bastante popular na China, pois contava com uma média de 400 mil usuários. O homem ainda se beneficiava financeiramente com a página por vender alguns espaços para anunciantes.
A notícia vem pouco após a Shueisha, editora que publica a revista Shonen Jump no Japão, afirmar que começará a processar sites mundo afora que divulgam seus mangás de forma ilegal. Outras editoras que também publicam mangás no Japão, como a Kodansha, Kadokawa e a Shogakukan, também prometeram fazer o mesmo recentemente.
A Shonen Jump é a revista semanal de mangás mais popular do Japão e foi a responsável por lançar títulos famosos como Dragon Ball, One Piece, Naruto, Bleach, Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Death Note, Rurouni Kenshin, My Hero Academia, JoJo’s Bizarre Adventure, Toriko, entre outros.
[irp posts=”92079″ name=”One Piece: spoilers do mangá revelam ferocidade dos rebeldes de Wano”]
Sobre Quadrinhos
Os quadrinhos (ou histórias em quadrinhos, se preferir) são um dos tipos de mídia mais famosos e antigos que existem. Eles costumam combinar características visuais e textuais, são retratados na forma de painéis e fazem uso de balões de diálogo e onomatopeias, por exemplo.
Até hoje, não existe um consenso geral sobre a definição exata de quadrinhos. Alguns dizem que basta apenas essa combinação de textos e imagens; enquanto outros afirmam que é preciso levar em conta outros fatores, como reprodução em massa e personagens recorrentes.
A história dos quadrinhos já seguiu diversos caminhos. Muitos historiadores dizem que eles já surgiram na pré-história, por conta da existência das pinturas rupestres. No entanto, eles só ganharam popularidade no século passado, em países europeus e nos Estados Unidos, ao serem reproduzidos em jornais. Pouco tempo mais tarde, se transformaram em publicações próprias de grande apelo popular.
As várias culturas existentes no planeta adaptaram os quadrinhos cada uma de sua forma. Nos Estados Unidos, por exemplo, o gênero de super-heróis foi criado e se popularizou no planeta. Já no Japão, eles ganharam o nome de mangá e refletem muitos aspectos e costumes do país.
Seja o primeiro a comentar