Nos anos que se passaram desde o filme Shrek para Sempre, a franquia animada da DreamWorks amadureceu de uma propriedade criativa maciçamente bem-sucedida para algo mais vasto e exótico. Aos poucos, os filmes de Shrek acabaram se transformando em um fenômeno na internet, com diversos memes, frases prontas, imagens e fanarts. Agora que Shrek vive como uma paródia de si mesmo, que momento melhor para reviver a franquia?
A DreamWorks decidiu atacar enquanto o ferro da nostalgia e dos memes ainda está quente. Algumas novidades sobre o assunto foram reveladas em uma nova entrevista no The Hollywood Reporter com o roteirista Michael Boss Baby, em que ele discute o processo de escrever o roteiro para o próximo filme do Shrek:
“Shrek 5 está sendo desenvolvido. Eu terminei aquele roteiro, que eu realmente, realmente, realmente amo. É muito pessoal para mim. Tem uma reinvenção muito grande por trás disso que eu acho que eu não posso realmente revelar, mas desde que a DreamWorks foi vendida à Universal naquela época por mais de US$ 3 bilhões (R$ 9,36 bilhões), eu imagino que eles estão particularmente interessados em aumentar e realmente descobrir o futuro da franquia dessa forma no nível corporativo. Reinvenção era uma espécie de chamado. Houve quatro filmes e um monte de material, então os personagens são muito amados e eles são grandes personagens, mas você também tem que pensar em uma tomada muito nova nesse ponto.”
De que nova tomada poderia McMullers possivelmente estar falando? Será que Shrek vai seguir a mesma linha de várias reinicializações modernas, tomando um visual mais atual e realista? Será que é possível mexer na fórmula que criou tamanho sucesso sem descaracterizar aquilo que fez a franquia se tornar o que ela é? Ou será que no fim das contas tudo não passa de um jogo de palavras, e no final teremos apenas mais do mesmo? De uma forma ou de outra, só podemos esperar até o dia que Shrek 5 apareça nos cinemas.
Seja o primeiro a comentar