O remake de Cavaleiros de Zodíaco feito pela Netflix trouxe uma polêmica recorrente entre as atualizações de produções clássicas: a mudança de gênero de personagens já existentes no passado. No caso do novo anime, Shun, homem, se tornou Shaun, mulher.
Essa é a única mudança da nova versão do personagem no remake da Netflix, que estreou com seis episódios na última sexta-feira (19). A história original de Shun, bem como o seu papel de cavaleiro, permanecem inalterados.
Shun, aliás, sempre foi considerado pelos fãs do anime como um personagem “mais sensível”, em especial, devido à armadura cor-de-rosa e pelo episódio onde ele aquece Hyoga de Cisne para salvá-lo. No Ocidente, muitas pessoas o enxergaram como homossexual, mas essa informação nunca foi confirmada pelos criadores.
A mudança feita pela Netflix pode até ser vista como algo natural pelos responsáveis, mas não agradou muito aos fãs. Por outro lado, o diretor de dublagem Francisco Bretas, em uma entrevista para um podcast de fãs da saga, comentou que adorou a ideia, apesar de também ter ficado surpreso no primeiro momento.
“É legal ter uma menina também entre os cavaleiros, fora a Atena. Achei muito legal essa história de ter a Shaun”, afirmou. Bretas também dubla o personagem Hyoga de Cisne há 25 anos.
[irp posts=”74706″ name=”Saint Seiya: o que esperamos dos Cavaleiros do Zodíaco da Netflix”]
A escolhida pela Netflix para dublar Shaun foi Úrsula Bezerra, figurinha carimbada entre os otakus, por ser responsável pelas vozes de Naruto Uzumaki e da versão criança do Goku no Brasil. Ela também é irmã de Wendel Bezerra (dublador do Goku, Bob Esponja e outros personagens) e de Ulisses Bezerra, a voz original de Shun.
Durante o making of do novo anime no estúdio Vox Mundi, em São Paulo, Úrsula Bezerra explicou como foi o processo para atuar como Shaun. “Fiquei muito feliz, mas muito surpresa. Era um projeto do qual nunca tinha entrado. Eu me entreguei. Falei para ele: ‘se não ficar bom, a gente refaz 30 vezes, tenho essa rouquidão’, e o Bretas encaminhou para um tom legal”, explicou.
Cavaleiros do Zodíaco, da Netflix, conta, em 6 episódios iniciais, a aventura de jovens guerreiros que são encarregados de proteger a deusa grega Atena das forças do mal que planejam destruir a humanidade. Cada Cavaleiro usa uma armadura baseada nas doze constelações do Zodíaco. Como foram anunciados 12 capítulos no total, a ideia é que os outros 6 sejam disponibilizados em breve.
Seja o primeiro a comentar