Signal: conheça o aplicativo de mensagens mais seguro da internet

Estadão Conteúdo

Signal: conheça o aplicativo de mensagens mais seguro da internet

Há um aplicativo de mensagens instantâneas ganhando projeção à medida em que seus concorrentes sofrem com escândalos: o Signal, que funciona nos moldes do WhatsApp e do Telegram – inclusive, por contar com criptografia de ponta a ponta -, mas tem funcionalidades mais seguras que as dos rivais.

Entre os fatores que levam o Signal a ser considerado mais seguro, estão os mecanismos que verificam a identidade do interlocutor e os que permitem a autodestruição das mensagens, segundo o coordenador de MBA em Gestão de Cibersegurança da FIAP, Marcelo Lau.

O vazamento de conversas atribuídas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao procurador Deltan Dallagnol colocou em pauta a segurança digital dos aplicativos de mensagem. Afinal, se autoridades estão sujeitas a invasões de hackers, como fica a privacidade do cidadão comum?

Seria melhor trocar o WhatsApp e o Telegram por outro aplicativo? Não dá para cravar uma resposta. “Softwares são feitos por pessoas. E pessoas são falhas. Nada nos impede de encontrar, no futuro, falha nesses comunicadores instantâneos, incluindo o próprio Signal”, afirmou Lau.

É possível baixar o Signal gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones Android e iOS, e bem como para computadores com sistemas Mac e Windows.

Diferencial do Signal

Realmente, o WhatsApp também tem a criptografia ponta a ponta nas mensagens; e o Telegram, somente nos seus chats secretos. Mas o aspecto que pode ser diferencial na hora de garantir a segurança é o mecanismo capaz de evitar a engenharia social – tipo de ataque que obtém informações por meio de persuasão ou ingenuidade da vítima.

Uma das supostas explicações para o que teria acontecido com uma pessoa próxima ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, é um exemplo de engenharia social. Um hacker teria se passado por Moro no Telegram e enviado um link suspeito à vítima, segundo provas entregues à Polícia Federal.

Há uma ferramenta no Signal capaz de comprovar a identidade do interlocutor. O aplicativo gera um QR Code ou uma combinação numérica, então, esse mecanismo de identificação deve ser enviado ao interlocutor por outro meio de contato (e-mail ou telefone por exemplo), que já tenha sido comprovado pertencer realmente à pessoa com quem se deseja conversar no Signal.

Uma vez confirmado, o interlocutor passa a ter um número de telefone verificado e seguro para a troca de mensagens no aplicativo.

VEJA MAIS Signal Telegram WhatsApp
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA