O último episódio de Game of Thrones foi exibido no domingo (19), e independente da questão do final, criticado por muitos fãs da série, ele possui diversos significados que vão muito além, por exemplo, da extinção do sistema de escolha dos novos reis e rainha de Westeros, proposto por Tyrion Lannister e aceito pelos demais lordes do continente.
Confira abaixo uma explicação dos vários significados presentes no final de Game of Thrones.
Daenerys morreu da mesma forma que seu pai
Por mais que Game of Thrones comece 17 anos após a Rebelião de Robert, a história começa com Jaime recebendo o título de Regicida após tirar a vida de Aerys Targaryen, o Rei Louco. E a partir daí, os demais eventos da série se desenrolaram, com Robert Baratheon ocupando o Trono de Ferro, o exílio de Daenerys e Viserys em Essos e os Lannisters conseguindo uma posição de poder dentro de Porto Real.
E a morte de Daenerys Targaryen meio que fecha esse ciclo. Como seu pai, ela foi traída por seu Mão (que era um Lannister, nos dois casos). E a loucura de Daenerys também causou sua queda: ter destruído Porto Real com as chamas de Drogon fizeram parte de seus apoiadores se voltarem contra ela. E como Aerys, a Mãe dos Dragões foi morta por um de seus principais aliados.
O fato de Drogon ter derretido o Trono de Ferro também marca um fim simbólico dos Targaryen. Afinal de contas, ele foi construído 300 anos antes dos acontecimentos da série por Aegon Targaryen. Daenerys e Jon eram o últimos membros da família, mas ela está morta e Jon não poderá ter filhos como punição por seu crime. Ou seja, esse é o fim da linha para a Casa Targaryen.
Os filhos de Ned Stark são os novos governantes de Westeros
Muitos imaginaram que Jon seria coroado rei com a morte de Daenerys. Mas ele se tornou prisioneiro dos Imaculados e os demais Lordes de Westeros tiveram de escolher o novo monarca, que não seguiria mais linhas de sucessão por laços familiares. Foi aí que Tyrion indicou o nome de Bran Stark, por conta de sua história e por ter se tornado o Corvo de Três Olhos, o guardião de todas as histórias e memórias de Westeros. Ele acabou escolhido por unanimidade, e mesmo contra sua vontade, aceitou ocupar o cargo.
Mas na verdade, ele se tornou o rei dos Seis Reinos, já que Sansa apoiou a escolha de Bran, desde que o Norte continuasse independente. No final, ela ainda foi coroada nova Rainha do Norte, o que havia ficado indicado durante o ataque de Daenerys a Fortaleza Vermelha, que dividiu o norte dos demais reinos.
[irp posts=”72879″ name=”Ator de Game of Thrones acha que novo rei fará um bom governo”]
O final de Game of Thrones também decretou uma vitória para a família que mais sofreu no decorrer da série. Ainda na primeira temporada, Bran ficou paraplégico, Ned foi executado, Sansa se tornou prisioneira e Arya teve de fugir se disfarçando de menino. Mais tarde, Robb e Catelyn foram mortos durante o Casamento Vermelho e Rickon morreu após levar uma flechada de Ramsay Bolton, sem falar que o antigo lar foi queimado.
Sim, demorou bastante, mas enfim, os fãs puderam ver a ascensão dos Starks em Game of Thrones, agora que dois dos seus sobreviventes governam Westeros.
A primavera chegou
George R.R. Martin já revelou que o último livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo se chamará Um Sonho de Primavera. E na cena final de Jon Snow na série, foi possível ver um planta já crescida enquanto ele ajudava a liderar a caminhada do Povo Livre.
Sim, desde a primeira temporada, a série se preparou para esse longo inverno, que foi apontado por Ned Stark.E parece que a derrota do Rei da Noite pode ter abreviado um pouco a estação por conta da aparição desta planta na cena final de Jon, que deve indicar a chegada da primavera, o que parece uma menção ao título do último livro da série.
O retorno de Jon para a Patrulha da Noite também encerra o ciclo de um dos protagonistas da série, que mesmo sendo um herdeiro legítimo, nunca quis o poder para ele. E agora, teve de retornar para o local em que apareceu pela primeira vez e onde deduziu que o real inimigo não era o Povo Livre, mas sim, o Rei da Noite. Além disso, o próprio Tormund já havia dito que Jon tem o norte dentro dele, o que faz o final do personagem ganhar contornos mais poéticos.
O último Lannister ainda tem uma grande posição de poder
Os Lannisters sempre estiveram próximos do poder em Game of Thrones. O reino tinha uma grande dívida com o Rochedo Casterly, Cersei teve três filhos com seu irmão para garantir que a família continuasse em uma posição privilegiada e o próprio Jaime era membro da Guarda Real. Até mesmo o escudeiro de Robert Baratheon era um Lannister. E isso ainda lhe causou sua morte, já que muitos acreditam que Lancel Lannister deixou o monarca embriagado de propósito durante aquela caça em que ele ficou seriamente ferido.
No capítulo final de Game of Thrones, vimos que Tyrion decidiu procurar seus irmãos nas ruínas da Fortaleza Vermelha e encontrou Cersei e Jaime mortos. Desta forma, ele é o único sobrevivente dos filhos de Tywin Lannister e foi apontado Mão do Rei por Bran Stark. Verme Cinzento foi contra a escolha, pois queria uma punição para o anão, mas Bran lhe diz que ser o Mão do Rei já será uma punição, pois agora, Tyrion terá de reparar todos os danos que causou anteriormente.
[irp posts=”72866″ name=”Atriz da Feiticeira Escarlate quase viveu Daenerys em Game of Thrones”]
Mas Tyrion ainda está em uma posição de prestígio. Afinal, ele é o líder de um conselho que está longe de ter traidores e pessoas de má índole: Bronn é o Mestre das Moedas, Davos é Mestre dos Navios, Samwell Tarly é o Arquimeistre e Brienne de Tarth é a comandante da Guarda Real. Sim, esses personagens têm suas falhas, mas é o melhor conselho já visto em toda a série.
Esse conselho não conta com um Mestre dos Sussurros, Mestre de Leis ou Mestre de Guerras. Mas Bran não precisa de um Mestre dos Sussurros e, assim esperamos, um Mestre de Guerras.
O que está a oeste de Westeros?
Quando deixou Winterfell ao lado do Cão de Caça, Arya Stark disse que não tinha a intenção de retornar para Winterfell. E ela já fez isso no decorrer da série, como na vez em que decidir ir para Essos estudar com a Guilda dos Homens Sem Rosto, o que a fez se tornar uma assassina capacitada e letal.
E o fato de Arya ser vista pela última vez navegando em meio ao pôr-do-sol significa que ela, quem sabe, pode se encontrar com outros ancestrais se ela botar os pés em terra firme. Afinal, o Rei Brandon, ancestral da Casa Stark, decidiu navegar para oeste e nunca retornou.
Sim, a jornada de Brandon pode ter terminado em desastre, mas não podemos descartar que ela pode encontrar parentes distantes nessa terra que está a oeste de Westeros.
Verme Cinzento cumpriu sua promessa a Missandei
Os Imaculados foram libertados por Daenerys na 2ª temporada de Game of Thrones, e desde então, se tornaram leais à Mãe dos Dragões. E Verme Cinzento e Missandei, integrantes desse povo, já tinham um plano para a vida pós-guerra: após ajudarem Daenerys, ela queria retornar para Naath, a ilha onde nasceu, e ele prometeu acompanhá-la.
Sim, Missandei, acabou executada por Cersei e não pôde realizar seu sonho, mas Verme Cinzento meio que ainda cumpriu sua promessa ao dizer para os Imaculados que eles estavam a caminho de Naath. Podemos imaginar que agora, ele deve proteger o local de traficantes de escravos ou os Imaculados, enfim, deixarão essa vida de guerras para trás e, enfim, serão homens livres nesta ilha tropical.
O verdadeiro significado do final de Game of Thrones
As oito temporadas de Game of Thrones trabalham muito o conceito de herdeiro legítimo do trono. E foi isso que causou toda a miséria de Westeros. Ned Stark morreu por saber o segredo dos filhos de Cersei, bem como Jon Arryn. Os irmãos de Gendry também foram assassinados para evitar que tivessem o direito de assumir o trono. E Viserys Targaryen também morreu por conta desse desejo de poder, já que era o herdeiro legítimo de Aerys.
E de certa forma, Daenerys também foi consumida por esse desejo, o que a fez se tornar uma nova Rainha Louca, igual ao seu pai, e ainda fez muitos inocentes perderem suas vidas por conta disso. E parece que até Drogon notou isso, já que derreteu o Trono de Ferro, talvez por perceber como que ele era o grande sinal de corrupção dentro de Westeros.
[irp posts=”72887″ name=”O que acontecerá com Arya Stark após o final de Game of Thrones?”]
Varys também já havia dito anteriormente a Tyrion que “o poder reside onde os homens acreditam que ele deve residir”, uma frase que mostra que o Trono de Ferro e sangue familiar eram símbolos de poder por simples interpretação entre os lordes de Westeros. E quando se reuniram para escolher o novo rei, Tyrion os lembrou que, agora, eram as pessoas mais poderosas do continente e que poderiam escolher um deles para representá-los. E parece que agora, os tempos serão melhores e sem guerras.
Sim, Game of Thrones terminou e não descobriremos como será esse novo governo liderado por Bran Stark. Mas ao menos, ainda restam os livros escritos George R.R. Martin para abordar ainda mais a fundo a história de todos os seus personagens.
Fonte: Screen Rant












Seja o primeiro a comentar