“Quando você grita com um, grita com todos”: Sigourney Weaver revela como enquadrou James Cameron no set de Aliens

William Prado

James Cameron é conhecido por duas coisas: fazer as maiores bilheterias da história e ser um diretor extremamente exigente (e às vezes explosivo) nos sets de filmagem. 

Mas, durante as gravações do clássico “Aliens: O Resgate” (1986), ele encontrou alguém à altura para colocá-lo nos eixos: Sigourney Weaver.

Em uma entrevista recente ao The New York Times, a atriz relembrou um momento tenso no set do filme, quando precisou intervir para defender uma colega de elenco.

O Ultimato de Ripley 

Segundo Weaver, Cameron — que na época era novo na franquia, assumindo o lugar de Ridley Scott — estava perdendo a paciência e gritando com uma jovem atriz que tinha dificuldades em manusear alguns adereços de cena.

Foi aí que Weaver decidiu agir. “Eu meio que marchei até ele e disse: ‘Sabe, quando você grita com um ator, você grita com todos nós. Então entenda que o que ela está fazendo é muito difícil. Talvez grave outra coisa enquanto ela se acostuma a fazer isso do jeito que você quer'”, relembrou a atriz.

O resultado? Cameron ouviu. Weaver contou que ele seguiu o conselho e que, apesar da fama, “ele é um cara legal” e “amadureceu muito” desde aquela época.

O Pesadelo de “O Segredo do Abismo” 

A atriz ainda comentou que, embora o clima em “Aliens” fosse tenso, ela agradece por não ter participado do projeto seguinte do diretor: “O Segredo do Abismo” (The Abyss, 1989). 

“Vamos colocar dessa forma: fico feliz por não ter filmado ‘The Abyss’ com ele”, brincou Weaver.

A fama desse set é lendária e assustadora. Segundo informações compiladas pelo SyFy, as filmagens foram brutais. 

A exposição constante ao cloro na água deixou o cabelo dos mergulhadores branco e queimou a pele da equipe.

O ator Ed Harris contou à Entertainment Weekly que o ambiente era tão estressante que ele chegou a chorar no carro voltando para casa. 

Ele relatou um episódio em que estava gravando uma cena onde precisava esbofetear a atriz Mary Elizabeth Mastrantonio para “reanimá-la”. 

A câmera ficou sem filme, mas ninguém avisou, e Cameron ia deixar ele continuar batendo nela se Mary Elizabeth não tivesse levantado e gritado: “Nós não somos animais!”.

A Redenção em Avatar 

Apesar do passado turbulento, a relação entre Weaver e Cameron é sólida. Eles trabalharam juntos em toda a franquia “Avatar”, incluindo o atual sucesso em cartaz, “Avatar: Fogo e Cinzas”.

Stephen Lang, colega de elenco na franquia, disse ao The New York Times que Cameron passou por um “processo de autoaperfeiçoamento” ao longo dos anos. 

O próprio diretor admitiu à publicação que evoluiu, mas que ainda tem seus dias ruins: 

Não é como se eu ficasse gritando o dia todo. Mas de vez em quando… Todo mundo tem direito a um dia ruim. Se você não está fazendo o seu trabalho, então saia da minha frente.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA