Sindicato expulsa diretor de ‘Oldboy’ e roteirista de ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ por violar regras durante greve de 2023

Andre Cananea

Sindicato expulsa diretor de ‘Oldboy’ e roteirista de ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ por violar regras durante greve de 2023

A Writers Guild of America (WGA) – o Sindicato dos roteiristas dos EUA, expulsou o cineasta coreano Park Chan-wook e o ator e roteirista Don McKellar, acusados de escrever durante a greve de roteiristas de 2023. A dupla trabalhou na minissérie da HBO The Sympathizer (O Simpatizante, no Brasil), exibida em 2024 e baseada no romance homônimo de Viet Thanh Nguyen. Segundo o sindicato, ambos não recorreram da decisão.

O roteirista Anthony Cipriano também foi suspenso até 1º de maio de 2026 por escrever no projeto The Last Breath (antes chamado Untitled True Story Haunting—Thriller Project). Além disso, ele recebeu censura pública e foi banido permanentemente de atuar como “strike captain” em futuras paralisações.

Park Chan-wook, de 61 anos, é conhecido por filmes como Oldboy (2003) e A Criada (2016) e lançará Sem Outra Escolha no Festival de Veneza ainda este mês. McKellar, cineasta canadense, tem no currículo A Última Noite (1998), pelo roteiro de Ensaio Sobre a Cegueira (2008), do brasileiro Fernando Meirelles, e assina o roteiro de Sem Outra Escolha ao lado de Park e dos roteiristas Lee Kyoung-mi e Lee Ja-hye.

A WGA declarou que decidiu tornar públicas todas as punições relacionadas à greve, após investigações do Comitê de Conformidade das Regras de Greve. As informações são da Variety.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA