Só aqui no Ei Nerd: Criadores de ‘Wandinha’ revelam detalhes explosivos da nova temporada e o que esperar da terceira

Andre Cananea

Só aqui no Ei Nerd: Criadores de ‘Wandinha’ revelam detalhes explosivos da nova temporada e o que esperar da terceira
(Fotos: Divulgação/Netflix)

Os criadores e showrunners Al Gough e Miles Millar abriram o jogo sobre os bastidores da nova temporada de Wandinha. Nesta conversa cheia de revelações, que o EI Nerd publica em primeira-mão, Gough e Millar comentaram o retorno inesperado de Gwendoline Christie como a diretora Weems, a participação especial de Lady Gaga como uma nova personagem, os desafios por trás do episódio em que Wandinha e Enid trocam de corpo, além de segredos sombrios da Família Addams que começam a ser desvendados.

A dupla também adiantou detalhes sobre o futuro de Mortícia, o mistério da origem de Mãozinha e os ganchos que preparam o terreno para a terceira temporada, que promete ser o capítulo mais obscuro da saga até agora.

Confira:

Vocês trouxeram Gwendoline Christie de volta à segunda metade da temporada como a diretora Larissa Weems. Como foi esse processo?

Gough: Foi muito legal trazer Gwendoline de volta. Nós a adoramos, e ela está incrível interpretando a diretora Weems. Nesse mundo, ninguém morre de verdade. Foi realmente muito bom vê-la interagindo de novo com Wandinha.

Millar: Enquanto trabalhávamos no roteiro, estávamos determinados a trazer Gwen de volta. O público ficou apaixonado pela dinâmica entre Wandinha e Weems. Tudo ali foi tão bom que a série ficaria meio sem graça sem ela. Então, ela está de volta na segunda metade da temporada de um jeito muito especial, conflituoso e, ao mesmo tempo, delicioso de assistir.

Quando finalmente encontramos o caminho para fazer esse retorno funcionar, tudo transcorreu com muita naturalidade. Não foi algo planejado desde a primeira temporada, mas o legal de fazer uma série é ver como os relacionamentos se desenvolvem e como o elenco trabalha em conjunto. Gwen e Jenna têm uma química ótima, e vê-las contracenando foi um prazer. As duas são fantásticas.

Em um episódio da nova temporada, Wandinha e Enid trocam de corpo em um episódio.

 Gough: Quisemos fazer o episódio em que Wandinha e Enid trocam de corpo para ajudar uma a entender a outra. E não tem um jeito melhor de fazer isso, senão se colocar no corpo da outra pessoa. Eu diria que as atrizes ficaram meio tensas, pois acho que elas estavam preocupadas em não dar conta de se interpretarem. Mas elas se dedicaram muito: uma filmou a outra interpretando as falas e ensaiaram fora do set.

Millar: Tudo foi muito intencional nas atuações e na postura. Para mim, as duas arrasaram na missão. Emma conseguiu lançar uns olhares que ficaram a cara de Jenna. Foi muito interessante assisti-la e vê-las trabalhando juntas. Eu acho que elas se divertiram fazendo essas cenas, mas, realmente, deu muito trabalho chegar naquele ponto. Adoramos a ideia pelo conceito sofisticado. Além disso, o episódio é um presente para o público, pois é muito divertido. Os espectadores descobrem muitas coisas sobre elas, e elas entendem muita coisa uma da outra. Também é nosso episódio mais longo, com 65 minutos. É muito divertido estar no corpo de outra pessoa e, por ser um conceito tão gostoso, não cortamos nada, só deixamos rolar.

Gough: Ficou incrível. Quando Jenna estava interpretando o papel de Emma, eu lembro de dizer:

Se fechar os olhos, dá para achar que era mesmo Emma.

Millar: Eu lembro de passar pelo set do dormitório, no momento em que Enid acorda no corpo de Wandinha. E eu só ouvia Jenna gritando. Ela deve ter gritado umas 50 vezes, tomada após tomada. Os gritos ecoavam pelo estúdio. Wandinha corre para pedir conselhos para a avó, mas isso nunca é uma boa ideia. Até que ela descobre do pior jeito que não tem o que fazer. Então, acaba sendo uma lição de vida para ela. Mortícia fica arrasada, mas também fica com aquela sensação de “Eu avisei”.

 

Nesse mesmo episódio, Lady Gaga faz uma ponta fundamental como a professora Rosaline Rotwood, o motivo por trás da troca de corpos. Como essa participação incrível aconteceu?

Gough: Lady Gaga surgiu como uma grande fã da temporada 1 quando a música dela, “Bloody Mary”, virou a música do momento quando viralizou no TikTok como a coreografia de Wandinha. Ela, então, entrou na trend e fez a coreografia. Portanto, ela era mesmo fã da série.

No baile deste ano, temos outra cena de dança e queríamos usar outra música de Lady Gaga. A equipe dela nos enviou uma faixa incrível, pela qual nos apaixonamos na primeira vez em que a ouvimos. Daí, percebemos que tínhamos essa ponta que seria perfeita para ela. Lady Gaga veio à Irlanda para interpretar Rosaline Rotwood.

Na série, Wandinha visita o túmulo dela para tentar recuperar suas visões e acaba conversando com o fantasma de Rosaline em algumas cenas. E tem mais: Lady Gaga já foi indicada ao Oscar. As cenas com ela estão sensacionais.

 

Como vocês escolheram o tema do baile desta temporada, o fantástico mundo assombrado de Veneza?

Millar: A ideia do baile inspirado em Veneza nasceu na sala de roteiro. Queríamos algo que fosse uma loucura total, capaz de refletir a ambição de Mortícia, com um tom operístico e teatral, mas também chamativo e fora da caixa. Adoramos a ideia de algo exagerado, que nenhuma outra escola seria capaz de realizar.

Gough: Incorporamos as máscaras também, para manter um quê de mistério e deixar que a história transcorra por esse mundo da magia veneziana.

 

Dort parece ter um final aterrorizante. Ele morreu de verdade?

Millar: No final do baile, Dort recebe um grande castigo.

E, sim, ele morreu de verdade. Não tem volta. Precisaríamos de muita cola e paciência para colocá-lo de pé novamente.

O público também conhece a origem de Mãozinha no final da temporada. Ele era a mão direita de Slurp, que se revela como Isaac Night, o grande vilão da temporada. Como vocês bateram o martelo sobre a origem de Mãozinha e sobre quando essa história deveria ser contada?

Gough: Todo mundo queria saber de onde veio Mãozinha. E queríamos atrelá-lo aos Addams. Era um grande desejo explorar essa história e ligá-la à juventude de Gomez e Mortícia na Escola Nunca Mais. Esse é o X da questão de todo o mistério. Mãozinha está tentando descobrir seu passado. Ele pertence mesmo à família Addams? Nem sempre ele é tratado como um integrante da família. Ele, então, embarca nessa investigação e descobre que é a mão desse gênio megalomaníaco que ia matar Gomez e o enterra.

Millar: O gancho desta temporada não foi “Quem matou?”, mas “Quem é?”. E quem é? É Isaac e Mãozinha. Essa trama com certeza norteou a trajetória da temporada. Ela aparece logo no primeiro episódio. Quando a mão de Slurp sai da terra usando uma luva, é o Mãozinha. Mas o público só saberá da ligação entre Mãozinha/Isaac no episódio 8, quando tudo é revelado. Vamos ver se conseguimos manter o mistério. Afinal, é o maior enigma da temporada. Deixamos muitas pistas no caminho. No fim das contas, eu acho que as melhores reviravoltas estão bem diante do nosso nariz. Eu sempre penso no filme Jogos Mortais, em que a resposta está bem na nossa cara o tempo todo, mas não percebemos. É isso que faz com que a surpresa, após a verdade vir à tona, fique ainda mais gostosa. Isso, sem dúvida, foi o mote de todas as discussões. Owen Painter, que interpreta Isaac, mandou muito bem em não mexer a mão direita. Ele só faz movimentos com a esquerda… É bastante intencional.

Vocês planejaram que Isaac Night fosse um anagrama para Thing (Mãozinha) desde o início? De onde veio essa ideia?

 Millar: Sim, foi tudo planejado.

Gough: A ideia surgiu assim que começamos a trabalhar no roteiro.

Millar: Foi uma sacada do Al Gough e, pensando no anagrama, veio “Night”. A pista está bem na cara. Vamos ver se o público capta.

Gough: Bom, muita gente disse que não sabia que Tyler era o vilão. Nós realmente ficamos na dúvida se escondemos tanto assim.

 

Por que vocês fizeram com que Wandinha libertasse Tyler em vez de matá-lo?

 Gough: Ela coloca um Hyde contra o outro. Essa é uma maneira que ela encontra de causar o caos, permitindo que ela liberte o irmão. Assim que ela se depara com Tyler, achamos que ela o matará, mas, não. E isso fala muito sobre a relação dos dois. Há algo conturbado nisso. Há uma cena em que Wandinha é enterrada viva depois que Isaac reencontra Mãozinha. Ele é um Da Vinci e usa seus poderes telecinéticos para enterrá-la. Enquanto isso acontece, vemos que Tyler tem uma leve expressão de arrependimento. Então, de alguma forma, há um elo entre eles.

 

Tyler também consegue fugir. O público o verá de novo?

 Gough: No final da temporada, vemos Tyler ir embora com a professora Capri. Não sabemos muito bem para onde eles vão, mas pode ser que ele comece uma nova vida sem o peso de ter um mestre. Ela oferece a ele um outro jeito de viver e sobreviver. E como tudo em Wandinha, ele vai acabar aparecendo de novo em algum momento.

Por um momento, achamos que Mortícia vai morrer na última batalha. O que esse momento representa?

 Gough: No final da temporada, Mortícia entende que precisa confiar em Wandinha. É por isso que temos a cena em que ela entrega o diário de Ophelia para a filha, porque tanto Ophelia quanto Wandinha são Corvos. Talvez algumas respostas para Wandinha recuperar seus poderes estejam nesse diário. E Mortícia, que no início da temporada queima o livro de Goody para impedir que Wandinha o leia, agora sabe que precisa confiar na filha. É um grande passo para ela, perceber que ela deixou de ser uma garotinha.

 

Esse episódio termina com Weems dizendo que precisa de um período sabático. Ela vai voltar?

 Millar: Weems com certeza estará de volta em algum momento. Gwen é fundamental para a série, e Weems é uma personagem muito ligada à Escola Nunca Mais e à própria Wandinha. Não sabemos exatamente quando esse retorno vai acontecer, nem o que acontecerá, mas queremos Gwen de volta, sim. Tia Ophelia aparece rapidamente no final da temporada, com uma mensagem sinistra escrita na parede. Quais são os planos para essa personagem?

Gough: A Ophelia que aparece no finalzinho do episódio 8 com certeza será muito importante na temporada 3, que envolverá o público em muitos outros mistérios da família Addams.

Millar: Há também uma mensagem cifrada na parede de sua cela, que diz “Wandinha tem que morrer”, um elemento crucial da temporada 3. Os maiores segredos da família ainda não foram revelados. Será que vocês podem dar uma palhinha do que vem por aí?

 Gough:

Há mistério em tudo na família Addams. Essa breve aparição de Ophelia é o gancho da próxima temporada, que provavelmente será o capítulo mais obscuro dos Addams.

Millar: Embora haja amor na família Addams, eles também adoram segredos e mentem uns para os outros. Eles são a combinação perfeita de amor e mentiras.1

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA