O filme do Sonic, um dos personagens mais queridos e populares dos videogames, estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas brasileiros. O longa irá retratar as aventuras do famoso ouriço em nosso mundo, enquanto tenta fugir do Doutor Robotnik (ou Eggman, para quem é fã de carteirinha da série), seu inimigo mais conhecido.
Até mesmo quem não é lá um grande conhecedor do universo dos videogames sabe quem é o Sonic. Sua jornada por lá é bastante curiosa, mas decepcionante para quem o conhece desde o início. Podemos dizer que seus jogos em 2D foram um enorme sucesso, mas o mesmo não pode ser dito a respeito de sua transição para o 3D, que não deu muito certo até hoje.
Assim, confira essa longa jornada de sucessos e fracassos do Sonic nos videogames desde sua criação.
Sonic: sucesso em 2D
O Sonic foi criado em 1991 por Yuji Naka e Naoto Ohshima, após o presidente da Sega pedir para a dupla criar um mascote para competir com o Mario, da Nintendo.
Assim, surgiu o ouriço mais famoso dos videogames. Seu primeiro game, Sonic The Hedgehog, vinha incluso com o famoso Mega Drive da Sega. Nem é preciso dizer que o jogo foi um enorme sucesso e ajudou a popularizar o console, a empresa e o personagem aqui no ocidente.
Muitos acreditam que o game deu certo por um simples motivo: enquanto os games protagonizados pelo Mario tinham um ritmo mais lento e cadenciado, Sonic apresentou algo rápido e acelerado para o público, já que o personagem tem como principal característica sua imensa velocidade. Ainda era preciso desviar de inimigos e obstáculos pelo caminho, o que proporcionou uma dinâmica bem diferente.
O game também introduziu alguns conceitos importantes como declives, loops verticais e as famosas molas para catapultar o protagonista a longas distâncias. O destaque mesmo ficou por conta dos famosos anéis, que são a “vida” de Sonic. Se o jogador não coletasse nenhum deles e fosse atingido por algo ou esbarrasse em um inimigo, o personagem perdia uma vida.
Como o primeiro game foi um imenso sucesso, a Sega lançou mais duas sequências diretas, além de Sonic Spinball e Sonic CD, por exemplo.
(Poucos) altos e (muitos) baixos em 3D
No final dos anos 1990, a Sega lançou o Dreamcast, seu último console. O primeiro game dele, claro, era protagonizado por Sonic, que teve seu visual modernizado e passou a ser jogado em 3D.
O primeiro game em três dimensões do ouriço, Sonic Adventure, até teve alguns problemas, mas no geral, foi bem recebido. O mesmo pode ser dito para a sequência direta, Sonic Adventure 2, bem como Sonic Heroes, em que o jogador precisava alternar entre três personagens distintos para completar os objetivos.
No entanto, as coisas começaram a desandar um pouco para o personagem a partir daí.
Shadow the Hedgehog, protagonizado pelo rival do ouriço, quis abordar temas mais maduros e ainda fez o personagem usar armas. Como você já deve ter imaginado, esse jogo foi um fracasso total.
A franquia logo foi para o fundo do poço com o lançamento de Sonic the Hedgehog, em 2006. O game era bastante aguardado, mas foi detonado por diversos problemas, como sua câmera, gráficos, erros e demora para carregamento. A história sombria e o fato de Sonic ter se apaixonado por uma garota humana também não foram poupados.
Para piorar, a Sega ainda introduziu conceitos nos demais games da franquia que também foram bastante questionados e criticados. Por exemplo: o ouriço já virou um lobisomem e um espadachim após o lançamento desses dois títulos citados acima, coisas que também não agradaram o público e crítica.
Ao menos, nesse intervalo de tempo, a Sega produziu alguns games para portáteis, como Sonic Advance e Sonic Rush, que foram bem recebidos. O ouriço também se tornou parte de outras séries, como Sonic & Sega All Stars Racing, Super Smash Bros e Mario & Sonic at the Olympic Games.
Um consenso geral dos fãs e críticos é que desde a transição para o 3D, a Sega nunca conseguiu acertar a mão nos games do Sonic e esteve longe de reproduzir o mesmo sucesso da época do 2D. Bem diferente do que aconteceu com o Mario, já que a Nintendo sempre produziu títulos de sucesso desde que fez o mesmo com seu personagem mais famoso.
Nem todos os games em 3D foram grandes fracassos. Um exemplo que podemos citar é Sonic Generations, de 2011, que até teve boas avaliações, apesar de também possuir pequenos problemas.
Mesmo assim, o Sonic ainda continua um personagem querido e popular por muita gente, tanto que seu filme acaba de chegar aos cinemas. De qualquer forma, os fãs esperam que um dia, a Sega consiga encontrar a fórmula do sucesso para ele, ao menos em três dimensões.
[irp posts=”89576″ name=”Sonic: O Filme chega aos cinemas e estúdio prevê bons números de bilheteria”]
Seja o primeiro a comentar