“Clone de Horizon” feito pela Tencent é removido das lojas

Vinicius Miranda

A Sony encerrou o processo movido contra a Tencent relacionado ao jogo Light of Motiram, acusado pela empresa de ser uma “cópia servil” da franquia Horizon. Segundo documentos judiciais apresentados nesta semana, as empresas chegaram a um acordo confidencial e solicitaram que o caso fosse encerrado.

A ação foi iniciada em julho em um tribunal federal da Califórnia. A alegação da Sony era de que Light of Motiram apresentava semelhanças tão próximas a Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West que poderiam levar jogadores a acreditar que o título fazia parte da mesma série. A acusação incluía violações de direitos autorais e marca registrada.

A Tencent rebateu as queixas e classificou as alegações como “alarmantes”, acusando a Sony de tentar monopolizar elementos da cultura popular. Enquanto o processo seguia em andamento, testes públicos do jogo foram suspensos no início deste mês.

De acordo com o documento registrado no tribunal, as duas empresas pediram conjuntamente que o caso fosse encerrado após chegarem ao acordo confidencial. O processo será finalizado com “prejuízo”, o que significa que não poderá ser retomado posteriormente na Justiça.

A movimentação ocorre enquanto páginas de Light of Motiram foram removidas tanto na Steam quanto na Epic Games Store, indicando que alterações podem estar em desenvolvimento por parte da Tencent. A remoção não foi acompanhada de anúncio oficial sobre mudanças, mas coincide com a resolução do processo.

O trecho apresentado nos autos afirma: De acordo com a Regra Federal de Processo Civil e o acordo confidencial entre todas as partes, a autora Sony Interactive Entertainment LLC e as rés Tencent America LLC, Proxima Beta U.S. LLC, Tencent Holdings Ltd., Proxima Beta PTE Ltd. e Tencent Technology (Shanghai) Company Ltd., por meio de seus advogados abaixo assinados, estipulam o seguinte:

‘Todas as moções pendentes estão retiradas e esta ação é, por meio deste documento, encerrada com prejuízo. Cada parte arcará com suas próprias taxas e custos.’

Com o encerramento do litígio e a retirada pública das páginas das lojas digitais, resta acompanhar os próximos passos da Tencent em relação ao título. Ainda não há confirmação sobre alterações no desenvolvimento, retomada dos testes ou uma possível reformulação do jogo.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA