Por André Luiz Fernandes
South Park começou sua 27ª temporada e continua mais afiado do que nunca. Logo no primeiro episódio, a série animada fez piadas pesadas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com direito a cenas onde o político aparece totalmente nu, andando no deserto, e até mesmo na cama com o Diabo, em pessoa.
Trey Parker e Matt Stone, criadores da série e dubladores dos personagens, estiveram na San Diego Comic Con e comentaram sobre as reações ao episódio. A dupla revelou que o canal Comedy Central só pediu para que uma coisa fosse censurada: as “partes baixas” de Trump. Obviamente, os artistas negaram o pedido e ainda comentaram a respeito dele:
É sempre tipo: ‘então, amamos o episódio’, mas foi isso que aconteceu. Eles disseram: ‘ok, mas nós vamos embaçar o p*nis. E dissemos: ‘não, vocês não vão embaçar o p*nis’. Nós colocamos olhos no p*nis. Se colocamos olhos no p*nis, não vamos embaça-lo. E então houve toda uma conversa por cerca de quatro malditos dias. É um personagem!
No episódio, South Park faz referência ao fato de que Trump tem o hábito de processar seus detratores. Nas cenas do deserto, o órgão íntimo do presidente ganha vida e começa a falar com ele. Polêmicas envolvendo o mandatário também são citadas o tempo todo. A nova temporada será exibida no serviço de streaming Paramount+.
Casa Branca responde
Diante da repercussão, a Casa Branca se manifestou e criticou duramente South Park e seus criadores. O secretário de comunicação Taylor Rogers divulgou um comunicado, publicado pelo The Hollywood Reporter, onde critica a série e a associa com a “esquerda”. Diz o texto:
A hipocrisia da esquerda realmente não tem fim – por anos, eles perseguiram South Park pelo que consideravam como conteúdo ofensivo, mas de repente, estão elogiando a série. Assim como os criadores de South Park, a esquerda não tem conteúdo autêntico ou original, que é o motivo de sua popularidade continuar batendo recordes de baixa. Essa série não tem sido relevante há mais de 20 anos e está tentando sobreviver com ideias pouco inspiradas e uma tentativa desesperada de conseguir atenção. O Presidente Trump entregou mais promessas em apenas seis meses do que qualquer outro presidente na história de nosso país – e nenhuma série de quinta categoria vai tirar o Presidente Trump de sua boa fase.
Vale lembrar que South Park já fez episódios do tipo envolvendo vários políticos (americanos e estrangeiros), celebridades, personalidades religiosas e qualquer pessoa relevante para a mídia. A série está no ar desde 1997 e é famosa pelo conteúdo verborrágico, apesar do visual aparentemente infantil e inofensivo.
Seja o primeiro a comentar