O filme Space Jam: A New Legacy, continuação do clássico dos anos 90, está dando no que falar e, a cada notícia nova, surge um assunto polêmico diferente. Desta vez, o foco está no personagem Ligeirinho.
O Ligeirinho, um animado rato bilíngue que usa um chapéu do tipo sombrero (tradicional peça da cultura mexicana), foi acusado de estereotipar os mexicanos pelo colunista do The New York Times, Charles M. Blow.
“Ajudaram a popularizar o estereótipo negativo de mexicanos bêbados e letárgicos”, afirmou em seu artigo.
[irp posts=”103963″ name=”Space Jam: A New Legacy ganha novas imagens e detalhes; veja”]
Em defesa ao Ligeirinho, o dublador oficial do personagem no filme, Gabriel Iglesias, publicou um tweet ironizando a situação e até mesmo alfinetando o colunista.
“Vocês não podem me pegar, ‘cultura do cancelamento’. Sou o camundongo mais rápido do México”, escreveu ele.
Anteriormente, o filme já vinha virando assunto com a notícia de que o personagem Pepe Le Pew não fará parte da sequência por ter um caráter que “normaliza o estupro” e após Lola Bunny mudar de aparência, sendo menos sexualizada do que a versão original.
Vale ressaltar que a primeira versão de Space Jam foi lançada em pleno ano de 1996, quando pautas como essas não eram discutidas em público e vistas como fatos normais e aceitáveis.
O Ligeirinho, por sua vez, foi criado no longínquo ano de 1953 e, desde então, é um dos personagens mais famosos da Warner Bros.
Muito se engana, no entanto, quem pensa que as críticas ao fato de o rato representar um esterótipo negativo dos mexicanos sejam recentes: essa polêmica já é antiga e perdura ao longo das décadas.
Confira o tuíte de Gabriel Iglesias (em inglês):
I am the voice of Speedy Gonzales in the new Space Jam. Does this mean they are gonna try to cancel Fluffy too? U can’t catch me cancel culture. I’m the fastest mouse in all of Mexico 💨 pic.twitter.com/Ov4wjO00kM
— G a b r i e l – I g l e s i a s (@fluffyguy) March 7, 2021
[irp posts=”68310″ name=”Divulgada 1ª foto de LeBron James com o uniforme de Space Jam 2 e data de estreia”]
Sobre Space Jam 2: A New Legacy
Em 1996, a lenda do basquete Michael Jordan se uniu a Pernalonga e seus amigos para combater monstros espaciais, e depois de muita espera, poderemos ver a revanche. Space Jam 2 já está em produção e dessa vez o herói que ajudará os Looney Tunes será ninguém menos do que LeBron James.
Um novo confronto entre o Tune Squad e os Monstars é esperado e, para isso, os personagens dos desenhos animados precisarão novamente de ajuda. Não foram liberados ainda detalhes sobre a trama, mas o longa promete repetir a fórmula do primeiro, o que não será nenhuma decepção, visto que o longa anterior já tem quase 25 anos.
No elenco, além de LeBron James, que também assina como um dos produtores, ao lado de Ryan Coogler (Pantera Negra), estão outros jogadores do basquete americano masculino e feminino, como Klay Thompson, Anthony Davis, Damian Lillard, Kyle Kuzma, Diana Taurasi, Nneka Ogwumike, e Chiney Ogwumike. Os atores Don Cheadle, Sonequa Martin-Green e Ceyair J. Wright também participam.
Space Jam 2 tem previsão de estreia para 16 de julho de 2021.
[irp posts=”90576″ name=”Space Jam previu coronavírus e suspensão da NBA? Entenda”]
Seja o primeiro a comentar