Ela pode ter sido criada há pouco tempo, mas já é uma personagem muito popular entre os fãs da Marvel. Estamos falando da Spider-Gwen, ou apenas Mulher-Aranha, se preferir. Ela se trata de uma versão alternativa de Gwen Stacy que ganhou os poderes do Homem-Aranha no lugar de Peter Parker.
Para se ter uma ideia de como ela é nova nas histórias da Marvel, a Spider-Gwen foi criada apenas em 2014 por Jason Latour e Robbi Rodriguez. Mesmo assim, ficou tão famosa que já apareceu em séries de TV, videogames e no filme animado Homem-Aranha no Aranhaverso.
Se você sempre quis conhecer melhor a Spider-Gwen, confira abaixo um guia com sua história e poderes nos quadrinhos da Marvel.
Breve história da Spider-Gwen
A Gwen Stacy que ganhou os mesmos poderes do Homem-Aranha é originária da Terra-65, uma das inúmeras realidades alternativas do Multiverso da Marvel.
Gwen é filha de George e Helen Stacy, mas perdeu a mãe ainda jovem. Como seu pai era um pouco rigoroso por ser policial, ela entrava em atrito com ele com frequência, já que tinha um espírito livre e queria seguir carreira artística. Isso a fez se tornar um pouco introspectiva e tocar bateria com frequência, tanto que se tornou integrante de uma banda.
[irp posts=”94614″ name=”Homem-Aranha: 10 diferenças do primeiro filme em relação aos quadrinhos”]
Com o passar do tempo, ela se tornou amiga do Peter Parker dessa realidade, com quem compartilhava sua paixão por música.
Um dia, ela foi mordida por uma aranha geneticamente modificada no lugar de Peter, o que a fez ganhar os mesmos poderes do Homem-Aranha. Ela decidiu se tornar uma heroína e a mídia passou a chamá-la de Mulher-Aranha. Com a ajuda de Janet van Dyne, ganhou seu traje e os disparadores de teia.
No início, Gwen Stacy usava seus poderes para se promover, mas seu comportamento mudou após escutar seu pai dizer como que a Mulher-Aranha poderia ajudar a combater o crime.
Não demorou muito para Gwen encarar uma das grandes tragédias de sua vida. Peter Parker, que era fã da Mulher-Aranha, queria ganhar os mesmos poderes dela e conduziu alguns experimentos. No entanto, isso o transformou em um híbrido de ser humano com lagarto.
Sem outra escolher, Gwen teve de enfrentá-lo e Peter morreu após retornar para sua forma humana. Como não haviam provas da transformação dele, a Mulher-Aranha foi culpada pela morte.
Para limpar seu nome e deixar de assombrada pela perda do amigo, Gwen passou a se esforçar ainda mais para enfrentar o crime. No entanto, teve de enfrentar uma caça contra ela e promovida por seu próprio pai, bem como o Demolidor, que nesta realidade, era corrupto e se tornou sucessor do Rei do Crime.
Pouco tempo mais tarde, a Spider-Gwen se envolveu no Aranhaverso dos quadrinhos e ajudou as demais versões do Homem-Aranha a enfrentar o grupo de vilões conhecidos como Inheritors.
Em seguida, a Spider-Gwen retornou para seu universo e ainda tentava limpar sua imagem junto ao público. Ela se tornou estrela de sua própria HQ e enfrentou diversas versões alternativas dos vilões do Homem-Aranha, como o Abutre, Kraven o Caçador e o Duende Verde. Além disso, se tornou alvo de Matt Murdock e do Justiceiro, que queria caçá-la.
A heroína também chegou a se envolver romanticamente por um tempo com o Miles Morales do Universo Ultimate da Marvel. Inclusive, na realidade da Terra-8, os dois chegaram a se casar e tiveram filhos, que também possuíam os poderes do Homem-Aranha.
Outra história de destaque da Spider-Gwen fez ela se encontrar com a Mulher-Aranha e a Teia de Seda, que vieram da Terra-616, o universo principal das histórias da Marvel. No final das contas, ela foi enganada pela Teia de Seda de sua realidade e acabou perdendo seus poderes, o que a deixou em maus lençóis.
Gwen só foi recuperar seus poderes após fazer um acordo com Matt Murdock. Um experimento combinou o soro do lagarto com o simbionte do Venom e foi bem sucedido, mas a heroína acabou sendo influenciada pelo alienígena e começou a atacar criminosos.
Após perceber que passou certos limites, Gwen foi tirar satisfação com Matt Murdock, mas ele revelou que estava justamente a testando para descobrir que ela seria corrompida por tamanho poder.
A heroína foi enviada para a Terra-617 por Matt, mas contou a ajuda de sua versão dessa realidade para voltar e derrotar o advogado de uma vez por todas. Ela ainda revelou sua identidade para o público e precisou passar um ano presa em uma prisão de segurança máxima da S.H.I.E.L.D.
Após servir sua pena, Gwen tentou retomar sua vida, mas ela enfrentou dificuldades por ter revelado sua identidade para o público. Assim, viajou para a Terra-616, onde passou a viver, pois poderia voltar a ser “anônima” como antes. Na realidade principal, adotou o nome de Ghost-Spider, ou “Fantasma-Aranha.”
[irp posts=”94640″ name=”Homem-Aranha no Aranhaverso 2 terá estilo de animação ainda melhor, diz produtor”]
Poderes e Habilidades da Spider-Gwen
Como todos já sabemos, a Spider-Gwen também possui os mesmos poderes do Homem-Aranha, como:
- Força, velocidade, resistência, agilidade, durabilidade e reflexos sobre-humanos
- Capacidade de andar por paredes
- O famoso Sentido Aranha
- Habilidades de detetive, que aprendeu com seu pai
Assim com boa parte das versões do Homem-Aranha, a Spider-Gwen também precisa de disparadores de teia. Além disso, ela também é dona de um pingente que a permite viajar pelo Multiverso da Marvel quando quiser.
Seja o primeiro a comentar