Stan Lee criou o Homem de Ferro para ser o herói mais detestado – de propósito!

André Luiz Fernandes

Stan Lee criou o Homem de Ferro para ser o herói mais detestado – de propósito!

Com o advento do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), o Homem de Ferro se tornou um dos heróis mais icônicos e adorados da editora, mas essa não era a intenção de Stan Lee. Pelo menos não totalmente.

O eterno editor-chefe da Casa das Ideias chegou a admitir em entrevistas que seu objetivo ao criar Tony Stark era fazer com que um personagem detestável se tornasse um herói pelo qual as pessoas torceriam.

[irp posts=”52953″ name=”‘The Rock’ Johnson publica foto como Hulk e ouve piada de Stan Lee”]

Em entrevista de 2013, Lee afirmou que as circunstâncias do mundo na época em que o herói foi criado, em 1963, fizeram com que ele desafiasse a si próprio na criação do personagem.

“Era o auge da Guerra Fria. Os leitores, os jovens leitores, se tinha uma coisa que eles odiavam, era guerra, era militarismo. Então eu trouxe um herói que representava isso elevado ao centésimo grau. Ele era um fabricante de armas, ele fornecia armas ao exército, ele era rico, um industrial. Pensei que seria divertido pegar esse tipo de personagem que ninguém gostaria, nenhum dos nossos leitores gostaria, e enfiá-lo goela abaixo e fazê-los gostar dele… e ele se tornou muito popular”, explicou.

O lendário quadrinista ainda viveu o suficiente para ver o Homem de Ferro se tornar um verdadeiro fenômeno, depois de ser interpretado por Robert Downey Jr. em 2008.

Esse foi o início do Universo Cinematográfico Marvel, capitaneado por Tony Stark.

[irp posts=”86708″ name=”10 cenas marcantes do Homem de Ferro nos filmes da Marvel”]

Sobre o Homem de Ferro

O Homem de Ferro está entre os personagens mais populares e importantes dos quadrinhos da Marvel. Ele foi criado em 1963 por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby e se tornou estrela da sua própria HQ cinco anos mais tarde.

Sua identidade real é Anthony Edward Stark, mais conhecido apenas como Tony Stark, um bilionário que sofreu um ferimento grave no peito após ser sequestrado.

Para conseguir sobreviver e fugir do cativeiro em que estava, usou seu intelecto genial para construir uma armadura. Após conseguir se libertar, a aprimorou e adotou o nome de Homem de Ferro para continuar a atuar como super-herói.

[irp posts=”53237″ name=”1º Homem de Ferro não faria sucesso hoje, diz roteirista de Pantera Negra”]

O personagem também se tornou conhecido por ter sido um dos membros fundadores dos Vingadores, a principal equipe de heróis da Marvel, além de ter estrelado uma infinidade de histórias próprias desde sua criação.

Nos cinemas, o Homem de Ferro foi interpretado pelo ator Robert Downey Jr. dentro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e é considerado por muitos seu personagem mais importante, já que seu primeiro filme também marcou o início da franquia.

O herói morreu em Vingadores: Ultimato, ao se sacrificar para derrotar o vilão Thanos.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Homem de Ferro Stan Lee Tony Stark
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA