Por que Star Wars: A Ascensão Skywalker está sendo tão criticado

Augusto Ikeda

Por que Star Wars: A Ascensão Skywalker está sendo tão criticado

Star Wars: A Ascensão Skywalker faz sua estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19) e marca o fim da principal série de filmes da saga criada por George Lucas. No entanto, nem tudo são flores: a recepção do filme está bem dividida até o momento e quem não gostou disse, principalmente, que o longa não quis arriscar muito.

E afinal, por que Star Wars: A Ascensão Skywalker está sendo bombardeado de críticas? Entenda um pouco mais abaixo. Primeiro, vamos abordar o final do filme, e em seguida, mostrar a opinião dos críticos sem qualquer tipo de spoiler.

Atenção: spoilers do final de A Ascensão Skywalker abaixo. Em seguida, entra a parte do texto que está livre de revelações do seu enredo.

O que aconteceu no final de Star Wars: A Ascensão Skywalker

No final do filme, o Imperador Palpatine dá as caras para enfrentar Rey. Ele revela que no final do episódio VI, foi um clone dele que morreu nas mãos de Darth Vader. No fundo, sua aparição já era esperada por conta dos trailers do filme.

O que ninguém sabia é que Palpatine revela para Rey que ela é sua neta, e como sempre fez, tentou convencê-la a se juntar a ele. A protagonista se recusa e os dois acabam se enfrentando.

Nesse meio tempo, Kylo Ren decide, enfim, voltar a ser um cara bom, mata os demais integrantes dos Cavaleiros de Ren e vai ajudar Rey. Durante a luta, Palpatine o joga de um enorme penhasco.

[irp posts=”86497″ name=”3 razões para o sucesso de Star Wars: A Ascensão Skywalker – e 3 para o fracasso”]

Rey consegue, enfim, matar Palpatine, mas também acaba morrendo durante o confronto. Kylo Ren, que conseguiu sobreviver à queda, usa o que lhe resta de sua forças vitais e com a ajuda da Força, ressuscita Rey. Os dois se beijam antes dele morrer.

Na cena final do filme, Rey vai até Tatooine para enterrar os sabres de luz de Luke e Leia e e revela o seu, que é amarelo. Em seguida, uma pessoa lhe pergunta seu nome e ela que é Rey Skywalker. Enquanto isso, os fantasmas de Luke, Leia e Ben Solo observam a protagonista.

E por que o filme está sendo tão criticado?

Até o momento, a recepção do filme, conforme dito no início, está bastante dividida. Aqueles críticos que não gostaram de Star Wars: A Ascensão Skywalker afirmaram que o filme não apresenta novas ideias e parece reciclar muitas coisas, mostrando uma falta de criatividade e que ficou demais em sua zona de conforto.

Josh Wilding, do site ComicBookMovie.com, até chegou a admitir que o filme tem seus momentos especiais, mas que ainda é melhor assistir aos episódios da série The Mandalorian.

“Um filme terrível com alguns momentos especiais, mas é melhor você pular Star Wars: A Ascensão Skywalker e assistir vários episódios de The Mandalorian no lugar”, disse. 

Já Andy Crump, do site Paste Magazine, até elogiou a atuação de Daisy Ridley e Adam Driver, mas de resto, criticou os pontos reciclados da história de Star Wars: A Ascensão Skywalker e a falta de algo mais arriscado.

“Ao menos, A Ascensão Skywalker solidifica Daisy Ridley e Adam Driver como estrelas. O pior é que ele termina sua narrativa sem algo espetacular, mas com uma imagem reciclada de um filme melhor.”

Eric Kohn, do IndieWire, foi outro que criticou a falta de originalidade do filme por reciclar coisas do passado.

“Os seus 142 minutos encapsulam uma franquia que quer ressuscitar ideias que já deveriam ter morrido há muito tempo.”

Stephanie Zacharek, da TIME Magazine, criticou o filme por parecer apenas mais preocupado em querer agradar seus fãs com coisas do passado e não ter uma cara de ter sido feito por profissionais.

“Em sua ansiedade para não ofender, parece mais um trabalho de fanfiction do que algo criado por cineastas profissionais. Um robô poderia ter feito um filme mais surpreendente”, afirmou.

[irp posts=”86631″ name=”Primeiras reações de Star Wars: A Ascensão Skywalker são divulgadas; veja”]

Por fim, Brian Truitt, do jornal americano USA Today, lamentou o fato de Star Wars: A Ascensão Skywalker não ter se arriscado muito e perdido a chance de terminar a série principal de filmes com algo mais especial para seus fãs.

“Após fazer uma homenagem a tudo apresentado anteriormente, esse final de Star Wars é um pouso seguro demais dentro da massiva cultura pop, e seu espetacular final perde a chance de forjar algo especial”, disse.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Star Wars: A Ascensão Skywalker
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA