Quem atirou primeiro, Greedo ou Han Solo? Uma das polêmicas mais antigas de Star Wars voltou à tona com o lançamento de todos os filmes da franquia no Disney+.
Na plataforma de streaming, a versão do Episódio IV: Uma Nova Esperança, primeiro filme a ser lançado, traz uma nova alteração na cena em questão, reacendendo a discussão sobre quem atira primeiro.
[irp posts=”84140″ name=”Criadores de Game of Thrones deixaram Star Wars devido a fãs tóxicos”]
Na versão original do filme, de 1977, a impressão que fica é que Solo passou a perna no mercenário alienígena, atirando primeiro.
No entanto, quando a trilogia original foi relançada, em 2004, uma nova perspectiva revelava que Greedo atirou frações de segundo antes de ser atingido por Solo. Felizmente, o alien erra o alvo.
Confira uma comparação entre as versões de 1977 e 2004:
No entanto, em 2019, todos os filmes da franquia foram lançados na plataforma do Disney+ e uma nova alteração foi feita. Greedo continua atirando primeiro, assim como em 2004, mas agora ele grita “Maclunkey” antes de atirar e ser atingido por Solo.
Veja:
In the Disney+ version of Star Wars Greedo now shouts "MACLUNKEY" before getting shot. This is now my favorite version because why the hell not? MACLUNKEY! #starwars #maclunkey pic.twitter.com/k1XmP8wAZT
— Eric Fell (@ericfell) November 12, 2019
“Maclunkey” é uma fala muito estranha, mas tem ligação com outro filme da franquia, o Episódio I: A Ameaça Fantasma, lançado muito tempo depois, em 1999. A mesma fala é dita pelo piloto de pods trapaceiro Sebulba ao jovem Anakin Skywalker, antes da corrida em Tattooine.
Na tradução original da fala de Sebulba, a expressão significa “esse será o seu fim”, o que faz muito sentido, seja lá qual for o idioma falado por ele e por Greedo.
Confira a cena do Episódio I:
Disney+ version of A New Hope reveals change to iconic #starwars scene. But Sebulba may have said it first #maclunkey https://t.co/oSb4mVgfNK pic.twitter.com/TvbuHGX9Pw
— James Hibberd (@JamesHibberd) November 12, 2019
Segundo a Lucasfilm, a alteração na cena mostrada no Disney+ foi aprovada pessoalmente por George Lucas em 2012, sendo lançada só agora. Como será que os fãs vão reagir a essa nova mudança na cena?
Sobre a saga Star Wars
A famosa saga Star Wars foi criada pelo cineasta George Lucas em 1977 e o primeiro filme logo se tornou um enorme sucesso, se tornando o início da trilogia original.
Nela, o jovem Luke Skywalker acabou se envolvendo no conflito entre o Império Galáctico e a Resistência e com a ajuda de sua irmã, a Princesa Leia, e do mercenário Han Solo, impediu a ameaça dos vilões Darth Vader e Palpatine.
Ela contou com três filmes: Episódio IV – Uma Nova Esperança; Episódio V – O Império Contra Ataca e Episódio VI – O Retorno de Jedi
Em 1999, George Lucas lançou a trilogia prequela, que se passa antes dos eventos da original e mostrou como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader. Ela contou com os seguintes títulos: Episódio I – A Ameaça Fantasma; Episódio II – O Ataque dos Clones e Episódio III – A Vingança dos Sith.
E em 2015, a Disney, que comprou a LucasFilm de George Lucas, lançou a trilogia sequela, que se passa após os eventos da original e mostra um novo grupo de heróis lidando com a guerra entre a Resistência e a Primeira Ordem, uma espécie de sucessora do Império Galáctico.
Seus três filmes são: Episódio VII – O Despertar da Força; Episódio VIII – Os Últimos Jedi e Episódio IX – A Ascensão Skywalker, que estreia nos cinemas em dezembro de 2019.
A saga Star Wars também conta com outros três filmes que são spin-offs da série principal: Rogue One: Uma História Star Wars, que se passa entre os Episódios III e IV; a animação Star Wars: A Guerra dos Clones, que retrata o auge das chamadas Guerras Clônicas; e Solo: Uma História Star Wars, que tem como protagonista um jovem Han Solo em seus primeiros dias como mercenário.
Seja o primeiro a comentar