‘Star Wars’: os Vinte Perdidos e o melhor spin-off que ainda não foi feito

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Star Wars’: os Vinte Perdidos e o melhor spin-off que ainda não foi feito
Reprodçução: Lucas Film

O universo de Star Wars é um terreno extremamente fértil para novas histórias, do passado e do futuro da saga principal. De modo geral, a construção do passado tem sido mais enfatizada, até mesmo para ajudar a construir esse universo de forma cada vez mais sólida, e pequenos detalhes podem se desdobrar em grandes aventuras.

Um exemplo disso é uma única cena do segundo filme da trilogia prequel, Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones. Por vezes, o longa é visto como um dos piores de toda a saga, mas até nele há o que ser explorado.

Há uma cena em que Obi-Wan Kenobi está fazendo uma pesquisa nos arquivos do Templo Jedi, em Coruscant, e ele se pega observando uma estátua de bronze do busto do Conde Dookan, a última de uma sequência de objetos similares. Nem o Jedi e nem a bibliotecária Jocasta Nu, que chega no momento, comentam sobre as imagens, mas elas são extremamente importantes.

Na versão literária do filme, escrita por R. A. Salvatore, essa cena se desenvolve mais, com Jocasta explicando a Obi-Wan de quem são aqueles bustos. Segundo a bibliotecária do Templo Jedi, trata-se de um grupo de antigos mestres conhecidos como os Vinte Perdidos, Jedi de grande poder e importância, mas que, cada um por seus motivos, acabaram por deixar a Ordem Jedi. Dookan, antigo aprendiz de Yoda, foi o mais recente.

Os Vinte Perdidos

Além do Conde Dookan, interpretado pelo lendário Christopher Lee, só se conhece a história de mais dois Mestres Jedi que fazem parte dos Vinte Perdidos: eles são Radaki, que caiu para o lado escuro da Força e se tornou Darth Krall, e Keeve Trennis, protagonista das HQs de Star Wars: Alta República. Ainda não foi revelado como ela saiu da Ordem Jedi.

Já a história de Dookan é muito bem desenvolvida ao longo dos filmes da trilogia prequel e de séries animadas como Guerra dos Clones e Star Wars: Histórias, entre outras mídias. Ainda assim, existem outros 17 antigos Mestres Jedi desconhecidos e que abandonaram a Ordem pelos mais diversos motivos.

Essas histórias poderiam render uma série com episódios individuais, no formato antologia, contando sobre os motivos para cada um desses Jedi terem escolhido mudar seu caminho. Eles poderiam servir de exemplo até para outros personagens conhecidos: Anakin Skywalker cogitou largar o sabre de luz várias vezes e sua padawan, Ahsoka Tano, efetivamente saiu da Ordem Jedi.

Esse possível spin-off poderia aprofundar a história da Ordem e explicar mais detalhes sobre os motivos que levaram á queda dos Jedi com a ascensão do Império. O potencial é gigantesco e outras séries – animadas ou não – já mostraram que é possível fazer isso. Será que um dia saberemos o que aconteceu exatamente com os Vinte Perdidos?

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA