Steam introduz limitação nos presentes, possível fim dos giveaways

Daniel Amigo

Steam introduz limitação nos presentes, possível fim dos giveaways

A Valve acabou de fazer uma mudança inesperada na forma que a compra de presentes funciona no Steam. A partir de agora, o envio de presentes para outros jogadores só pode ser feito no momento da compra – você não será mais capaz de guardar um jogo em seu inventário, ou enviá-lo por e-mail.

No lado positivo da questão, vale destacar que agora você pode agendar um presente para que ele possa ser entregue em um momento específico no futuro. Caso o destinatário recuse o presente ou já possua o jogo, o valor da compra será automaticamente devolvido para o doador em sua carteira virtual.

Em um primeiro momento pode parecer uma mudança simples, mas ela altera profundamente a forma como a compra de jogos funciona dentro do site. A primeira consequência óbvia é que os usuários não vão poder mais aproveitar uma promoção do serviço para comprar várias cópias de jogos que ficarão guardadas por um tempo indefinido em sua conta. 

O envio de presentes para usuários de outros países ainda é possível, mesmo que com certas limitações. Uma diferença interessante e útil é que uma vez que a compra e o envio devem ser realizados no mesmo momento, o sistema vai informar imediatamente se o presente pode ser aceito pelo usuário da outra região. Assim, a opção de envio só estará disponível caso ele possa ser feito.

Agora o ponto mais polêmico da mudança: por causa do que foi descrito anteriormente, isso significa que a maior parte dos sites e eventos criados pela comunidade para sorteio de jogos não vão mais acontecer. Os eventos de compartilhamento de presentes dependem que os participantes tenham presentes não-resgatados em seu inventário. Ser capaz de armazenar uma cópia do jogo era a forma mais prática de enviar um presente para o ganhador de um sorteio ou de uma competição amadora.

A mudança também deve afetar a economia de diversos sites que trabalham com a revenda de jogos que foram comprados por outros usuários, o que certamente é o maior alvo da Valve com a mudança. Durante muito tempo a empresa tentou métodos diversos para impedir a revenda de itens que não pudessem ser comercializados normalmente dentro do próprio mercado do Steam, essa é possivelmente a medida mais eficaz – e talvez até radical – tomada até então.

Com isso em mente, vale dizer que ainda existem formas de realizar eventos comunitários. Nada impediria que o jogo doado fosse comprado no final do processo e encaminhado diretamente para a conta do ganhador. No fim das contas, tudo se tornou mais trabalhoso. Já para os usuários que ainda tinham planos de acumular cópias de certos jogos para vendê-los online, o processo provavelmente se tornou impossível.

Uma coisa é certa: o mercado paralelo de venda de jogos do serviço mudará drasticamente nos próximos meses.

VEJA MAIS steam
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA